Dragão, aplaude o campeão!

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1Espero que seja assim, como diz o titulo, que os jogadores do SL Benfica desçam aos balneários após os próximos 90 minutos. Há muito que as deslocações ao Estádio do Dragão são memoráveis por bons e maus motivos para desta vez que a águia volte a voar mais alto que o dragão.

O Porto chega a esta jornada sem derrotas, com a melhor defesa do campeonato e com o melhor ataque. O Benfica, pelo contrário, chega ao clássico com um campeonato recheado de altos e baixos onde conta com mais golos que o mesmo momento da época passada mas uma frágil defesa que não pode errar no jogo da próxima semana. Se muita festa se fez com a vitória por 6-0 frente ao Vitória de Setúbal, essa festa tem de ser mais controlada durante a semana pois cada jogo é uma final e os 6-0 foram contra uma equipa que está a passar por um mau momento. O Porto chora o empate em Aves mas para mim é um empate que não corresponde aquele futebol que a equipa de Sérgio Conceição tem vindo a praticar.

O Benfica chega a este grande jogo para jogar com o esquema tático que já começa a ser habitual, o 4-3-3 com um falso 9. Este falso 9 falo claramente de Jonas que em muitos momentos de jogo vê-se obrigado a jogar de costas para a baliza e a cumprir funções de um jogador mais completo do que ele realmente o é. Ao nível dos extremos não há dúvidas que Salvio e Cervi devem ser as escolhas.

No meio do terreno é proibido pensar num meio-campo sem Krovinovic, Pizzi e Fejsa. Os três médios cada vez mais estão em melhor forma e a praticar um futebol que pode ser crucial contra os possíveis dois elementos do meio-campo azul e branco. A linha defensiva vai depender muito se Grimaldo volta a lesionar-se durante a semana numa “corridinha” mais exaustiva para a peça de loiça. Para mim André Almeida, Luisão, Jardel e Grimaldo devem ir a jogo e jogar tão bem como já nos habituaram, em tempos.

O Clássico pode ser o ponto de viragem para os encarnados Fonte: SL Benfica
O Clássico pode ser o ponto de viragem para os encarnados
Fonte: SL Benfica

A grande dúvida que se coloca e é uma dúvida que vai orbitar na cabeça dos benfiquistas durante a semana é sobre qual o guarda-redes a defender as redes do Benfica na cidade Invicta. Bruno Varela não é Svilar mas Svilar também é um jogador que não sabemos se estará já a 100% para o clássico.

Importante é que os 11 jogadores a entrarem em campo joguem com a cabeça e menos com o coração, é uma final que, estando na mesma 3 pontos em jogo, há muito jogo psicológico pré-match e pós. Para não falar de que os três resultados possíveis ao Benfica vão ditar muito a forma como vamos ver os restantes jogos, não esquecendo que um desses é daqui a um mês frente ao Sporting.

Olhando para a equipa azul e branca, se por um lado penso que é bem possível entrarem em campo com um 4-4-2, o 4-3-3 muito usado na Champions pode ser bem possível no clássico. Causa-me muita preocupação as possíveis movimentações para o interior por parte de Brahimi, a força de Aboubakar ou mesmo a ofensivo jogo por parte dos laterais defensivos. É necessário perceber cedo de que forma o Porto vai encarar o duelo e caso jogue em 4-3-3, perceber qual o médio mais ofensivo pois esse pode muitas vezes tornar-se num quase segundo ponta-de-lança.

O Porto não é uma equipa com muitas fragilidades defensivas pois a sua linha de quatro e mesmo Danilo Pereira jogam muito bem organizados quando precisam de defender nos ataques ou contra-ataques dos adversários, assim, era muito importante que o Benfica tivesse o maior sucesso em bolas paradas. Deixar Grimaldo bater o livres, levar a bater os cantos alguém com boa técnica é como eu digo, pensar com a cabeça. Não se espera um jogo fácil mas espera-se que, tal como aquela noite mágica do Lima e de tantos outros, que o Benfica saia do Dragão com um sorriso bem visível no rosto.

Foto de Capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.