📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto x SL Benfica: Reina a incerteza

- Advertisement -

ANTEVISÃO: E TUDO O VENTO MUDOU

Chegámos ao segundo assalto deste duplo confronto entre FC Porto e SL Benfica a fechar o ano. No primeiro, o FC Porto venceu categoricamente um jogo que por mérito próprio e demérito do rival se revelou mais fácil do que se poderia supor.

Ora, passada uma semana, e num intervalo tão curto de tempo, seria de esperar que não houvesse possibilidade para grandes alterações, seja nas equipas, como no contexto. No entanto, em sete dias tudo mudou e o clássico que se vai jogar logo à noite terá como único ponto de contacto com o da passada semana, o palco, o Estádio do Dragão.

No FC Porto, um clube mais estável, de momento, a primeira alteração passa pelo regresso de Sérgio Conceição ao banco de suplentes após castigo. Depois, Evanilson, que acabou expulso na última partida está fora do jogo.

E quer me parecer que a ausência do brasileiro é bem mais relevante do que se possa pensar porque, não sendo individualmente sobredotado, tem sido um jogador chave na dinâmica ofensiva e defensiva da equipa. Para além do avançado canarinho, também Luís Díaz, que testou positivo para a COVID-19, é carta fora do baralho de Conceição.

E aqui já é mais fácil explicar as dores de cabeça que esta ausência estarão a provocar no treinador e nos adeptos. Estamos, tão somente, a falar do melhor e mais decisivo jogador do campeonato. E, portanto, será um FC Porto obrigatoriamente diferente e, perante as ausências, até o sistema poderá mudar. Terá a palavra Sérgio Conceição.

Se no FC Porto as mudanças face ao primeiro jogo já são significativas, o que dizer sobre o SL Benfica? Depois da debacle da semana passada, o clube da luz entrou em erupção. É certo que a instabilidade já vinha de trás, mas durante a última semana teve o seu apogeu.

Jorge Jesus, muito contestado, rescindiu contrato após um desentendimento com Pizzi, e Nelson Veríssimo, técnico aos comandos da equipa B, assumiu o lugar, interinamente, até ao final da época. Como se não bastasse, Otamendi (expulso no último jogo), Grimaldo (COVID-19) e Darwin (lesionado) são ausências confirmadas na partida de hoje.

Assim, são inúmeras as incertezas de ambos os lados e prever um onze, de parte a parte, torna-se missão hercúlea. O FC Porto perde dois dos seus jogadores mais influentes na dinâmica de pressing e vertigem e o SL Benfica muda de treinador.

Sabemos que dois treinos são insuficientes para reverter as dinâmicas de jogo de uma equipa, mas fica a ideia de que poderá haver algumas alterações no sistema tático (já que Veríssimo privilegia, normalmente, uma defesa a 4) e nos intérpretes.

São dúvidas que subsistirão até à hora de jogo. Role a bola.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. No total de confrontos ente FC Porto e Benfica, contam-se 98 vitórias portistas, 88 vitórias benfiquistas e, ainda, 62 empates;
  2. Nos jogos disputados entre ambas as equipas, marcaram-se, até ao momento, 745 golos. O FCP marcou 361 e o SLB apontou 384;
  3. Este será o 175.º jogo entre FC Porto e SL Benfica a contar para o Campeonato;
  4. Histórico na prova favorável aos dragões: 68 vitórias contra 57 dos encarnados;
  5. Em confrontos disputados na casa azul e branca, o FC Porto engorda a vantagem (51 vitórias contra 14);
  6. O último jogo para o Campeonato entre ambas as equipas, disputado no Estádio do Dragão, resultou num empate a uma bola (1-1). Grimaldo e Marega foram os autores dos golos;
  7. É a segunda vez que Nélson Veríssimo defronta o FC Porto na condição de treinador interino da equipa principal do SL Benfica. A primeira vez ocorreu na final da Taça de Portugal, em 2020, com a vitória a sorrir aos dragões (2-1);
  8. Em 12 jogos disputados frente ao SL Benfica como treinador do FC Porto, Sérgio Conceição tem um saldo de 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas;
  9. O FC Porto chega a este clássico em 2.º lugar do Campeonato (ainda que com igualdade pontual com o Sporting CP antes da sua vitória frente ao Portimonense SC), com uma vantagem de 4 pontos sobre o seu adversário;
  10. No plantel do FC Porto há 3 jogadores que marcaram mais do que uma vez ao SL Benfica. Mbemba, Sérgio Oliveira e Evanilson têm 2 golos cada um. No plantel encarnado, apenas Rafa faturou mais do que em uma ocasião (também duas) em confrontos com o rival da cidade invicta.

JOGADORES A TER EM CONTA

Vitinha FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha (FC Porto) – O jovem médio português está numa forma superlativa. Tem sido dono e senhor do meio campo portista e tem feito a diferença tanto a atacar como a defender.

É forte no passe, exímio no drible e retenção de bola e está cada vez mais maduro na ocupação dos espaços e na interpretação do momento defensivo do jogo. Brilhou na semana passada e será, com toda a certeza, um elemento chave no jogo de hoje.

João Mário Estoril-Praia SAD 1-1 SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

João Mário (SL Benfica) – Começou a época a todo o gás, mas tem vindo a perder fulgor. Todavia, se é Vitinha quem comanda a sala de máquinas portista, é sobre os ombros de João Mário que recai a missão de coordenar todo o jogo ofensivo do SL Benfica.

A qualidade está lá e se o internacional português for capaz, neste ciclo que agora se inicia, de recuperar os melhores níveis exibicionais, pode ser decisivo no clássico de mais logo.

XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Mbemba, Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Corona; Taremi e Toni Martínez.

Treinador: Sérgio Conceição

SL Benfica (4x3x3): Vlachodimos; Gilberto, André Almeida, Vertonghen, Gil Dias; Weigl, João Mário, Paulo Bernardo; Rafa, Everton e Yaremchuk.

Treinador: Nelson Veríssimo

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 SL BENFICA

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana garante: Thiago Silva e FC Porto a finalizar detalhes

Thiago Silva está cada vez mais perto do FC Porto. Partes encontram-se a fechar detalhes e negócio intensifica-se.

UEFA reparte “bolo” de 9 milhões de euros por clubes que tiveram jogadoras no Euro 2025: Maior fatia portuguesa vai para o Benfica

A UEFA vai repartir 9 milhões de euros pelos clubes com jogadoras no Euro 2025 Feminino. Benfica é a equipa portuguesa que mais recebe.

Custou 30 milhões de euros em 2024 e a AS Roma já trabalha na sua saída

Artem Dovbyk está na porta de saída da AS Roma. Avançado ucraniano não entra nos planos do treinador Gian Piero Gasperini.

Manchester United de Ruben Amorim disposto a oferecer 100 milhões de euros por craque da Serie A

O Manchester United quer reforçar o setor ofensivo. Portal espanhol Fichajes garante forte interesse em Kenan Yildiz, da Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o Vitória SC x Sporting da 15.ª jornada da Primeira Liga

O Vitória SC recebe o Sporting na 15.ª jornada da Primeira Liga. O encontro está marcado para dia 23 de dezembro, às 20h45.

Sporting publica vídeo de Natal: «O maior legado que deixamos são os nossos valores»

Faltam 5 dias para o Natal e o Sporting publicou um vídeo alusivo à época festiva. «O maior legado que deixamos são os nossos valores», escrevem.

João Henriques é o novo treinador do AVS SAD

O AVS SAD oficializou este sábado a contratação de João Henriques. Técnico de 53 anos assina contrato até ao final da época.