📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Desculpa, SL Benfica

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Ora aqui estou eu de regresso à secção do maior clube português, depois do festival ofensivo com que o Benfica banqueteou os seus adeptos na noite de ontem, no Restelo. Foi mais uma excelente demonstração de força em vésperas de se iniciar um ciclo terrível, mas a jogar assim… Só podemos estar confiantes.

E como o momento vivido por um dos amores da minha vida é bom, e como há muito que não escrevia sobre esta entidade inigualável, sinto-me quase na obrigação de pedir desculpas publicamente, sob a forma deste texto, ao Sport Lisboa e Benfica. Não porque tenha deixado de sofrer ou de vibrar com o clube (isso nunca acontecerá; tão certo como as greves dos transportes públicos), mas porque me senti totalmente descrente em variados momentos, porque achincalhei a equipa em frente à TV, porque ofendi mentalmente Rui Vitória até não poder mais.

Futebol é o momento (soa a cliché, mas é a mais pura das verdades), e por isso mesmo, daqui a algum tempo, as coisas podem piorar (peço por tudo que isso não aconteça). Porém, é da mais elementar justiça retratar-me face ao pessimismo revelado ainda no pouco distante mês de Dezembro. A massa adepta de qualquer clube grande, particularmente a do Benfica, consegue ser cruel. A exigência é imensa, não há o mínimo tempo para condescendência, esperam-se resultados imediatos. Como tal, houve reduzida paciência para absorver uma teoria que é real: Rui Vitória viu-se a braços com uma tarefa complicadíssima – substituir Jorge Jesus, homem que “só” tinha recolocado o Benfica no patamar de mais bem-sucedido clube português. Aliado a esse árduo desafio somou-se um discurso confuso e sem aparente ambição por parte do nosso técnico, durante os primeiros meses da temporada, o que despoletou em mim e em grande parte dos adeptos uma efervescência difícil de conter.

As derrotas frente ao Sporting, o futebol pobre e as lesões em catadupa fizeram com que quase receasse cada jogo do Benfica, colocando-me a ver e rever vídeos sem fim do meu glorioso clube, relativos a épocas bem recentes. Vociferava, protestava, desabafa com o meu círculo próximo de amigos benfiquistas sobre o cataclismo que havia caído sobre o maior de Portugal. Parecia já estar resignado com o sentimento “para o ano há mais”.

Podia ser na Nova Zelândia… que lá haveria enchente benfiquista Fonte: SL Benfica
Podia ser na Nova Zelândia… Que lá haveria enchente benfiquista
Fonte: SL Benfica

Mas eu sou benfiquista, sou precipitado, sou um adepto com o coração na boca, faltam-me doses de racionalidade. A qualidade sempre esteve presente no plantel, Rui Vitória pode não ser um Guardiola mas tem provado que percebe da coisa, a estrutura continua a ser muito forte, a obsessão pelo golo continua a ser, e ainda bem, uma realidade.

Peço desculpa por ter duvidado de ti, Sport Lisboa e Benfica. Pelo terceiro ano consecutivo passei o Outono a carpir mágoas sem necessidade, fosse pelos resultados ou pelas exibições. Este é um pedido de clemência que não requer promessa de mudança, visto que serei sempre assim, mas só te posso agradecer por ter recuperado todos os índices motivacionais. Até porque se a tal história que se repete há três anos voltar a ter um final comum… Isso será muito bom sinal, pois todos sabemos como o Benfica chega a Maio desde 2014.

Vem aí um período louco de jogos, impróprio para cardíacos. A conquista do 35 só depende de nós, nada há a temer. E, como se viu, pela 458.ª vez, estando o Benfica bem… Não há bancadas deste Planeta Terra que não encham com a presença dos representantes do manto sagrado.

Está tudo nas tuas mãos, Benfica! Está tudo nas nossas mãos!

 Foto de Capa: SL Benfica

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.