“É preciso dar lugar aos mais novos”, ou não…

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

A frase é da autoria de Luisão. Foi repetida vezes sem conta nas diferentes pré-temporadas que o Benfica teve na última década. Os motivos variavam de época para época. Por um lado, a frase representava uma certa humildade por saber que o peso da idade atinge um jogador – Luisão nunca foi um jogador rápido -; por outro lado, as mesmas frases, escondiam uma estratégia de comunicação, assente em expectativas por ganhar mais (no Benfica ou noutro clube).

Eis que, chegando a Janeiro de 2017, Luisão…é titular no Benfica. Lindelof, dizem os passarinhos do mundo futebolístico, está de partida para Inglaterra. E há dois miúdos na equipa B (Kalaica e Rúben Dias) a piscarem o olho ao treinador. Para Rui vitória, é mesmo uma questão central.

Muitos apontaram que o crescimento do Benfica a partir de Dezembro teve (também) a ver com a ausência de Luisão. O Benfica de Rui Vitória, primeiro com Lisandro, e depois com Lindelof, passou a jogar com uma linha defensiva mais alta, permitindo uma coesão defensiva mais efectiva. A presença de um central como Luisão na equipa permitia, à altura, que o colectivo tivesse liderança e personalidade – Luisão é um capitão como poucos na Europa do futebol -, mas perdesse metros que eram, e são, fundamentais para a estabilidade táctica de uma equipa (grande).

Luisão é o líder do balneário do SL Benfica Fonte: SL Benfica
Luisão é o líder do balneário do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Lisandro, Jardel e Lindelof, principalmente o último, permitem que a equipa tenha mais velocidade no sector defensivo. E a posição da linha defensiva é importante para que a equipa…ataque bem. A dupla Lindelof-Jardel, na época passada, assumiu a titularidade e a equipa ganhou consistência, aliado ao contributo de Pizzi e Renato Sanches. Luisão já regressou tarde.

Nesta temporada, Rui Vitória tem apostado maioritariamente na dupla Luisão-Lindelof. Tentar, porventura, juntar experiência e irreverência, imponência e velocidade. Lisandro, de uma forma inexplicável, tem aparecido (marcando muitos golos) e desaparecido de uma forma quase instantânea e, agora que a venda de Lindelof é uma possibilidade forte, o regresso de Jardel saúda-se. Será tempo de dar lugar aos mais novos – sempre com a equipa B à espreita -…ou não?

Foto de capa: SL Benfica

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United pode avançar por médio do Chelsea: o que se sabe

O Manchester United está interessado na contratação de Andrey Santos, médio que pertence aos quadros do Chelsea.

FC Porto: Stephen Eustáquio regressa ao Dragão mas pode voltar a lugar que bem conhece

Stephen Eustáquio terá de se apresentar em breve nos trabalhos do FC Porto, mas pode regressar ao Los Angeles FC em breve.

Benfica avança por Jakub Kaminski: compra será feita abaixo dos 20 milhões de euros e há novidades sobre o tema

O Benfica tem pressa em negociar Jakub Kaminski, com o negócio a ser selado num valor próximo aos 15 milhões de euros.

Atenção, Benfica: há novidades em relação a Sergio Arribas

O Almería determinou que Sergio Arribas é para sair neste mercado de verão. O Benfica está interessado no médio ofensivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: eis a próxima peça a renovar contrato

Eduardo Quaresma prepara-se para ser o próximo jogador do Sporting a prolongar o vínculo com o emblema de Alvalade.

FC Porto: saída de guarda-redes é quase certa

Diogo Fernandes não se deve manter no FC Porto, já que conta com concorrência de peso na baliza dos azuis e brancos.

Futuro de Francisco Trincão em aberto: jogador do Sporting abre as portas a uma nova possibilidade

Francisco Trincão está disponível para rumar à Arábia Saudita, ainda que o seu sonho seja participar na Premier League novamente.