FC Basel 1893 5-0 SL Benfica: Uma mão cheia de nada

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O Benfica foi goleado pelo Basileia por 5-0, num jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ‘encarnados’ iam a Basileia em busca dos primeiros pontos na competição, depois da derrota caseira contra o CSKA, mas não foi desta.

Sem Seferovic no onze inicial, Raúl Jiménez fez parte da escolha de Rui Vitória, que tencionava ‘pôr a carne toda no assador’. Mas foi logo aos dois minutos que os tetracampeões nacionais sofreram o primeiro golo da noite, no primeiro remate do Basileia à baliza do Benfica. Pelo pé direito de M. Lang, estava inaugurado o marcador em St. Jakob-Park.

A equipa de Rui Vitória entrava mal no jogo e isso não viria a mudar ao longo de noventa minutos. O Basileia dominava e não foi difícil chegar ao 2-0. Aos 20 minutos, D. Oberlin deixou a defesa do Benfica para trás e, num remate, estava feito o segundo golo. O Benfica já estava desconcertado e a isso ajudou o lance de Raúl Jiménez com Balanta que deixou o mexicano caído na área do Basileia e a equipa ‘encarnada’ a pedir grande penalidade, mas o árbitro mandou seguir.

Grimaldo e Zivkovic iam tentando cruzar aqui e ali para o ataque, mas a equipa do Benfica não conseguia bater a defesa organizada dos suíços. Tinham passado apenas quatro minutos e o Benfica já pedia novo penálti, desta vez por toque de Lang na bola com o braço. Mais uma grande penalidade por assinalar para os jogadores do Benfica. Até ao intervalo, a falta de capacidade de reação de Pizzi e de Fejsa foi uma constante e os contra-ataques do Basileia multiplicavam-se e iam abalando a equipa de Rui Vitória. Um meio-campo completamente ultrapassado no contragolpe e uma certidão de óbito passada ao Benfica nas bolas colocadas entre os centrais eram os apontamentos a tirar de um jogo sem qualquer qualidade por parte das ‘águias’.

O Benfica sofreu um resultado pesado na Suíçs Fonte: UEFA
O Benfica sofreu um resultado pesado na Suíçs
Fonte: UEFA

A segunda parte não foi melhor e a desgraça ainda estava longe de terminar. O Basileia entrou a pressionar e o Benfica não dava conta do recado. Não demorou muito para que se fizesse o 3-0. O ex-sportinguista Van Wolfswinkel não desperdiçou a conversão de uma grande penalidade, depois de uma falta de Fejsa sobre Oberlin. Foi aqui que tudo desabou sobre o Benfica, com os jogadores desorientadíssimos e de cabeça em água. Aos 62 minutos, André Almeida foi expulso depois de ver um vermelho direto na sequência de uma entrada a pés juntos sobre Petretta. Atitude injustificável do camisola 34, que fez falta sobre o adversário após ter sofrido uma falta não assinalada.

O 4-0 chegava logo aos 69 minutos, por um erro monumental da defesa do Benfica! Pizzi ‘ofereceu’ a bola a Oberlin, Luisão ‘perdeu os rins’ e estava feito o quarto golo, na cara de Júlio César. O Benfica não estava em si e permitiu mesmo um 5-0, num lance atrapalhado na área dos ‘encarnados’. Sorte a do Benfica o jogo estar perto do fim, ou a catástrofe poderia ter sido ainda maior…

Esta derrota copiosa pode vir a deixar mossas para os próximos tempos. Entenda-se que o Benfica não jogou contra um Barcelona, ou um Manchester United, nem um Bayern de Munique. O Benfica jogou contra um Basileia que não vencia há nove jogos! Ainda assim, o Basileia teve oito oportunidades de golo, enquanto o Benfica teve zero, ditando a pior derrota de sempre das ‘águias’ na Liga dos Campeões. Não é coisa pouca! O Basileia soma três pontos e iguala o CSKA, enquanto o Benfica continua sem quaisquer pontos no Grupo A da Liga dos Campeões – liderado pelo Manchester United, com seis pontos – e cai para último lugar, comprometendo a continuidade nas competições europeias.

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa: Barcelona avança para contratação de jogador do terceiro escalão

O Barcelona está muito interessado na contratação de Izan González, médio que pertence aos quadros do Europa, emblema da Primera RFEF.

Eis os contornos do regresso de Rafa Silva ao Benfica

Rafa Silva está muito perto de ser reforço do Benfica. O internacional português abandona assim o Besiktas a título definitivo.

Pedro Porro não esquece a tragédia: «É um momento difícil»

Pedro Porro foi eleito o homem do jogo do encontro entre o Tottenham e o Borussia Dortmund, válido pela sétima jornada da Champions League.

Onde se joga o Juventus x Benfica para a Champions League? 3 tópicos rápidos sobre o Allianz Stadium

O Juventus x Benfica joga-se esta quarta-feira no Allianz Stadium. Fica a saber mais sobre o estádio dos bianconeri.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva já está em Lisboa (mas houve pequena alteração na viagem) para assinar pelo Benfica

Rafa Silva já se encontra em Lisboa. O internacional português deve assinar com o Benfica nas próximas horas.

Quais são os jogadores mais valiosos do Benfica e os mais valiosos da Juventus?

O Benfica enfrenta esta quarta-feira a Juventus na Champions League. Fica a saber quem são os jogadores mais valiosos das duas equipas.

José Mourinho com uma boa notícia no Benfica

José Mourinho está muito perto de receber de volta Dodi Lukebakio. O internacional belga passou os últimos meses lesionado.