Diamante em bruto: Deixar João Félix ser lapidado lá fora?

- Advertisement -

Há uns tempos escrevi sobre João Félix. O rapaz-maravilha do Seixal que anda a saltitar entre o escalão de Juniores e a equipa B do Sport Lisboa e Benfica e por lá – pelos dois escalões – deixa marca. Uma marca que mexe com o resultado, pois este rapaz é um goleador.

Notícias mais recentes vieram dar conta do interesse de vários tubarões europeus no jovem português. Não somos só nós que andamos a ver o seu espetáculo em campo, toda a Europa, na verdade, aparenta estar de olhos bem abertos à espreita a admirar a evolução do rapaz de 18 anos.

Todo este interesse estrangeiro no talento de João Félix, deixa uma dor no coração dos benfiquistas, vendo com tristeza uma possível transferência milionária associada ao nome do camisola 79 da equipa B encarnada. Ao contrário do que seria normal, pois ver os nomes dos atletas das águias depois de um valor berrante de milhões a serem pagos pelos seus serviços deveria ser motivo de orgulho. E é. Mas não com a rapaziada.

Sempre que se vê sair um jovem talento do Seixal, vem à memória a saudade que Bernardo Silva deixou, sem sequer fazer mais que um jogo completo pela equipa principal e que agora faz o deleite aos citizens – adeptos do Manchester City, clube onde Bernardo atua desde 2017. Sendo João Félix tamanho diamante, é com grande contrariedade que se vê uma possível saída do português para outros mares que não os da grande praia lusitana (vestido de vermelho e branco, obviamente).

A política encarnada desde que Rui Vitória assumiu a posição de timoneiro do Benfica, tem dado maior destaque à formação do que antes acontecera – João Carvalho, Diogo Gonçalves, Renato Sanches, Rúben Dias, Bruno Varela, Keaton Parks, Nélson Semedo, André Horta, Gonçalo Guedes, Victor Andrade, Nuno Santos, João Teixeira, Lindelöf são alguns dos nomes de jogadores que jogaram pela equipa principal pelas mãos de Rui Vitória -, mostrando os nomes jovens que podem brilhar de águia ao peito. O que é pena, é que raramente o fazem, pelo menos por muito tempo.

João Félix estreou-se pela seleção nacional sub-21 aos 17 anos Fonte: SL Benfica

A saída do Benfica é precoce, aliciada por muitos milhões e contratos que o clube português não consegue suportar, e alguns dos jogadores perdem o hype que tinham na Primeira Liga Portuguesa, outros não, mas quem perde, indubitavelmente, é o Benfica.

Portugal é uma rampa de lançamento de qualidade, onde vários grandes clubes europeus vêm recrutar as suas futuras estrelas, deixando por cá vários milhões de euros. No entanto, deixam as equipas portuguesas mais debilitadas, ao perder os seus talismãs titulares, e, por sua vez, menos competitivas. Vejam só o desequilíbrio que persistiu ao longo do início da presente temporada nos encarnados. O desastre europeu que não teve precedentes, foi provocado pela débil situação de ver sair elementos nucleares do onze inicial, sem ter jogadores prontos a substituí-los. Que a situação melhorou, também se consegue observar, pois as soluções foram-se criando, não estavam prontas antes de as vagas surgirem.

Uma equipa com uma política destas, dificilmente conseguirá “ser um grande da europa novamente com estes jovens”, se os deixa sair!

“O Benfica tem a obrigação de reter os seus jovens e não os deixar sair até ter a alegria de ter conquistado um titulo nacional com jovens nossos”, diz o presidente do Benfica. Será por isso que Umbáro Embaló esteve a uma unha negra de sair do clube este inverno? E quanto a João Félix, deixará sair o sucessor de Jonas?

Lembrando a conquista europeia do rival FC Porto em 2005, nada daquilo teria acontecido se o clube tivesse deixado sair os seus jogadores. Não o fez, manteve-se competitivo e ganhou. Se existe tanta qualidade por cá, se a sua manutenção na equipa nos poderá levar a horizontes mais ambiciosos, porquê mandá-los para longe, se onde são mais precisos é por aqui?

Sonho com a conquista da Liga dos Campeões. Quem sabe se João Félix não marcará o golo decisivo na final? Se ele sair, nunca o fará. Deixem-no tentar e deixem-nos a nós sonhar e viver o sonho!

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti: «Parabéns a Cabo Verde por jogar um jogo tão bonito»

Carlo Ancelotti, selecionador do Brasil, destacou a prestação de Cabo Verde contra Argentina nos 16 avos de final do Mundial 2026.

Kylian Mbappé e o triunfo frente ao Paraguai: «Mostrámos que não somos apenas uma equipa que sabe praticar futebol de ataque»

A França eliminou o Paraguai. Kylian Mbappé marcou o golo da vitória e criticou a postura agressiva dos adversários.

Mikel Oyarzabal e o Portugal x Espanha: «Com todo o respeito do mundo, mas sem medo»

Portugal e a Espanha medem forças para os oitavos de final do Mundial 2026, nesta segunda-feira. Eis o que disse Mikel Oyarzabal.

Didier Deschamps e o embate frente ao Paraguai: «Eles jogam com todos os truques possíveis, não é o futebol que trará pessoas ao...

A França venceu o Paraguai e alcançou os quartos de final do Mundial 2026. Deschamps criticou a agressividade adversária e os cartões recebidos.

PUB

Mais Artigos Populares

Gavi elogia Seleção Nacional e fala sobre Cristiano Ronaldo: «É um dos melhores de sempre, pode fazer a diferença a qualquer momento»

Gavi elogiou a seleção portuguesa antes do embate no Mundial. O médio espanhol destacou também a enorme qualidade de Cristiano Ronaldo.

Carlo Ancelotti em antevisão ao embate frente à Noruega: «Neymar pode jogar 90 minutos»

Carlo Ancelotti confirmou a aptidão física de Neymar para o jogo contra a Noruega. Raphinha regressou aos treinos após recuperar de lesão.

West Ham muito perto de garantir médio português da Primeira Liga para substituir Mateus Fernandes: Eis os detalhes

O Famalicão vai vender Gustavo Sá ao West Ham por 20 milhões de euros, tornando-se a maior transferência de sempre do clube minhoto.