Dragão, aplaude o campeão!

sl benfica cabeçalho 1Espero que seja assim, como diz o titulo, que os jogadores do SL Benfica desçam aos balneários após os próximos 90 minutos. Há muito que as deslocações ao Estádio do Dragão são memoráveis por bons e maus motivos para desta vez que a águia volte a voar mais alto que o dragão.

O Porto chega a esta jornada sem derrotas, com a melhor defesa do campeonato e com o melhor ataque. O Benfica, pelo contrário, chega ao clássico com um campeonato recheado de altos e baixos onde conta com mais golos que o mesmo momento da época passada mas uma frágil defesa que não pode errar no jogo da próxima semana. Se muita festa se fez com a vitória por 6-0 frente ao Vitória de Setúbal, essa festa tem de ser mais controlada durante a semana pois cada jogo é uma final e os 6-0 foram contra uma equipa que está a passar por um mau momento. O Porto chora o empate em Aves mas para mim é um empate que não corresponde aquele futebol que a equipa de Sérgio Conceição tem vindo a praticar.

O Benfica chega a este grande jogo para jogar com o esquema tático que já começa a ser habitual, o 4-3-3 com um falso 9. Este falso 9 falo claramente de Jonas que em muitos momentos de jogo vê-se obrigado a jogar de costas para a baliza e a cumprir funções de um jogador mais completo do que ele realmente o é. Ao nível dos extremos não há dúvidas que Salvio e Cervi devem ser as escolhas.

No meio do terreno é proibido pensar num meio-campo sem Krovinovic, Pizzi e Fejsa. Os três médios cada vez mais estão em melhor forma e a praticar um futebol que pode ser crucial contra os possíveis dois elementos do meio-campo azul e branco. A linha defensiva vai depender muito se Grimaldo volta a lesionar-se durante a semana numa “corridinha” mais exaustiva para a peça de loiça. Para mim André Almeida, Luisão, Jardel e Grimaldo devem ir a jogo e jogar tão bem como já nos habituaram, em tempos.

O Clássico pode ser o ponto de viragem para os encarnados Fonte: SL Benfica
O Clássico pode ser o ponto de viragem para os encarnados
Fonte: SL Benfica

A grande dúvida que se coloca e é uma dúvida que vai orbitar na cabeça dos benfiquistas durante a semana é sobre qual o guarda-redes a defender as redes do Benfica na cidade Invicta. Bruno Varela não é Svilar mas Svilar também é um jogador que não sabemos se estará já a 100% para o clássico.

Importante é que os 11 jogadores a entrarem em campo joguem com a cabeça e menos com o coração, é uma final que, estando na mesma 3 pontos em jogo, há muito jogo psicológico pré-match e pós. Para não falar de que os três resultados possíveis ao Benfica vão ditar muito a forma como vamos ver os restantes jogos, não esquecendo que um desses é daqui a um mês frente ao Sporting.

Olhando para a equipa azul e branca, se por um lado penso que é bem possível entrarem em campo com um 4-4-2, o 4-3-3 muito usado na Champions pode ser bem possível no clássico. Causa-me muita preocupação as possíveis movimentações para o interior por parte de Brahimi, a força de Aboubakar ou mesmo a ofensivo jogo por parte dos laterais defensivos. É necessário perceber cedo de que forma o Porto vai encarar o duelo e caso jogue em 4-3-3, perceber qual o médio mais ofensivo pois esse pode muitas vezes tornar-se num quase segundo ponta-de-lança.

O Porto não é uma equipa com muitas fragilidades defensivas pois a sua linha de quatro e mesmo Danilo Pereira jogam muito bem organizados quando precisam de defender nos ataques ou contra-ataques dos adversários, assim, era muito importante que o Benfica tivesse o maior sucesso em bolas paradas. Deixar Grimaldo bater o livres, levar a bater os cantos alguém com boa técnica é como eu digo, pensar com a cabeça. Não se espera um jogo fácil mas espera-se que, tal como aquela noite mágica do Lima e de tantos outros, que o Benfica saia do Dragão com um sorriso bem visível no rosto.

Foto de Capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi a ousadia que permitiu ao Torreense vergar novamente o Benfica | Supertaça Feminina

O Torreense voltou a vencer o Benfica e, num espaço de poucos meses, conquistou o segundo troféu da sua história no futebol feminino português. Na Supertaça, a nova mostra de qualidade individual e coletiva da equipa de Gonçalo Nunes foi sustentada pela ousadia na pressão.

Rodrigo Pinheiro antevê duelo entre o Famalicão e o Sporting: «Vamos defrontar uma das equipas mais fortes do campeonato»

Rodrigo Pinheiro fez a antevisão do Famalicão x Sporting. O lateral direito garantiu que os famalicenses pretendem conquistar pontos diante dos bicampeões nacionais.

Qatar SC confirma contratação de Presnel Kimpembe ao PSG

Presnel Kimpembe é a mais recente contratação do Qatar SC. O defesa internacional francês deixou o PSG a título definitivo.

Azerbaijão rescinde contrato com Fernando Santos

Fernando Santos já não é selecionador do Azerbaijão. O técnico português deixou a equipa após onze jogos onde não somou qualquer triunfo.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Nunes responde ao Bola na Rede: «Não é fácil, mas a equipa conseguiu manter-se fiel ao objetivo»

Gonçalo Nunes analisou o encontro entre o Benfica e o Torreense da Supertaça Feminina. Conjunto de Torres Vedras venceu o troféu com triunfo por 2-1 na final.

Já há um candidato principal para assumir o Bayer Leverkusen

O nome de Kasper Hjulmand é o mais bem cotado nesta altura para assumir o Bayer Leverkusen. O técnico foi selecionador da Dinamarca entre 2020 e 2024.

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «É necessário ter ataque à profundidade e capacidade de procurar o espaço nas costas, mas em simultâneo...

Ivan Baptista analisou o encontro entre o Benfica e o Torreense da Supertaça Feminina. Conjunto de Torres Vedras venceu o troféu com triunfo por 2-1 na final.