Estofo de campeão

- Advertisement -

Antes do embate em Santa Maria da Feria, foram três vitórias em seis jogos – a pior fase do Benfica aos comandos de Bruno Lage. Começou com o desaire na Croácia, por 1-0, seguido de um empate na Luz contra o Belenenses. O regresso às vitórias foi frente ao Dínamo Zagreb, onde foi preciso prolongamento para eliminar os croatas, mas os jogos sôfregos voltaram logo depois da goleada em Moreira de Cónegos. Contra o Tondela, em casa, o Benfica sofreu para vencer, marcando apenas aos 84 minutos, num jogo em que suou para ultrapassar a defesa adversária. Finalmente, o culminar aconteceu em Alvalade, quando o Benfica perdeu por 1-0 contra o Sporting e falhou o objetivo de chegar à final do Jamor.

Nestes jogos em que a vitória não apareceu – ou que custou a aparecer -, o que preocupou mais nem foi o resultado final, mas sim o jogo jogado. Aquilo que o Benfica fez em campo parecia estar enferrujado e começou a preocupar, tendo em conta a importância destes últimos jogos. Chegou-se ao sprint final da temporada, com seis jogos por fazer na Primeira Liga, além das eliminatórias da Liga Europa.

O que é facto é que, se estamos atualmente com a pressão das vitórias para alcançar títulos no final da época, muito devemos àquilo que foi feito quando Bruno Lage assumiu o comando da equipa técnica encarnada. Foi uma cavalgada de bons resultados que nos brindavam com excelentes exibições, algo completamente diferente àquilo a que os adeptos estavam habituados com Rui Vitória. Recuperaram-se sete pontos de atraso (nove, pois o Benfica ficou com dois de avanço para o segundo lugar) e chegou-se aos quartos de final da Liga Europa. Tudo isto tem imenso valor, já que mudou mesmo a visão que o resto do mundo tinha do Benfica. Outrora uma equipa grande a jogar em modo pequeno, recuperou o seu estatuto de praticante de um bom futebol.

O Benfica foi eliminado, pelo Sporting, da Taça de Portugal, apesar da vantagem de 2-1 na primeira mão
Fonte: SL Benfica

Se tudo o que está acima é verdade, também o é que muitos tiveram throwbacks aos jogos com Rui Vitória na partida em Alvalade, vendo as coisas a correr mal não só nessa partida, mas também a ganhar de forma sofrida no embate anterior no próprio reduto.

Porém, a verdade é que apenas um objetivo caiu e a época ainda está viva. O que é necessário é confiar no trabalho que se tem vindo a fazer. É preciso ter estofo de campeão, ser capaz de ultrapassar as adversidades e vencer todos os duelos até ao final da Primeira Liga, para que se possa erguer o troféu. Não queremos “perder o campeonato duas vezes”, como disse o nosso treinador. Queremos tudo o que está ao nosso alcance e isso é a conquista das competições em que estamos inseridos. Se é possível? Claro que é! Mas é preciso estofo de campeão. O que se viu em Santa Maria da Feira foi precisamente isso, por isso ele está lá. É só pegar nele e levá-lo para o relvado até ao último minuto do último jogo!

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid deve colocar ponto final com jogador histórico

Dani Carvajal não deverá prosseguir a carreira no Real Madrid. O jogador está em final de carreira com o emblema merengue.

Do ruído ao rendimento | Braga domina o Rio Ave e transforma trabalho em resultados

Em suma, foi possível assistir a um jogo no qual dois clubes se apresentaram em trajetórias opostas.

Sérgio Conceição recorda tempos no FC Porto: «Estivemos sob fair-play financeiro e não foi por isso que não vencemos»

Sérgio Conceição antevê o Al Ittihad x Al Gharafa de Pedro Martins. Técnico português recorda tempos no FC Porto.

Seattle Seahawks 29-13 New England Patriots: Uma defesa imparável valeu o título do Super Bowl

Um olhar só para o resultado final do Super Bowl certamente não daria indicação de que este foi um jogo marcado por uma batalha entre defesas. Mas, a verdade é que os primeiros três quartos do jogo apenas ofereceram 12 dos 42 pontos do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença garante seleção nacional em Leiria antes do Mundial 2026

Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, indicou que Portugal vai atuar em Leiria antes da partida para o Mundial 2026.

Famalicão regressa aos triunfos na Primeira Liga ao vencer o AVS SAD

O Famalicão recebeu e venceu o AVS SAD por 3-1, no encontro relativo à 21.ª jornada da Primeira Liga.

Real Madrid avança para contratar internacional francês em final de contrato

Ibrahima Konaté é a prioridade de Florentino Pérez para reforçar a defesa do Real Madrid na próxima época. Os merengues já propuseram contrato ao francês do Liverpool.