“É preciso dar lugar aos mais novos”, ou não…

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

A frase é da autoria de Luisão. Foi repetida vezes sem conta nas diferentes pré-temporadas que o Benfica teve na última década. Os motivos variavam de época para época. Por um lado, a frase representava uma certa humildade por saber que o peso da idade atinge um jogador – Luisão nunca foi um jogador rápido -; por outro lado, as mesmas frases, escondiam uma estratégia de comunicação, assente em expectativas por ganhar mais (no Benfica ou noutro clube).

Eis que, chegando a Janeiro de 2017, Luisão…é titular no Benfica. Lindelof, dizem os passarinhos do mundo futebolístico, está de partida para Inglaterra. E há dois miúdos na equipa B (Kalaica e Rúben Dias) a piscarem o olho ao treinador. Para Rui vitória, é mesmo uma questão central.

Muitos apontaram que o crescimento do Benfica a partir de Dezembro teve (também) a ver com a ausência de Luisão. O Benfica de Rui Vitória, primeiro com Lisandro, e depois com Lindelof, passou a jogar com uma linha defensiva mais alta, permitindo uma coesão defensiva mais efectiva. A presença de um central como Luisão na equipa permitia, à altura, que o colectivo tivesse liderança e personalidade – Luisão é um capitão como poucos na Europa do futebol -, mas perdesse metros que eram, e são, fundamentais para a estabilidade táctica de uma equipa (grande).

Luisão é o líder do balneário do SL Benfica Fonte: SL Benfica
Luisão é o líder do balneário do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Lisandro, Jardel e Lindelof, principalmente o último, permitem que a equipa tenha mais velocidade no sector defensivo. E a posição da linha defensiva é importante para que a equipa…ataque bem. A dupla Lindelof-Jardel, na época passada, assumiu a titularidade e a equipa ganhou consistência, aliado ao contributo de Pizzi e Renato Sanches. Luisão já regressou tarde.

Nesta temporada, Rui Vitória tem apostado maioritariamente na dupla Luisão-Lindelof. Tentar, porventura, juntar experiência e irreverência, imponência e velocidade. Lisandro, de uma forma inexplicável, tem aparecido (marcando muitos golos) e desaparecido de uma forma quase instantânea e, agora que a venda de Lindelof é uma possibilidade forte, o regresso de Jardel saúda-se. Será tempo de dar lugar aos mais novos – sempre com a equipa B à espreita -…ou não?

Foto de capa: SL Benfica

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-alvo do Benfica oficializado no Estugarda

Leo Sauer foi oficializado pelo Estugarda. O extremo chegou a ser apontado ao Benfica e chega à Alemanha a troco de 12,5 milhões de euros.

Eis os onzes prováveis de Benfica e St. Gallen na busca da reviravolta das águias na Europa League

O Benfica defronta o St. Gallen na segunda mão da 2.ª pré-elimintória da Europa League. Eis os onzes prováveis das duas equipas.

Ruben Amorim tem novo reforço para o centro da defesa

Sankhoun Diawara oficializado pelo AC Milan. O defesa-central chega proveniente do Troyes e assina um contrato válido até junho de 2031.

Rodrigo Borges é reforço do Farense e assina por um ano

Rodrigo Borges oficializado no Farense. O defesa chega proveniente do Marítimo e assina contrato até ao final da época 2026/27.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Pereira aproveita dominó de treinadores e está perto de regressar à Arábia Saudita para se juntar a universo português

O Al Ahli já negoceia com Vítor Pereira. Sauditas vão perder Matthias Jaissle para o Newcastle e querem o treinador português.

Radomir Kokovic elogia a dimensão do Braga, mas avisa: «Acredito que vamos criar oportunidades»

Radomir Kokovic, treinador do Zeleznicar Pancevo, fez a antevisão ao embate frente ao Braga. O técnico sublinhou o estatuto dos minhotos.

Esta águia precisa mesmo de um abanão | Benfica x St. Gallen

Quem pensou que o Benfica tinha a tarefa facilitada nesta segunda pré-eliminatória da Europa League, enganou-se.