Eterna saudade: aniversário da antiga catedral

- Advertisement -

1954 foi um dos anos bestiais da história benfiquista. Apesar do poderio desportivo português pertencer ao Sporting Clube de Portugal e ao Clube de Futebol ‘Os Belenenses’, o SL Benfica preparava, à data, importantes mudanças que alterariam retumbantemente o futuro: aterrava em Lisboa um senhor brasileiro chamado Otto e de Moçambique vinha um guarda-redes com o nome de Costa Pereira; e se tais contratações não fossem históricas, ajudou a isso a inauguração da casa benfiquista, finalmente.

Fartos de andar com a trouxa às costas, os benfiquistas deambulavam há 50 anos pela cidade, das Terras do Desembargador ao Campo Grande, passando pelo Campo da Feiteira, Sete Rios e Amoreiras. Foram anos duros e que terminariam na justificada emoção de Joaquim Ferreira Bogalho, o mítico dirigente do Benfica que naquela tarde chorou de… alívio. A águia tinha, por fim, um ninho.

Em tarde ocupada pelas demais actividades recreativas naquilo que foi um autêntico festival, com o desfile de 54 clubes (mais de 3000 atletas), o prato maior veio com a partida frente ao FC Porto, que terminaria 1-3 a favor dos azuis, numa pequena e insignificante vingança pelos 8-2 da inauguração das Antas, dois anos antes.

Naquele simbólico 1 de Dezembro (a intenção duma associação à restauração nacional nunca foi escondida), o esforço de todos os benfiquistas foi concretizado numa fantástica infraestrutura, quase sem ímpar naquele Portugal e só igualada pelo majestoso Estádio Nacional.

Em clima de paz podre e contrariamente à vontade da maioria de quem compunha as bancadas, um deputado da União Nacional, Urgel Horta, dirigiu-se às massas com demagogias várias, até finalizar assim: «Daqui, do alto da minha tribuna de deputado, velho praticante e dirigente, saúdo o Benfica, apontando-o como exemplo que deve ser imitado e seguido, a Bem da Nação.» Sacrifícios de parte a parte.

À data da inauguração, a Luz chamar-se-ia…. Estádio de Carnide, dada a localização
Fonte: SL Benfica

Desde a capacidade para 40 mil vozes, inicialmente, e 135 mil na maior enchente registada, milhões foram as almas benfiquistas que passaram pelas bancadas de pedra da Luz e levaram o Benfica aos maiores feitos da sua história, numa exigência ímpar que quem testemunhou diz ser inigualável. Foi daquela tribuna que se viu a viragem para a nova década, a década dos deuses do Olimpo vermelho. Foi dali que se viram equipas imparáveis e que se venerou a melhor equipa portuguesa de sempre.

Estádio criado de e para benfiquistas, construiu história sempre ligada ao amor pelo clube e aos sacrifícios em prol dele. Desde a sua construção, em que cada sócio dava o que tinha para ajudar ao seu levantamento, fosse dinheiro ou uma cavadela para aumentar o tamanho dos alicerces, até à triste destruição, em que cada um levou um pouco de si. A obra surgiu de tal forma mítica e imponente, tanta carga mística acolheu nas fundações que provocou a dúvida a dogmas vários da população que nunca, em 50 anos, conseguiu decifrar o enigma de contornos religiosos e a definição total do seu significado: catedral ou… inferno?

No dia de hoje, é momento para celebrar a casa que tanta saudade nos traz e desejar que a Nova Luz faça jus à antecessora. Parabéns, alegre casinha.

Foto de capa: SL Benfica

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Sporting disputam guarda-redes e estão na disposição de pagar 2,5 milhões de euros

O Benfica e o Sporting estão de olho na contratação de Temirlan Anarbekov. Guarda-redes do Kairat Almaty na lista dos dois clubes portugueses.

Imprensa espanhola mete Jurgen Klopp fora da corrida pelo Real Madrid e José Mourinho ganha cada vez mais força

José Mourinho ganha força para o comando técnico do Real Madrid. Jurgen Klopp está fora da corrida, garantem em Espanha.

Durou pouco: Friburgo iguala num contra-ataque finalizado por Vincenzo Grifo

Após o Braga se adiantar no marcador, o Friburgo respondeu rapidamente com um golo apontado por Vicenzo Grifo.

Braga entra melhor nas meias-finais e Demir Tiknaz inaugura o marcador

O Braga abriu o marcador do jogo e da eliminatória frente ao Friburgo. Aos 8 minutos, Demir Tiknaz aproveitou o cruzamento de Victor Gómez.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo dirigente do Sporting elogia renovação de Rui Borges e reitera: «A época está em depressão sportinguista, mas não foi assim tão má»

Agostinho Abade, antigo dirigente do Sporting, comentou o momento do clube. Renovação de Rui Borges foi defendida.

Imprensa espanhola alerta Benfica: «Acho que o Mourinho é a melhor opção para o Real Madrid»

José Mourinho está a ser apontado ao Real Madrid. Em Espanha, o tema tem gerado constante debate na imprensa.

Já há 2 destinos disponíveis para acolher Sidny Cabral e dispostos a contratar o jogador do Benfica

Sidny Cabral pode não ficar no Benfica no mercado de verão. Polivalente cabo-verdiano tem interessados nos Países Baixos e na Grécia.