Do relvado para o escritório – Entrevista Diogo Luís

- Advertisement -

«Lembro-me da estreia no estádio da Luz e de um momento (logo no inicío do jogo) em que apareço na cara do Quim (ex Internacional A) e por pouco não fiz o golo. Teria sido fantástico, porque tinha juntado uma boa exibição a um golo.»

BnR: Os jovens de hoje em dia são lançados cada vez mais cedo, com 18, 19 e 20 anos. Terá algum jogador maturidade, em termos futebolísticos e até pessoais, para entrar em campo e entender os diferentes momentos do jogo? 

DL: Depende dos jogadores e das suas personalidades. O mais importante é o jogador ter muita confiança em si mesmo, sem se deixar influenciar pelo que se passa à sua volta. Existem formas de melhorar a auto-estima, o foco, a concentração e a preparação para a oportunidade que acabará por surgir. Os clubes, sabendo que têm um jogador com enorme potencial, têm de retirar o melhor rendimento desportivo e isso passa por fazerem com que, psicologicamente, esteja nas suas melhores condições e consiga gerir todas as situações que vão acabar por acontecer.

BnR: Acabou a carreira aos 28 anos. É mais difícil hoje um jogador se manter ao mais alto nível em relação à época em que jogava? 

DL: São alturas diferentes, não posso efectuar essa comparação. O futebol é efémero, passa muito rápido. Existem muitos factores que podem influenciar a carreira de um jogador. Mas um jogador só consegue controlar um desses factores, que é o seu rendimento. Para alguém se manter ao mais alto nível em alta competição, tem de trabalhar nos limites, ser profissional, ter a humildade para estar sempre a aprender e respeitar todos os intervenientes no jogo. E estes critérios tanto se aplicam hoje, como no meu tempo.

«Não acredito que o problema esteja especificamente na defesa, mas sim no processo (ou ausência dele) defensivo da equipa como um todo.»

O SL Benfica marcou a carreira de Diogo Luís Fonte: SL Benfica
O SL Benfica marcou a carreira de Diogo Luís
Fonte: SL Benfica

BnR: O caso de Bruno Varela, no jogo contra o Boavista, demonstra a fragilidade de lançar jovens jogadores. Deveria Rui Vitória manter a aposta no guardião? 

DL: A questão não tem que ver com ser jovem, porque tanto falha o Bruno Varela como o Júlio César ou o Rui Patrício. O fundamental é a qualidade. Ou tem qualidade ou não tem. A situação ganha ainda mais relevo porque o ano passado na baliza estava Ederson. Rui Vitória deveria ter definido quem iria ser o seu titular, a partir do momento em que Júlio César recuperou, se iria ser ele a primeira opção, Rui Vitória deveria ter, desde logo, substituído Bruno Varela. Neste caso, Varela continuou a titular. A situação só se alterou no momento em que Bruno Varela cometeu um erro e esse foi aproveitado para colocar Júlio César como titular. Não me parece que tenha sido a melhor forma de gerir a situação. Claro que analisar tudo de fora, torna as coisas mais fáceis.

BnR: A defesa, que era a posição onde jogava, é atualmente um dos pontos fracos do Benfica. Estará a solução para esses problemas na formação?

DL: Esta é uma questão difícil. Não tenho conhecimento profundo da formação para poder responder de uma forma concreta. O que me parece é que se está a individualizar o erro e não a olhar para a questão de uma forma coletiva. Apesar das opções para a defesa e baliza não terem a mesma qualidade que no último ano, o Benfica continua a ter melhores jogadores que muitos dos adversários que tem defrontado. O grande problema está na forma como o Benfica (não) defende coletivamente. Existe demasiado espaço entre sectores. Jogar com dois homens no centro do meio campo exige que outros jogadores tenham tarefas que ajudem a equipa a equilibrar-se e a tornar-se compacta. Esses jogadores são os alas, que têm de efectuar um trabalho tático de grande sacrifício e que, nesta fase, não o estão a fazer. Os dois homens mais avançados também têm um papel fundamental, na forma como têm de limitar a saída de bola dos adversários, como têm de reagir à perda de bola. Não acredito que o problema esteja especificamente na defesa, mas sim no processo (ou ausência dele) defensivo da equipa como um todo. Existem comportamentos que têm de se adquirir e que se a equipa o fizer, naturalmente o Benfica irá ficar mais forte.

BnR: A questão que suscita dúvidas entre os adeptos encarnados é a do capitão Luisão e da sua titularidade garantida. Nesta fase da carreira a disponibilidade física não é a mesma. É altura de dar lugar aos mais jovens ou, pelo que já deu ao clube e pela experiência que tem, deve continuar a merecer a confiança de Rui Vitória e de Luís Filipe Vieira? 

DL: Essa é uma falsa questão. O Luisão nunca foi um jogador rápido, mas tem comportamentos e características que podem ser uma mais valia para a equipa. Tem experiência, capacidade posicional, sabe comandar a defesa. Quando digo que isto é uma falsa questão é porque olho, por exemplo, para a Juventus e um dos titulares da defesa é o “jovem” Barzagli, que tem 36 anos. Ao seu lado joga o também “jovem” Chiellini que tem 33 anos. Alguém diz que Barzagli não devia jogar? A questão é que a Juventus joga como uma equipa, compacta, com os sectores interligados, não permite espaço aos adversários. Estes dois jogadores na Juventus até são uma mais valia para a equipa apesar da idade.

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus assinala encontro com Sérgio Conceição nas redes sociais após Al Nassr vencer Al Ittihad

Jorge Jesus não falou após a vitória do Al Nassr sobre o Al Ittihad. Técnico assinalou encontro com Sérgio Conceição nas redes sociais.

Dirigente dos Boston Celtics deslumbrado com Neemias Queta: «Se o Neemias não estivesse a ter o ano que ele está a ter, nós não...

Brad Stevens, presidente de operações de basquetebol dos Boston Celtics, falou de Neemias Queta. Poste português muito elogiado.

Sporting ainda pode recuperar 2 jogadores para o Dragão: eis as novidades sobre os lesionados em Alvalade

Fotis Ioannidis e Zeno Debast correm contra o tempo. Dupla pode estar disponível para o FC Porto x Sporting.

Eis os onzes prováveis do Benfica x Alverca da Primeira Liga

O Benfica recebe o Alverca na 21.ª jornada da Primeira Liga. Jogo antecede Clássico entre FC Porto e Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o salário total de Matheus Reis no CSKA Moscovo e valor é exorbitante

Matheus Reis está a caminho do CSKA Moscovo. Defesa brasileiro vai amealhar cerca de 12,5 milhões de euros na Rússia.

Portugal cai frente a Espanha na final do Euro de Futsal | Portugal 3-5 Espanha

Portugal falhou o assalto ao terceiro título europeu consecutivo e viu a Espanha reconquistar o trono continental, ao perder por 5-3 na final do Euro Futsal 2026.

Clube da Premier League viu FC Porto desviar Samu Aghehowa em 2024 e vai avançar com tudo pelo avançado no verão

Samu Aghehowa é alvo do Chelsea para este verão. Avançado do FC Porto já esteve muito perto dos blues antes de rumar ao FC Porto.