Publicidade

Deve o Benfica ir ao mercado “pescar” um guarda-redes?

Gonçalo Borbinha · 1 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sl benfica cabeçalho 1Foram períodos áureos aqueles que fizeram da linha mais recuada do Benfica uma fonte de estabilidade e segurança: pela defesa passaram nomes como David Luiz, Maxi Pereira, Garay, Guilherme Siqueira, Lindelof, entre outros que facilitaram a vida aos donos da baliza.

Sim, considero que a principal fonte de infortúnio encarnada é a disfuncional quadrilha defensiva. Se Grimaldo estivesse em forma, se Luisão (apesar do bom momento atacante) tivesse o mesma capacidade de resposta de há uns anos, se Jardel fosse constante, se André Almeida fosse tão agressivo no desarme como é a assimilar os processos táticos, a história era, certamente, outra.

Mais importante que contratar um guarda-redes, é assegurar uma renovação na quadrilha defensiva Fonte: SL Benfica
Mais importante que contratar um guarda-redes, é assegurar uma renovação na quadrilha defensiva
Fonte: SL Benfica

Quando olhamos para o terceiro classificado da Primeira liga portuguesa de uma forma a englobar os últimos anos, é forçoso admitirmos que os encarnados tiveram o privilégio de contar com guarda-redes de renome: caso de Júlio César, Jan Oblak e Ederson. Cabe aos dirigentes do clube da Luz e ao treinador fazerem um exercício de análise estritamente imparcial e perceberem que não é Bruno Varela e/ou Mile Svilar a causa das vicissitudes do Benfica.

Creio que não seja, de todo, indicado contratar-se um guarda-redes. Seria mais inteligente a aposta num lateral-esquerdo com um pensamento criativo mas de funções volúveis, à imagem de Guilherme Siqueira: tanto defende com maturidade e coerência como ataca de forma equilibrada. No setor mais central do terreno defensivo terá de ser Ruben Dias a assumir as rédeas: não esquecendo as características de Lisandro López, semelhantes às de Ezequiel Garay – nunca devidamente valorizadas quer por Jorge Jesus quer por Rui Vitória.

Foto de Capa: SL Benfica

Gonçalo Borbinha

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.