Estofo de campeão

- Advertisement -

Antes do embate em Santa Maria da Feria, foram três vitórias em seis jogos – a pior fase do Benfica aos comandos de Bruno Lage. Começou com o desaire na Croácia, por 1-0, seguido de um empate na Luz contra o Belenenses. O regresso às vitórias foi frente ao Dínamo Zagreb, onde foi preciso prolongamento para eliminar os croatas, mas os jogos sôfregos voltaram logo depois da goleada em Moreira de Cónegos. Contra o Tondela, em casa, o Benfica sofreu para vencer, marcando apenas aos 84 minutos, num jogo em que suou para ultrapassar a defesa adversária. Finalmente, o culminar aconteceu em Alvalade, quando o Benfica perdeu por 1-0 contra o Sporting e falhou o objetivo de chegar à final do Jamor.

Nestes jogos em que a vitória não apareceu – ou que custou a aparecer -, o que preocupou mais nem foi o resultado final, mas sim o jogo jogado. Aquilo que o Benfica fez em campo parecia estar enferrujado e começou a preocupar, tendo em conta a importância destes últimos jogos. Chegou-se ao sprint final da temporada, com seis jogos por fazer na Primeira Liga, além das eliminatórias da Liga Europa.

O que é facto é que, se estamos atualmente com a pressão das vitórias para alcançar títulos no final da época, muito devemos àquilo que foi feito quando Bruno Lage assumiu o comando da equipa técnica encarnada. Foi uma cavalgada de bons resultados que nos brindavam com excelentes exibições, algo completamente diferente àquilo a que os adeptos estavam habituados com Rui Vitória. Recuperaram-se sete pontos de atraso (nove, pois o Benfica ficou com dois de avanço para o segundo lugar) e chegou-se aos quartos de final da Liga Europa. Tudo isto tem imenso valor, já que mudou mesmo a visão que o resto do mundo tinha do Benfica. Outrora uma equipa grande a jogar em modo pequeno, recuperou o seu estatuto de praticante de um bom futebol.

O Benfica foi eliminado, pelo Sporting, da Taça de Portugal, apesar da vantagem de 2-1 na primeira mão
Fonte: SL Benfica

Se tudo o que está acima é verdade, também o é que muitos tiveram throwbacks aos jogos com Rui Vitória na partida em Alvalade, vendo as coisas a correr mal não só nessa partida, mas também a ganhar de forma sofrida no embate anterior no próprio reduto.

Porém, a verdade é que apenas um objetivo caiu e a época ainda está viva. O que é necessário é confiar no trabalho que se tem vindo a fazer. É preciso ter estofo de campeão, ser capaz de ultrapassar as adversidades e vencer todos os duelos até ao final da Primeira Liga, para que se possa erguer o troféu. Não queremos “perder o campeonato duas vezes”, como disse o nosso treinador. Queremos tudo o que está ao nosso alcance e isso é a conquista das competições em que estamos inseridos. Se é possível? Claro que é! Mas é preciso estofo de campeão. O que se viu em Santa Maria da Feira foi precisamente isso, por isso ele está lá. É só pegar nele e levá-lo para o relvado até ao último minuto do último jogo!

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Oficial: Benfica confirma Andreas Samaris como treinador dos Sub-16

Andreas Samaris regressou ao Benfica para treinar a equipa de sub-16. O clube confirmou também os restantes treinadores da formação.

Extremo não convence Marco Silva e está de saída do Benfica: Eis os detalhes

Tiago Gouveia não convenceu Marco Silva e deixará o Benfica. O clube estuda Kaminski e Sergi Arribas para reforçar o setor ofensivo.

Sidny Lopes Cabral recebe mensagem do seu novo clube após campanha histórica de Cabo Verde

O Trabzonspor felicitou Sidny Lopes Cabral e Wagner Pina «pelo desempenho ao longo do Mundial e pelo sucesso histórico alcançado».

Marrocos faz algo que nunca nenhuma seleção africana fez: eis o registo

Marrocos tornou-se na primeira equipa africana a marcar três golos num jogo a eliminar de Mundial. Venceram 3-0 ao Canadá.

PUB

Mais Artigos Populares

Zlatan Ibrahimovic e o França x Paraguai: «Teria levado 4 cartões vermelhos neste jogo»

Zlatan Ibrahimovic diz que «teria levado quatro cartões vermelhos» no França x Paraguai. Segue a opinião do antigo futebolista.

Carlo Ancelotti: «Parabéns a Cabo Verde por jogar um jogo tão bonito»

Carlo Ancelotti, selecionador do Brasil, destacou a prestação de Cabo Verde contra Argentina nos 16 avos de final do Mundial 2026.

Kylian Mbappé e o triunfo frente ao Paraguai: «Mostrámos que não somos apenas uma equipa que sabe praticar futebol de ataque»

A França eliminou o Paraguai. Kylian Mbappé marcou o golo da vitória e criticou a postura agressiva dos adversários.