2. Pepa
🗺 Destino: o 𝕱𝖚𝖙𝖚𝖗𝖔.
𝐏𝐄𝐏𝐀 apresenta-se ao serviço do 𝕽𝖊𝖎 👑Sabe mais em 👉 https://t.co/pkAYSUFGKD pic.twitter.com/BltzvIoF40
— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) May 21, 2021
Aos 40 anos, o torriense vai já na nona época como treinador principal no escalão de seniores. Tem construído uma carreira sólida, subindo a pulso, e com raízes exclusivamente em Portugal (curiosamente, ainda só treinou equipas do Mondego para cima). Taticamente inteligente, comunicativamente assertivo e com uma boa filosofia de jogo e de vivência desportiva, Pepa teria no SL Benfica um regresso a casa.
De entre os treinadores no ativo em Portugal, aparenta ser a melhor solução (excluindo, naturalmente, o treinador campeão em título, Rúben Amorim). Ainda assim, Pedro Filipe viveria nas águias o primeiro grande desafio da carreira. Contudo, convém lembrar que o último treinador a trocar o Vitória SC pelo SL Benfica também deu, então, o maior salto da sua carreira e veio a sagrar-se bicampeão nacional.
Também com Pepa haveria garantias de que se materializaria aquela que tem sido apontada pelo próprio clube como “a” fórmula de sucesso para o futuro: a aposta na formação. A especulação e os rumores relativos a uma eventual chegada de Pepa ao SL Benfica têm sido tão ruidosos que já chegaram aos ouvidos do próprio.
Pepa apenas venceu uma Taça da Liga, pelo Moreirense FC… mas não disputou a final-four (fez parte da época, mas viria a ser substituído) e leva 131 vitórias em 311 jogos, numa taxa de sucesso de 42,1%.