📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“É preciso dar lugar aos mais novos”, ou não…

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

A frase é da autoria de Luisão. Foi repetida vezes sem conta nas diferentes pré-temporadas que o Benfica teve na última década. Os motivos variavam de época para época. Por um lado, a frase representava uma certa humildade por saber que o peso da idade atinge um jogador – Luisão nunca foi um jogador rápido -; por outro lado, as mesmas frases, escondiam uma estratégia de comunicação, assente em expectativas por ganhar mais (no Benfica ou noutro clube).

Eis que, chegando a Janeiro de 2017, Luisão…é titular no Benfica. Lindelof, dizem os passarinhos do mundo futebolístico, está de partida para Inglaterra. E há dois miúdos na equipa B (Kalaica e Rúben Dias) a piscarem o olho ao treinador. Para Rui vitória, é mesmo uma questão central.

Muitos apontaram que o crescimento do Benfica a partir de Dezembro teve (também) a ver com a ausência de Luisão. O Benfica de Rui Vitória, primeiro com Lisandro, e depois com Lindelof, passou a jogar com uma linha defensiva mais alta, permitindo uma coesão defensiva mais efectiva. A presença de um central como Luisão na equipa permitia, à altura, que o colectivo tivesse liderança e personalidade – Luisão é um capitão como poucos na Europa do futebol -, mas perdesse metros que eram, e são, fundamentais para a estabilidade táctica de uma equipa (grande).

Luisão é o líder do balneário do SL Benfica Fonte: SL Benfica
Luisão é o líder do balneário do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Lisandro, Jardel e Lindelof, principalmente o último, permitem que a equipa tenha mais velocidade no sector defensivo. E a posição da linha defensiva é importante para que a equipa…ataque bem. A dupla Lindelof-Jardel, na época passada, assumiu a titularidade e a equipa ganhou consistência, aliado ao contributo de Pizzi e Renato Sanches. Luisão já regressou tarde.

Nesta temporada, Rui Vitória tem apostado maioritariamente na dupla Luisão-Lindelof. Tentar, porventura, juntar experiência e irreverência, imponência e velocidade. Lisandro, de uma forma inexplicável, tem aparecido (marcando muitos golos) e desaparecido de uma forma quase instantânea e, agora que a venda de Lindelof é uma possibilidade forte, o regresso de Jardel saúda-se. Será tempo de dar lugar aos mais novos – sempre com a equipa B à espreita -…ou não?

Foto de capa: SL Benfica

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim tenta adiantar-se a concorrentes na corrida pela contratação de médio do Valencia

O Manchester United continua muito interessado em fechar a contratação de Javi Guerra, que também atrai interesse do Arsenal e Atlético Madrid.

Eléctrico surpreende Sporting no João Rocha, atira leões para o 3º lugar e vence 2º jogo na Liga de Futsal

O Eléctrico surpreendeu o Sporting na nona jornada da Liga de Futsal. Emblema ocupa a zona de despromoção e foi vencer ao João Rocha.

Olheiro BnR | Thomas Jorgensen

Jorgensen apresenta um primeiro toque bom e orientado, que lhe permite jogar sob pressão e acelerar a jogada com naturalidade.

Agente de Robert Lewandowski reúne-se com o Fenerbahçe

O agente de Robert Lewandowski reuniu-se com o Fenerbahçe, em preparação para o próximo passo após terminar contrato com o Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea define internacional inglês do Crystal Palace como alvo principal para o mercado de inverno

O Chelsea demonstrou interesse em Adam Wharton, médio internacional inglês do Crystal Palace, escolhendo-o como alvo principal para janeiro.

Liverpool pensa em jogador do West Ham de Nuno Espírito Santo para cobrir saída de Mohamed Salah

Jarrod Bowen é o alvo mais recente do Liverpool para cobrir a saída de Mohamed Salah. O atacante do West Ham tem contrato até 2030.

Kenan Yildiz atrai interesse de tubarões da Premier League e La Liga

O Real Madrid e o Arsenal estão atentos à situação do jovem prodígio turco Kenan Yildiz, que continua a impressionar ao serviço da Juventus.