cabeçalho benfica

Era só jajão quando nos diziam que Bernardo Silva regressava no final da época. Lembram-se de chegar a casa esganados por terem passado a tarde toda a jogar futebol e sentirem o cheiro daquela comida que só a nossa mãe é que sabe fazer? Lembram-se daquele momento em que nos apercebíamos de que ainda faltava uma hora para o jantar, mas de que, por causa do cheiro magnífico pela casa, já não nos conseguiríamos concentrar?  Provavelmente, de que durante essa hora fantasiávamos e babávamos litros e litros, só de imaginar o prazer que cada garfada iria trazer? Pois bem, esses momentos de expectativa foram constantes na minha vida a partir do momento em que descobri um jogador – na altura jogava nos juniores do Benfica, um número 10, baixinho, que tinha cola nos pés e uma classe tremendamente incomum, tendo em conta a sua tenra idade. Há anos que me sinto enganado, ingénuo até, ao ouvir Luís Filipe Vieira, no início de todas as épocas, falar de que o onze inicial do clube e até da seleção irá ser made in Benfica. Todos os anos ouço isto, e todos os anos acredito que até seja capaz de ser verdade.

Quando comecei a prestar mais atenção aos juniores do Benfica, fiquei absolutamente louco com Bernardo Silva. Notava-se que jogava bastante bem; ouvia-se, nas suas palavras, o benfiquismo que só algumas pessoas sentem; e via-se nele uma alegria e um orgulho em vestir a camisola do Benfica e, ainda mais, envergar a braçadeira de capitão do clube do seu coração. Não me consigo esquecer das vezes em que não ia sair à tarde para ver jogos dos juniores. Um grupo na altura com João Cancelo, Bernardo Silva, André Gomes… Um grupo que jogava tão, mas tão bem. Aquele plantel fez-me acreditar que, bem trabalhado,  poderia vir a representar o Benfica durante anos. Não podia estar mais enganado. Vi André Gomes a ser titular em Camp Nou e em Alvalade e depois a deixar de ser aposta durante meses, meses em que só jogava os últimos trinta segundos dos jogos. Vi-o começar a afirmar-se e ser despachado para o Valência. Certamente não foi isto que aconteceu, mas emocionalmente foi o que senti.

Nesta altura, imaginar o Bernardo a jogar na equipa A já parecia tão certo... Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica
Nesta altura, imaginar o Bernardo a jogar na equipa A já parecia tão certo…
Fonte: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

Mas a notícia do início desta semana deixa-me um vazio. “Bernardo Silva é comprado pelo Mónaco”. Que dor – não por o conhecer pessoalmente, mas pela desilusão e pelas expectativas que fui criando. Um número 10 que iria ser capitão, e um símbolo do clube como tantos outros já foram.Custa-me acreditar em  que o jogador que mais potencial tinha – pelo menos para mim -, que mais gozo e gosto dava ver jogar e tocar na bola, foi vendido sem nunca jogar um jogo inteiro no clube do seu coração. É preferível apostar em Patric e Luis Felipe do que pôr Bernardo Silva a jogar?

Bernardo, sei que, provavelmente, nunca vais ler este texto, mas espero que saibas que todo o mundo benfiquista só quer o teu melhor, que te tornes um jogador (ainda mais) fenomenal e que comproves que a formação do Benfica tem tudo para dar frutos. Se conseguisses, daqui a um par de anos, fazer com que o Presidente do Sport Lisboa e Benfica se arrependesse bastante de te ter vendido (algo de que não duvido), também seria algo que mereceria uma ovação. Com isto, despeço-me, triste, com mágoa e a querer acreditar que o comunicado feito tenha sido um erro e que se estivesse a vender o José Luiz Fernandez em vez de ti. Muito obrigado pelos anos de casa, pelo suor que deitaste por todos nós, pela vontade e garra que trouxeste a cada desafio, e por teres representado, sem nunca jogar no plantel principal, aquela que é uma mística que transcende tudo e todos. Aparentemente, o jantar, que cheirava tão bem, não era para nós…

Foto de Capa: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

André Albuquerque
André Albuquerque
O André já fez natação, futebol, futsal, basquetebol, judo, karate, jiu-jitsu brasileiro, ténis de mesa. No entanto, não sabe fazer nada sem ser ver os jogos da NBA e do seu Benfica!                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.