FC Basel 1893 5-0 SL Benfica: Uma mão cheia de nada

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 2

O Benfica foi goleado pelo Basileia por 5-0, num jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ‘encarnados’ iam a Basileia em busca dos primeiros pontos na competição, depois da derrota caseira contra o CSKA, mas não foi desta.

Sem Seferovic no onze inicial, Raúl Jiménez fez parte da escolha de Rui Vitória, que tencionava ‘pôr a carne toda no assador’. Mas foi logo aos dois minutos que os tetracampeões nacionais sofreram o primeiro golo da noite, no primeiro remate do Basileia à baliza do Benfica. Pelo pé direito de M. Lang, estava inaugurado o marcador em St. Jakob-Park.

A equipa de Rui Vitória entrava mal no jogo e isso não viria a mudar ao longo de noventa minutos. O Basileia dominava e não foi difícil chegar ao 2-0. Aos 20 minutos, D. Oberlin deixou a defesa do Benfica para trás e, num remate, estava feito o segundo golo. O Benfica já estava desconcertado e a isso ajudou o lance de Raúl Jiménez com Balanta que deixou o mexicano caído na área do Basileia e a equipa ‘encarnada’ a pedir grande penalidade, mas o árbitro mandou seguir.

Grimaldo e Zivkovic iam tentando cruzar aqui e ali para o ataque, mas a equipa do Benfica não conseguia bater a defesa organizada dos suíços. Tinham passado apenas quatro minutos e o Benfica já pedia novo penálti, desta vez por toque de Lang na bola com o braço. Mais uma grande penalidade por assinalar para os jogadores do Benfica. Até ao intervalo, a falta de capacidade de reação de Pizzi e de Fejsa foi uma constante e os contra-ataques do Basileia multiplicavam-se e iam abalando a equipa de Rui Vitória. Um meio-campo completamente ultrapassado no contragolpe e uma certidão de óbito passada ao Benfica nas bolas colocadas entre os centrais eram os apontamentos a tirar de um jogo sem qualquer qualidade por parte das ‘águias’.

O Benfica sofreu um resultado pesado na Suíçs Fonte: UEFA
O Benfica sofreu um resultado pesado na Suíçs
Fonte: UEFA

A segunda parte não foi melhor e a desgraça ainda estava longe de terminar. O Basileia entrou a pressionar e o Benfica não dava conta do recado. Não demorou muito para que se fizesse o 3-0. O ex-sportinguista Van Wolfswinkel não desperdiçou a conversão de uma grande penalidade, depois de uma falta de Fejsa sobre Oberlin. Foi aqui que tudo desabou sobre o Benfica, com os jogadores desorientadíssimos e de cabeça em água. Aos 62 minutos, André Almeida foi expulso depois de ver um vermelho direto na sequência de uma entrada a pés juntos sobre Petretta. Atitude injustificável do camisola 34, que fez falta sobre o adversário após ter sofrido uma falta não assinalada.

O 4-0 chegava logo aos 69 minutos, por um erro monumental da defesa do Benfica! Pizzi ‘ofereceu’ a bola a Oberlin, Luisão ‘perdeu os rins’ e estava feito o quarto golo, na cara de Júlio César. O Benfica não estava em si e permitiu mesmo um 5-0, num lance atrapalhado na área dos ‘encarnados’. Sorte a do Benfica o jogo estar perto do fim, ou a catástrofe poderia ter sido ainda maior…

Esta derrota copiosa pode vir a deixar mossas para os próximos tempos. Entenda-se que o Benfica não jogou contra um Barcelona, ou um Manchester United, nem um Bayern de Munique. O Benfica jogou contra um Basileia que não vencia há nove jogos! Ainda assim, o Basileia teve oito oportunidades de golo, enquanto o Benfica teve zero, ditando a pior derrota de sempre das ‘águias’ na Liga dos Campeões. Não é coisa pouca! O Basileia soma três pontos e iguala o CSKA, enquanto o Benfica continua sem quaisquer pontos no Grupo A da Liga dos Campeões – liderado pelo Manchester United, com seis pontos – e cai para último lugar, comprometendo a continuidade nas competições europeias.

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: José Mourinho interessado em reencontro com médio que lançou no Manchester United

Nicolò Schira avança que José Mourinho quer trazer Scott McTominay para o Real Madrid. Ainda não foi apresentada qualquer proposta oficial.

Jesse Derry após aterrar em Lisboa: «Estou muito feliz por estar aqui»

Jesse Derry já aterrou em Lisboa. O jovem avançado vem por empréstimo do Chelsea e deve ser oficializado pelo Sporting nas próximas horas.

Sporting: Nova lesão afasta Fotis Ioannidis do jogo particular frente ao Torreense

Fotis Ioannidis não foi a jogo no particular entre Sporting e Torreense, devido a uma mialgia de esforço, que já era conhecida há alguns dias.

Decisão tomada no Conselho de Arbitragem: já há sucessor oficial para a vaga de Duarte Gomes

João Ferreira assume o cargo de Diretor Técnico de Arbitragem para substituir Duarte Gomes após uma grave polémica no futebol nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting ‘vinga-se’ da final da Taça de Portugal e vence Torreense

O Sporting venceu o Torreense por duas bolas a zero em Alcochete durante esta quinta-feira, num encontro com carácter particular.

José Mourinho define a sua primeira missão no ‘novo Real Madrid’

José Mourinho terá como missão recuperar a melhor versão de Federico Valverde, que está longe de viver um bom momento.

Sporting: eis o valor da proposta do Panathinaikos por Ricardo Mangas

Ricardo Mangas pode deixar o Sporting no mercado de verão para assinar com o Panathinaikos por três milhões de euros.