Dois caminhos, um destino

- Advertisement -

paixaovermelha

Com a derrota do Sporting no Dragão, o campeonato passou a ser (quase) oficialmente uma luta a dois; luta essa que, à exceção da época passada, se tornou comum nos últimos anos. Benfica ou FC Porto: um destes será, com certeza, o próximo campeão nacional. Devido ao alargamento do número de equipa na Primeira Liga, entrámos em Março com onze jornadas ainda em disputa – 33 pontos, portanto. Sendo prematuro considerar que já entrámos na reta final da competição, parece-me óbvio que o ciclo de seis jogos até ao embate dos dois colossos portugueses terá enorme relevo no desfecho final. Até ao Benfica- FC Porto, referente à 30ª jornada, estes são os caminhos que separam os eternos rivais:

Benfica – Arouca (F); Braga (C); Rio Ave (F); Nacional (C); Académica (C); Belenenses (F)

FC Porto – Braga (F); Arouca (C); Nacional (F); Estoril (C); Rio Ave (F); Académica (C)

As ilações que podemos tirar deste curto exercício são pouquíssimas e sempre demasiado teóricas. Ainda assim, ambos os clubes jogam três vezes fora e três vezes no seu estádio. As deslocações do FC Porto são, contudo, teoricamente mais difíceis, uma vez que os dragões terão uma deslocação ao reduto do SC Braga e ao do Nacional da Madeira. O Benfica, por seu turno, joga fora, frente ao Belenenses, antes da receção ao FC Porto. Certamente que os encarnados sentirão uma forte pressão para não vacilar antes de um jogo de extrema importância. No entanto, o futebol já provou, em diversos momentos, que até o mais fácil dos adversários poderá ser um grande obstáculo.

Na maioria das vezes a qualidade prevalece, evidentemente. Porém, nessa diferença – em tantas ocasiões demasiado gritante -, há sempre lugar para surpresas. Há muito que o futebol se tornou num jogo estratégico. E a estratégia, quando bem executada, cria barreiras. E quantas vezes não vimos um Arouca ou uma Académica com barreiras quase intransponíveis!?

A onda vermelha vai ser uma forte motivação no ataque ao bicampeonato Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
A onda vermelha vai ser uma forte motivação no ataque ao bicampeonato
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

Com ou sem barreiras por ultrapassar, serão seis os adversários até ao jogo mais importante da época, importante e decisivo. Sim, os jogos grandes, como os clássicos e os dérbis, são altamente decisivos. Não só em termos pontuais como, também, em termos anímicos. Infelizmente, criou-se um mito sobre a irrelevância dos jogos grandes nos programas desportivos dos mais variados canais televisivos que não corresponde à verdade. É incompreensível como os últimos anos do futebol português não ajudaram a desmistificar esta enorme mentira. Não tenho qualquer dúvida de que o vencedor do Benfica – FC Porto estará muito mais próximo de se tornar o próximo campeão nacional.

Muitos dirão que o caminho até ao grande embate será calmo e seguro até ao grande embate. Custa-me a acreditar que nenhum dos dois perderá pontos nos próximos seis jogos, tendo em conta o calendário e o acumular de desgaste físico. Veremos quem vacila primeiro. E aí, caros amigos, poderá perfeitamente estar a chave do jogo mais aguardado.

Foto de Capa: Sport Lisboa e Benfica

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica assiste na goleada do West Ham de Nuno Espírito Santo ao Wrexham

O West Ham de Nuno Espírito Santo goleou o Wrexham por seis a zero e lidera o Championship à condição.

Sevilha vence com assistência de ex-Sporting e agrava crise do Valência

O Sevilha venceu o Valência por um a zero na La Liga com assistência de Giorgi Kochorashvili, ex-jogador do Sporting.

Show de Franco Mastantuono: Fiorentina de Beto e Pedro Gonçalves vence Venezia de Thierry Correia

A Fiorentina venceu o Venezia por 4-2 com hat-trick de Franco Mastantuono. Beto, Pedro Gonçalves, Thierry Correia entraram na segunda parte.