📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

“É preciso dar lugar aos mais novos”, ou não…

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

A frase é da autoria de Luisão. Foi repetida vezes sem conta nas diferentes pré-temporadas que o Benfica teve na última década. Os motivos variavam de época para época. Por um lado, a frase representava uma certa humildade por saber que o peso da idade atinge um jogador – Luisão nunca foi um jogador rápido -; por outro lado, as mesmas frases, escondiam uma estratégia de comunicação, assente em expectativas por ganhar mais (no Benfica ou noutro clube).

Eis que, chegando a Janeiro de 2017, Luisão…é titular no Benfica. Lindelof, dizem os passarinhos do mundo futebolístico, está de partida para Inglaterra. E há dois miúdos na equipa B (Kalaica e Rúben Dias) a piscarem o olho ao treinador. Para Rui vitória, é mesmo uma questão central.

Muitos apontaram que o crescimento do Benfica a partir de Dezembro teve (também) a ver com a ausência de Luisão. O Benfica de Rui Vitória, primeiro com Lisandro, e depois com Lindelof, passou a jogar com uma linha defensiva mais alta, permitindo uma coesão defensiva mais efectiva. A presença de um central como Luisão na equipa permitia, à altura, que o colectivo tivesse liderança e personalidade – Luisão é um capitão como poucos na Europa do futebol -, mas perdesse metros que eram, e são, fundamentais para a estabilidade táctica de uma equipa (grande).

Luisão é o líder do balneário do SL Benfica Fonte: SL Benfica
Luisão é o líder do balneário do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Lisandro, Jardel e Lindelof, principalmente o último, permitem que a equipa tenha mais velocidade no sector defensivo. E a posição da linha defensiva é importante para que a equipa…ataque bem. A dupla Lindelof-Jardel, na época passada, assumiu a titularidade e a equipa ganhou consistência, aliado ao contributo de Pizzi e Renato Sanches. Luisão já regressou tarde.

Nesta temporada, Rui Vitória tem apostado maioritariamente na dupla Luisão-Lindelof. Tentar, porventura, juntar experiência e irreverência, imponência e velocidade. Lisandro, de uma forma inexplicável, tem aparecido (marcando muitos golos) e desaparecido de uma forma quase instantânea e, agora que a venda de Lindelof é uma possibilidade forte, o regresso de Jardel saúda-se. Será tempo de dar lugar aos mais novos – sempre com a equipa B à espreita -…ou não?

Foto de capa: SL Benfica

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.