Enzo Fernández | O motor para o Gegenpress de Schmidt

Será o motor de que o miolo encarnado precisa?

 

Não se antevê fácil o consumar das aproximações entre Enzo Fernández e o SL Benfica. O dinheiro da cláusula, a indefinição quanto à data da transferência, os concorrentes – Juventus é a última a aparecer numa fila já com os dois de Manchester, os dois de Milão, o Sevilha… – começam a ser obstáculos a mais numa relação que parecia chegar a bom porto há uns dias.

Os esforços de Rui Pedro Braz continuam a colocar o SL Benfica como principal favorito a assegurar a pérola, mas as probabilidades começam a esvaziar.

Enzo é a nova pérola do River de Gallardo, sendo ele o principal dinamizador das proficientes dinâmicas ofensivas do conjunto – 55 golos nos 22 jogos de 2022, 18(!) deles na fase de grupos da Libertadores – e, como colega de parelha na intermediária, tem um homónimo bem conhecido dos portugueses e que por isso poderá ser preciosa ajuda.

Enzo Pérez é por estes dias o médio mais recuado do River, titular absoluto e peça imprescindível pelos índices defensivos que empresta: é o jogador com mais tackles por jogo (1.7) e intercepções (1.6), além de duelos aéreos (2.8). Um poço de força e experiência que permite ao jovem Fernández voar para o último terço.

Voar enquanto gere tudo lá do alto, com uma média de 56 passes por jogo e uma taxa de acerto de 84.3% – o melhor da equipa logo a seguir a Enzo e Zuculini, as opções para a posição ‘6’ e que não arriscam tanto no passe.

Fernández tenta e acerta 4.2 bolas longas por encontro e atinge o 1.5 de Key Pass, média de passe-chave muito próxima de quem define no últimos 20 metros como Nicolás De la Cruz, com 2, ou Júlian Alvárez, com 2.1.

Tamanho raio de ação ajuda a explicar a enorme vontade benfiquista em contar com os seus serviços. As experiências passadas ajudam a justificar a desenvoltura na hora de defender – foi com Enzo Fernández como trinco que Hernán Crespo se tornou campeão da Sulamericana em 2021 com o seu Defensa y Justicia.

Empregues no 3-4-1-2, o conjunto apoiava-se em Enzo, pivô defensivo, para asfixiar os conjuntos adversários numa pressão incansável – como demonstrado na final, num 3-0 imaculado frente ao Lanús.

Enzo, que chegara à equipa por empréstimo em agosto de 2020, foi conquistando espaço no onze fruto desse sentido voluntarioso de estar em campo e, apesar de se assumir como box-to-box clássico, ganhou o lugar de seis pouco tempo depois de chegar. Participou em toda a campanha na Sulamericana e saltou para titular nas meia-finais, completando os 270 minutos até à final.

Por hoje, tem quem lhe dê essa segurança. Ele e Pérez formam a dupla titular e preferida de Gallardo. Fernández conta com 1601 minutos (20 presenças) e o capitão conta 1244 minutos, 16 presenças, sendo eles os mais utilizados do meio-campo.

Além de ser quase totalista da equipa, Fernández grava o nome nas outras tabelas, como a dos marcadores e dos assistentes. Com nove golos marcados, só não é o artilheiro de serviço porque existe o tal Julian Álvarez, a coqueluche que Guardiola já agarrou e que ainda agora fez seis na goleada do River ao Allianza Lima (8-1).

Mas as seis assistências já conseguidas tornam-no o servidor predileto dos seus avançados, apesar de jogar como oito em zona central.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

Rennes ‘esquece’ Conrad Harder e pensa em antigo alvo do Sporting

O Rennes está interessado em garantir a contratação de Lucas Stassin, jogador que já foi apontado ao Sporting neste mercado.

Getafe derrota Sevilha para a La Liga

O Getafe foi à Andaluzia vencer o Sevilha por duas bolas a uma, em jogo da segunda jornada da La Liga, realizado durante a noite desta segunda-feira.

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

PUB

Mais Artigos Populares

Descontos salvam Liverpool de perder pontos na Premier League contra um Newcastle reduzido a 10

O Liverpool viu o Newcastle anular uma desvantagem de dois golos, mas conseguiu vencer nos descontos. Jogo encerrou a segunda jornada da Premier League.

Quem é Carlos Álvarez, alvo do Benfica neste mercado?

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica para este mercado de transferências. O jogador representa o Levante, emblema que faz parte da La Liga

Inter Milão aplica chapa 5 na jornada de abertura da Serie A

O Inter Milão recebeu e venceu o Torino por cinco bolas a zero, num encontro válido pela primeira jornada da Serie A.