«Disse que esperava por Pinto da Costa, mas no dia seguinte ligaram-me para ir para o SL Benfica» – Entrevista BnR com Beto

«FUI TRABALHAR PARA UMA FÁBRICA DE SANDÁLIAS».

Bola na Rede: Focando agora a atenção na sua carreira. O Beto começa a carreira no Brasil, passa pela Argentina e Uruguai, e por diversos clubes antes de rumar a Portugal. Como surgiu o convite para jogar em Portugal, no FC Paços Ferreira?

Beto: Tenho de agradecer muito ao José Mota, que me descobriu no Brasil, com a ajuda do meu empresário da altura. Contratou-me para o FC Paços Ferreira.

Bola na Rede: Foi seu treinador durante muito tempo…

Beto: Exato. Ele gostou de mim e do Gláuber, que também foi para o Paços e, depois, para o Boavista FC. E foi assim que aconteceu. Depois, fui crescendo e dando-me a conhecer ao futebol mundial. Do Paços para o SC Beira-Mar, e só depois para o SL Benfica. No SC Beira-Mar, aliás, fiz uma excelente época.

Bola na Rede: Só uma questão, Beto, antes que nos antecipemos: há uns anos, deu uma entrevista em que afirmou que chegou a pensar desistir do futebol para trabalhar numa fábrica de sandálias. Essa foi a fase em que esteve mais longe do mundo do futebol?

Beto: Sim, apesar de o meu pai me incentivar sempre a jogar. Só que era complicado. Ia para um clube, não dava certo. Ia para outro, não dava certo. E, a certa altura, o meu pai disse que eu tinha de trabalhar e sobreviver. E eu fui trabalhar para um fábrica de sandálias durante cinco dias. Até que chegou ao sexto dia – um domingo -, e o dono disse que eu tinha de ir trabalhar. Só que aos domingos fazemos as “peladinhas”. E eu disse: “Não, não vou trabalhar mais e vou voltar a jogar, de novo”. O futebol apareceu novamente e ficou mais iluminado. Depois, foi tudo rápido até chegar a Portugal.

Bola na Rede: E, depois, foram muitos anos em Portugal…

Beto: Muito bons anos aí!

Bola na Rede: José Mota marca a sua carreira, acredito.

Beto: Marca, claro, sem dúvida. Ainda hoje falo com ele, conversamos muito. Sempre que vou a Portugal, tenho de falar com ele e de o ver. É uma amizade que conquistámos. Nunca nos deixámos de falar e o “Mota”, para mim, é como um pai no mundo do futebol.

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.

Lille bate AS Mónaco e ainda não sabe o que é perder para a Ligue 1

O Lille recebeu e venceu o AS Mónaco por uma bola a zero, num encontro válido pela segunda jornada da Ligue 1.

Marco Silva questiona golo do Manchester United frente ao Fulham: «Toda a gente viu o que aconteceu aqui esta tarde em termos das decisões...

Marco Silva fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus estreia-se na Serie A com vitória

A Juventus recebeu e venceu o Parma por duas bolas a zero, num encontro válido pela primeira jornada da Serie A.

Galatasaray aplica goleada ao Kayserispor para a Liga Turca

O Galatasaray foi ao terreno do Kayserispor vencer por quatro bolas a zero, num encontro da terceira jornada da Liga Turca.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Antes de serem jogadores de futebol, os jogadores de futebol têm de ser bons atletas»

Francesco Farioli analisou o FC Porto x Casa Pia, que terminou com uma vitória azul e branca por 4-0. Treinador dos dragões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.