Enzo Fernández | O motor para o Gegenpress de Schmidt

- Advertisement -

Será o motor de que o miolo encarnado precisa?

 

Não se antevê fácil o consumar das aproximações entre Enzo Fernández e o SL Benfica. O dinheiro da cláusula, a indefinição quanto à data da transferência, os concorrentes – Juventus é a última a aparecer numa fila já com os dois de Manchester, os dois de Milão, o Sevilha… – começam a ser obstáculos a mais numa relação que parecia chegar a bom porto há uns dias.

Os esforços de Rui Pedro Braz continuam a colocar o SL Benfica como principal favorito a assegurar a pérola, mas as probabilidades começam a esvaziar.

Enzo é a nova pérola do River de Gallardo, sendo ele o principal dinamizador das proficientes dinâmicas ofensivas do conjunto – 55 golos nos 22 jogos de 2022, 18(!) deles na fase de grupos da Libertadores – e, como colega de parelha na intermediária, tem um homónimo bem conhecido dos portugueses e que por isso poderá ser preciosa ajuda.

Enzo Pérez é por estes dias o médio mais recuado do River, titular absoluto e peça imprescindível pelos índices defensivos que empresta: é o jogador com mais tackles por jogo (1.7) e intercepções (1.6), além de duelos aéreos (2.8). Um poço de força e experiência que permite ao jovem Fernández voar para o último terço.

Voar enquanto gere tudo lá do alto, com uma média de 56 passes por jogo e uma taxa de acerto de 84.3% – o melhor da equipa logo a seguir a Enzo e Zuculini, as opções para a posição ‘6’ e que não arriscam tanto no passe.

Fernández tenta e acerta 4.2 bolas longas por encontro e atinge o 1.5 de Key Pass, média de passe-chave muito próxima de quem define no últimos 20 metros como Nicolás De la Cruz, com 2, ou Júlian Alvárez, com 2.1.

Tamanho raio de ação ajuda a explicar a enorme vontade benfiquista em contar com os seus serviços. As experiências passadas ajudam a justificar a desenvoltura na hora de defender – foi com Enzo Fernández como trinco que Hernán Crespo se tornou campeão da Sulamericana em 2021 com o seu Defensa y Justicia.

Empregues no 3-4-1-2, o conjunto apoiava-se em Enzo, pivô defensivo, para asfixiar os conjuntos adversários numa pressão incansável – como demonstrado na final, num 3-0 imaculado frente ao Lanús.

Enzo, que chegara à equipa por empréstimo em agosto de 2020, foi conquistando espaço no onze fruto desse sentido voluntarioso de estar em campo e, apesar de se assumir como box-to-box clássico, ganhou o lugar de seis pouco tempo depois de chegar. Participou em toda a campanha na Sulamericana e saltou para titular nas meia-finais, completando os 270 minutos até à final.

Por hoje, tem quem lhe dê essa segurança. Ele e Pérez formam a dupla titular e preferida de Gallardo. Fernández conta com 1601 minutos (20 presenças) e o capitão conta 1244 minutos, 16 presenças, sendo eles os mais utilizados do meio-campo.

Além de ser quase totalista da equipa, Fernández grava o nome nas outras tabelas, como a dos marcadores e dos assistentes. Com nove golos marcados, só não é o artilheiro de serviço porque existe o tal Julian Álvarez, a coqueluche que Guardiola já agarrou e que ainda agora fez seis na goleada do River ao Allianza Lima (8-1).

Mas as seis assistências já conseguidas tornam-no o servidor predileto dos seus avançados, apesar de jogar como oito em zona central.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea procura sucessor para Marc Cucurella e Maxi Araújo ainda é opção: há mais 2 hipóteses

O Chelsea está no mercado em busca de um novo defesa esquerdo. O conjunto de Inglaterra tem três alternativas na sua lista.

Mercado: Chelsea fecha contratação de jovem de 18 anos por 52 milhões de euros

O Chelsea tem tudo fechado para garantir a contratação de Kerim Alajbegovic, extremo que pertence ao Bayer Leverkusen.

Paulo Fonseca recebe boa notícia: Lyon fecha ponta de lança que já foi cobiçado por vários clubes europeus

Lois Openda está perto de ser reforço do Lyon. O ponta de lança vai assinar um contrato por empréstimo de uma temporada.

Benfica com motivos para sorrir: Bayern Munique impõe condição para a saída de João Palhinha

O Benfica está interessado em contratar João Palhinha. O Bayern Munique só aceita a saída a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City pensa em internacional português que esteve no Mundial 2026: Enzo Maresca é um fã

O Manchester City pode avançar para a contratação de Pedro Neto. O internacional português pertence ao Chelsea.

FC Porto: Francesco Farioli envia 6 jogadores para a equipa B

O FC Porto apresenta-se durante este sábado aos sócios. Francesco Farioli enviou seis jogadores para a equipa B.

Para abandonar José Mourinho? Representantes de Vinícius Júnior ofereceram extremo a histórico europeu

Os representantes de Vinícius Júnior ofereceram os serviços do internacional brasileiro ao Liverpool, que optou por não fazer uma proposta.