FC Porto x SL Benfica: Reina a incerteza

- Advertisement -

ANTEVISÃO: E TUDO O VENTO MUDOU

Chegámos ao segundo assalto deste duplo confronto entre FC Porto e SL Benfica a fechar o ano. No primeiro, o FC Porto venceu categoricamente um jogo que por mérito próprio e demérito do rival se revelou mais fácil do que se poderia supor.

Ora, passada uma semana, e num intervalo tão curto de tempo, seria de esperar que não houvesse possibilidade para grandes alterações, seja nas equipas, como no contexto. No entanto, em sete dias tudo mudou e o clássico que se vai jogar logo à noite terá como único ponto de contacto com o da passada semana, o palco, o Estádio do Dragão.

No FC Porto, um clube mais estável, de momento, a primeira alteração passa pelo regresso de Sérgio Conceição ao banco de suplentes após castigo. Depois, Evanilson, que acabou expulso na última partida está fora do jogo.

E quer me parecer que a ausência do brasileiro é bem mais relevante do que se possa pensar porque, não sendo individualmente sobredotado, tem sido um jogador chave na dinâmica ofensiva e defensiva da equipa. Para além do avançado canarinho, também Luís Díaz, que testou positivo para a COVID-19, é carta fora do baralho de Conceição.

E aqui já é mais fácil explicar as dores de cabeça que esta ausência estarão a provocar no treinador e nos adeptos. Estamos, tão somente, a falar do melhor e mais decisivo jogador do campeonato. E, portanto, será um FC Porto obrigatoriamente diferente e, perante as ausências, até o sistema poderá mudar. Terá a palavra Sérgio Conceição.

Se no FC Porto as mudanças face ao primeiro jogo já são significativas, o que dizer sobre o SL Benfica? Depois da debacle da semana passada, o clube da luz entrou em erupção. É certo que a instabilidade já vinha de trás, mas durante a última semana teve o seu apogeu.

Jorge Jesus, muito contestado, rescindiu contrato após um desentendimento com Pizzi, e Nelson Veríssimo, técnico aos comandos da equipa B, assumiu o lugar, interinamente, até ao final da época. Como se não bastasse, Otamendi (expulso no último jogo), Grimaldo (COVID-19) e Darwin (lesionado) são ausências confirmadas na partida de hoje.

Assim, são inúmeras as incertezas de ambos os lados e prever um onze, de parte a parte, torna-se missão hercúlea. O FC Porto perde dois dos seus jogadores mais influentes na dinâmica de pressing e vertigem e o SL Benfica muda de treinador.

Sabemos que dois treinos são insuficientes para reverter as dinâmicas de jogo de uma equipa, mas fica a ideia de que poderá haver algumas alterações no sistema tático (já que Veríssimo privilegia, normalmente, uma defesa a 4) e nos intérpretes.

São dúvidas que subsistirão até à hora de jogo. Role a bola.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. No total de confrontos ente FC Porto e Benfica, contam-se 98 vitórias portistas, 88 vitórias benfiquistas e, ainda, 62 empates;
  2. Nos jogos disputados entre ambas as equipas, marcaram-se, até ao momento, 745 golos. O FCP marcou 361 e o SLB apontou 384;
  3. Este será o 175.º jogo entre FC Porto e SL Benfica a contar para o Campeonato;
  4. Histórico na prova favorável aos dragões: 68 vitórias contra 57 dos encarnados;
  5. Em confrontos disputados na casa azul e branca, o FC Porto engorda a vantagem (51 vitórias contra 14);
  6. O último jogo para o Campeonato entre ambas as equipas, disputado no Estádio do Dragão, resultou num empate a uma bola (1-1). Grimaldo e Marega foram os autores dos golos;
  7. É a segunda vez que Nélson Veríssimo defronta o FC Porto na condição de treinador interino da equipa principal do SL Benfica. A primeira vez ocorreu na final da Taça de Portugal, em 2020, com a vitória a sorrir aos dragões (2-1);
  8. Em 12 jogos disputados frente ao SL Benfica como treinador do FC Porto, Sérgio Conceição tem um saldo de 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas;
  9. O FC Porto chega a este clássico em 2.º lugar do Campeonato (ainda que com igualdade pontual com o Sporting CP antes da sua vitória frente ao Portimonense SC), com uma vantagem de 4 pontos sobre o seu adversário;
  10. No plantel do FC Porto há 3 jogadores que marcaram mais do que uma vez ao SL Benfica. Mbemba, Sérgio Oliveira e Evanilson têm 2 golos cada um. No plantel encarnado, apenas Rafa faturou mais do que em uma ocasião (também duas) em confrontos com o rival da cidade invicta.

JOGADORES A TER EM CONTA

Vitinha FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vitinha (FC Porto) – O jovem médio português está numa forma superlativa. Tem sido dono e senhor do meio campo portista e tem feito a diferença tanto a atacar como a defender.

É forte no passe, exímio no drible e retenção de bola e está cada vez mais maduro na ocupação dos espaços e na interpretação do momento defensivo do jogo. Brilhou na semana passada e será, com toda a certeza, um elemento chave no jogo de hoje.

João Mário Estoril-Praia SAD 1-1 SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

João Mário (SL Benfica) – Começou a época a todo o gás, mas tem vindo a perder fulgor. Todavia, se é Vitinha quem comanda a sala de máquinas portista, é sobre os ombros de João Mário que recai a missão de coordenar todo o jogo ofensivo do SL Benfica.

A qualidade está lá e se o internacional português for capaz, neste ciclo que agora se inicia, de recuperar os melhores níveis exibicionais, pode ser decisivo no clássico de mais logo.

XI’S PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Mbemba, Zaidu; Uribe, Vitinha, Otávio, Corona; Taremi e Toni Martínez.

Treinador: Sérgio Conceição

SL Benfica (4x3x3): Vlachodimos; Gilberto, André Almeida, Vertonghen, Gil Dias; Weigl, João Mário, Paulo Bernardo; Rafa, Everton e Yaremchuk.

Treinador: Nelson Veríssimo

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-1 SL BENFICA

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting permitiu domínio inicial ao Galatasaray mas segunda parte de luxo dá os primeiros 3 pontos aos leões na Champions League

O Sporting e o Galatasaray enfrentaram-se durante a noite desta quarta-feira, em jogo da primeira jornada da Champions League.

PSG goleia Slovan com 2 jogadores em destaque: eis todos os resultados do dia da Champions League

O PSG goleou o Slovan Bratislava por 6-1 no arranque da Champions League. Fica com todos os resultados do dia da prova.

Vangelis Pavlidis desbloqueia o marcador no Moreirense x Benfica

O Moreirense recebe o Benfica num encontro da terceira jornada da Primeira Liga. Vangelis Pavlidis marcou o primeiro golo do jogo.

Rodrigo Zalazar bate livre de forma espetacular e Sporting está a vencer por 3-1 o Galatasaray

O Sporting e o Galatasaray estão a enfrentar-se durante esta quarta-feira, num encontro relativo à Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo marca novo golo no triunfo do Al Nassr e Bruno Lage também sai com vitória: eis os resultados do dia da Liga...

O Al Nassr venceu em casa o Abha por 2-1 e o Al Diriyah ganhou fora de casa ao Al Fateh pelo mesmo resultado. Vê os resultados da Liga Saudita.

Joan Laporta reage às queixas de José Mourinho sobre arbitragem: «Desde que não ultrapassem a linha do respeito»

Joan Laporta pediu respeito e concórdia institucional a José Mourinho e ao Real Madrid após as recentes queixas sobre a arbitragem espanhola.

João Cancelo fala sobre o Benfica após vitória do Barcelona sobre o Feyenoord: «É um clube especial para mim»

O Barcelona venceu o Feyenoord por 5-1 na Champions League. João Cancelo prestou declarações após o encontro.