Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

Estofo de campeão

Pedro Afonso · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Antes do embate em Santa Maria da Feria, foram três vitórias em seis jogos – a pior fase do Benfica aos comandos de Bruno Lage. Começou com o desaire na Croácia, por 1-0, seguido de um empate na Luz contra o Belenenses. O regresso às vitórias foi frente ao Dínamo Zagreb, onde foi preciso prolongamento para eliminar os croatas, mas os jogos sôfregos voltaram logo depois da goleada em Moreira de Cónegos. Contra o Tondela, em casa, o Benfica sofreu para vencer, marcando apenas aos 84 minutos, num jogo em que suou para ultrapassar a defesa adversária. Finalmente, o culminar aconteceu em Alvalade, quando o Benfica perdeu por 1-0 contra o Sporting e falhou o objetivo de chegar à final do Jamor.

Nestes jogos em que a vitória não apareceu – ou que custou a aparecer -, o que preocupou mais nem foi o resultado final, mas sim o jogo jogado. Aquilo que o Benfica fez em campo parecia estar enferrujado e começou a preocupar, tendo em conta a importância destes últimos jogos. Chegou-se ao sprint final da temporada, com seis jogos por fazer na Primeira Liga, além das eliminatórias da Liga Europa.

O que é facto é que, se estamos atualmente com a pressão das vitórias para alcançar títulos no final da época, muito devemos àquilo que foi feito quando Bruno Lage assumiu o comando da equipa técnica encarnada. Foi uma cavalgada de bons resultados que nos brindavam com excelentes exibições, algo completamente diferente àquilo a que os adeptos estavam habituados com Rui Vitória. Recuperaram-se sete pontos de atraso (nove, pois o Benfica ficou com dois de avanço para o segundo lugar) e chegou-se aos quartos de final da Liga Europa. Tudo isto tem imenso valor, já que mudou mesmo a visão que o resto do mundo tinha do Benfica. Outrora uma equipa grande a jogar em modo pequeno, recuperou o seu estatuto de praticante de um bom futebol.

O Benfica foi eliminado, pelo Sporting, da Taça de Portugal, apesar da vantagem de 2-1 na primeira mão
Fonte: SL Benfica

Se tudo o que está acima é verdade, também o é que muitos tiveram throwbacks aos jogos com Rui Vitória na partida em Alvalade, vendo as coisas a correr mal não só nessa partida, mas também a ganhar de forma sofrida no embate anterior no próprio reduto.

Porém, a verdade é que apenas um objetivo caiu e a época ainda está viva. O que é necessário é confiar no trabalho que se tem vindo a fazer. É preciso ter estofo de campeão, ser capaz de ultrapassar as adversidades e vencer todos os duelos até ao final da Primeira Liga, para que se possa erguer o troféu. Não queremos “perder o campeonato duas vezes”, como disse o nosso treinador. Queremos tudo o que está ao nosso alcance e isso é a conquista das competições em que estamos inseridos. Se é possível? Claro que é! Mas é preciso estofo de campeão. O que se viu em Santa Maria da Feira foi precisamente isso, por isso ele está lá. É só pegar nele e levá-lo para o relvado até ao último minuto do último jogo!

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.