Duelo encarnado em abril vermelho | SC Braga x SL Benfica

Primeira Liga, 28ª Jornada: sexta-feira, 20h15, 1 de abril de 2022

ANTEVISÃO: DUELO EM BRAGA 100 PENSAR NA EUROPA?

Sete jornadas por disputar. 12 pontos entre FC Porto e SL Benfica. 12 pontos entre SL Benfica e SC Braga. Pelo meio, seis pontos entre Sporting CP e SL Benfica.

É DIA DE JOGO GRANDE NA LIGA PORTUGUESA! BRACARENSES E ÁGUIAS EM CONFRONTO NUM JOGO QUE PODE AJUDAR A DEFINIR CONTAS NOS LUGARES DE CHAMPIONS E LIGA EUROPA! APOSTA JÁ NA BWIN.PT!

São números que retiram algum peso a este SC Braga x SL Benfica, sendo fácil especular que ambas as equipas estarão com o olhar fixado nos jogos europeus que disputam na próxima semana.

É, ainda assim, um SC Braga x SL Benfica. É, ainda assim, um clássico do futebol português, que conhece na noite desta sexta-feira a sua 153ª edição.

A qualidade individual abunda de parte a parte e o futebol apresentado a espaços por ambos os conjuntos colmatam a falta de interesse que as circunstâncias classificativas podem provocar. Além disso, as estatísticas prometem golos do princípio ao fim.

O histórico é francamente favorável ao SL Benfica (não será spoiler para ninguém), mas talvez seja interessante passar os olhos por alguns dados de lançamento da partida que Sporting Clube de Braga e Sport Lisboa e Benfica jogam na abertura da jornada 28 e do mês de abril – até porque o histórico mais recente abona a favor do lado caseiro.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O SL Benfica procura a 100ª vitória frente ao SC Braga. Os arsenalistas venceram 23 vezes, houve 30 empates e, então, 99 vitórias benfiquistas.
  2. Nos últimos seis confrontos diretos, o SC Braga venceu quatro e as águias apenas dois.
  3. No histórico de confronto, as águias têm mais de 2,5 vezes mais golos marcados do que os minhotos: 354 contra 133.
  4. O SL Benfica venceu as últimas seis deslocações a Braga. Em quatro dessas visitas não concedeu golos e nas outras duas partidas sofreu apenas um golo em cada.
  5. Dez dos últimos quinze encontros entre SC Braga e SL Benfica tiveram golos de ambos os conjuntos.
  6. Apesar da diferença pontual, defensivamente as equipas assemelham-se: na Liga, os arsenalistas têm apenas mais um golo sofrido do que os encarnados de Lisboa (26 e 25, respetivamente).
  7. No SL Benfica joga o futebolista com mais golos (20), bis (cinco) e hat-tricks (dois) da Primeira Liga: Darwin Nuñéz. Joga também o rei das assistências, Rafa (16). Por outro lado, no SC Braga atua o jogador com mais golos de vitória do campeonato: Ricardo Horta (quatro).
  8. Jogo de bancos é forte dos dois lados: o SL Benfica tem dez golos apontados por jogadores saídos do banco, o SC Braga tem nove (tantos quanto o FC Porto). Apenas o Vitória SC, com 12, tem mais golos de suplentes.
  9. As águias marcam mais na primeira parte(36 dos 68 golos); os minhotos são mais prolíficos no segundo tempo (25 dos 43 tentos).
  10. SL Benfica, com nove golos, e SC Braga, com oito, são as equipas mais produtivas nos primeiros 15 minutos das partidas. São também as que mais golos fazem (quatro e cinco, respetivamente) nos descontos da segunda parte.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Duelo encarnado
O português soma 19 golos e oito assistências esta temporada
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Ricardo Horta (SC Braga)  O português leva 19 golos e 8 assistências na presente temporada, sendo o lusitano com mais golos em contexto de clube em 21/22.

Os números, a liderança (espelhada no uso da braçadeira de capitão) e a imensa qualidade fazem de Ricardo Horta a grande figura dos bracarenses e uma das grandes figuras da Primeira Liga. Como tal, será muito estranho se não for também uma das grandes figuras desta partida.

 

Rafa Silva
O extremo marcou um golo do outro mundo na jornada anterior
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rafa (SL Benfica) – O golo frente ao Estoril Praia SAD teve tanto de bom como trouxe de mau. Tecnicamente foi excelente, mas trouxe à baila discussões tipicamente portuguesas centradas numa potencial falta de compromisso do jogador português.

A verdade é que o golo em si demonstra que o compromisso existe e a qualidade continua lá. Num regresso a uma casa que bem conhece, espera-se que seja uma das principais armas de Nélson Veríssimo no ataque ao segundo lugar.

 

XI´S PROVÁVEIS

SC Braga: Matheus; Fabiano, Tormena, Paulo Oliveira, David Carmo, Rodrigo Gomes; Al Musrati, Castro, André Horta; Ricardo Horta, Abel Ruiz.

Treinador: Carlos Carvalhal

“É um jogo de elevadíssima dificuldade, temos a expectativa de vencer o jogo, é a nossa grande ambição, apesar do respeito pelo Benfica, que tem melhorado no campeonato e feito uma excelente Champions.

Temos a nossa ambição e tem de ser uma noite à Braga, precisamos do melhor de cada jogador para estarmos no nosso melhor coletivo, com os adeptos a apoiar”.

 

SL Benfica: Vlachodimos; Lázaro, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo; Weigl, Taarabt, Rafa, Everton; Ramos, Yaremchuk.

Treinador: Nélson Veríssimo

“É um adversário tradicionalmente difícil no seu campo, treinado por uma pessoa muito experiente, com muito conhecimento do que é o jogo. Como tenho dito habitualmente, vamos ter de estar ao nosso melhor nível para levar de vencida esta equipa.

Muito respeito pelo que é a qualidade individual e coletiva da equipa do Braga, mas acima de tudo focar no que temos de fazer, a atacar, defender, momentos da transição, perceber muito bem as dinâmicas ofensivas e tirar partido de algumas fragilidades em termos defensivos.

Certamente vai ser um jogo difícil, competitivo, com duas equipas a quererem procurar o resultado”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: SC BRAGA 2–2 SL BENFICA

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Brian Mansilla convence Arouca e assina até 2028

O Arouca chegou a acordo com o Penãrol para a continuidade de Brian Mansilla. Extremo de 23 anos assina até 2028.

João Resende reforça Estrela Amadora e assina até 2028

O Estrela Amadora confirmou esta terça-feira a contratação de João Resende. Avançado de 22 anos assina por três épocas.

Geovany Quenda é o único português no 11 ideal do Euro Sub-21

A UEFA revelou esta terça-feira o 11 ideal do Euro Sub-21. Geovany Quenda é o único português que consta na equipa.

Vitória SC apresenta mais um reforço para a defesa

O Vitória SC anunciou esta terça-feira a contratação de Thiago Balieiro ao Leixões. Defesa-central assinou até 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga fecha médio por mais de 10 milhões de euros

O Braga garantiu a contratação de Mario Dorgeles ao Nordjaelland. Minhotos pagam 10,5 milhões de euros pelo médio.

Diana Gomes e futebol em Espanha: «A competitividade está um passo à frente da Liga Portuguesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Sérgio Conceição é opção em cima da mesa para o Botafogo

O Botafogo está interessado em Sérgio Conceição. Técnico português livre no mercado desde a saída do AC Milan.