📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E tudo a assembleia levou

- Advertisement -

Luís Filipe Vieira apertou o pescoço a um sócio em plena Assembleia-Geral Ordinária. Não há muito mais que se possa dizer a seguir a esta frase e sobre o assunto. A 27 de Setembro de 2019, no Pavilhão Fidelidade, 728 amantes do Sport Lisboa e Benfica reuniram-se para aprovar, por maioria, as contas referentes a 2018/2019 – 78,34% de votos afirmativos, face a um exercício com resultados positivos no valor de 29 milhões de euros – e debater o presente e futuro do clube, com claras facas apontadas ao modelo de gestão e ao titubeante começo de época.

Num clube que sempre se definiu por democrático e sempre elegeu os seus presidentes, mesmo em tempos de ditadura, e como disposto na alínea C) do nº 1 do Artigo 17º, é direito de todo e qualquer sócio «participar nas assembleias gerais, apresentar propostas, intervir na discussão e votar». É, aliás, essa troca de opiniões que se assume como processo vital no crescimento e evolução da instituição. Mas, após uma intervenção mais crítica… Luís Filipe Vieira sentiu-se ofendido e apertou o pescoço a um sócio em plena Assembleia-Geral Ordinária.

A equipa de futebol profissional encontra-se também em má fase, com a participação na Liga dos Campeões a exigir redobradas atenções por parte da equipa técnica. Subiu, com a derrota na Rússia aos pés do Zenit, para 12 o número de derrotas nos últimos 15 jogos. Números horrorosos e apocalípticos: é a pior fase de sempre do Benfica na Europa. E foram exactamente as caminhadas fora de portas que transformaram o clube no gigante que é hoje. Em 2000, o Benfica era a segunda equipa com mais golos marcados nas competições europeias, só perdendo para o Real Madrid. Neste momento, é sétimo classificado. Das 18 derrotas em casa que o Benfica conta na Champions, 14 são desde 2005. Sintomático. Urge uma melhoria na abordagem à competição e a manutenção do prestígio europeu dos encarnados, parte essencial do peso histórico do clube.

Titular nos dois jogos da Champions, Tomás Tavares tem vindo a ganhar preponderância, aproveitando as debilidades físicas de André Almeida
Fonte: SL Benfica

Lage continua o seu processo evolutivo enquanto treinador e o seu potencial continua intacto. A sua próxima etapa passará pelos jogos “grandes”, onde ainda não se conseguiu impor enquanto estratega e onde a equipa nunca corresponde ao habitual rendimento. A próxima paragem de selecções ser-lhe-á muito útil: são duas semanas para preparar os compromissos com Cova da Piedade e Lyon, jogos muito importantes no curto prazo benfiquista.

Não ajudará o facto de as selecções nacionais chamarem muitos atletas das equipas profissionais: Rúben Dias, Pizzi e Rafa vão com os AA’s tentar levar de vencidos o Luxemburgo e a Ucrânia; nos sub-21, Nuno Tavares, Gedson e Jota vão participar no embate frente à Holanda, na qualificação para o Europeu da categoria; e, nos sub-20, Celton Biai, Pedro Álvaro, Tomás Tavares, Diogo Capitão, Tiago Dantas, Gonçalo Ramos, Rodrigo Conceição e Pedro Ganchas (oito no total) são os seleccionados para o escalão. Ao todo, isto resulta numa perda de 14 (!) atletas nesta pausa competitiva, em contas nacionais, porque a ela acrescem as ausências de Seferovic, Svilar, Adel Taarabt e Odysseas. Um total de 18 atletas, que muitas dores de cabeça dará a Lage. O setubalense vê-se obrigado a corrigir processos sem metade do plantel disponível, e onde a opção de repescagem de outros escalões e equipas se torna também complicada.

Em nota, dias depois de Luís Filipe Vieira sentir-se ofendido e apertar o pescoço a um sócio em plena Assembleia-Geral Ordinária, nada foi ainda feito a propósito. Abre-se um precedente gravíssimo.

Foto de capa: SL Benfica

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.