Final a final, assim se fez o campeão

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

O texto desta semana descreve de uma forma geral qual foram os momentos marcantes da época do tetracampeão. Num ano onde voltou-se a provar que são os pequenos que roubam os pontos mais importantes aos grandes, o Benfica também foi uma das vitimas desse mais frequente fenómeno.

Começando por momentos que podiam ter sido fatais para a perda do inédito titulo não podemos esquecer as duas derrotas que marcaram a época até ao momento: na deslocação ao Estádio dos Barreiros a equipa de Rui Vitória trouxe na bagagem 0 pontos merecidos em combate, enquanto que os rivais conquistavam 3 pontos nos seus estádios, o Benfica perdia por 2-1 num encontro onde nunca esteve na frente do marcador. Além desta triste deslocação, a ida ao Estádio do Bonfim também não trás boas memórias. Num encontro onde Rui Vitória estava castigado na bancada, a falta de liderança no banco de suplentes foi notada em campo com o Benfica a voltar a não marcar em 90 minutos de jogo (quando é que tinha isso acontecido? Lá está, não me lembro). Nesta décima nona jornada, ao contrário do Benfica, os seus rivais cumpriam com os seus objetivos e conquistavam os 3 pontos que os adeptos exigiam. 6 pontos perdidos que poderiam ter dado o tetracampeonato mais cedo do que a data comemorativa.

Já se pensa no próximo Fonte: SL Benfica
Já se pensa no próximo
Fonte: SL Benfica

Terminando assim com os 2 pesadelos, vamos agora tratar da meia dúzia de empates deste campeonato. Se na deslocação ao Bonfim perdemos 3 pontos, na receção o Benfica também não triunfou e ofereceu 1 ponto ao Vitória de Setúbal. A segunda jornada do campeonato mostrava assim a primeira perda de pontos do Benfica deixando o Porto e o Sporting a ficarem a comandar o campeonato. O empate no Dragão acabou por ser negativo e positivo ao mesmo tempo: se por um lado perdemos 2 pontos, o ponto conquistado ao minuto 92 ofereceu-nos o momento mais marcante, para mim, da época inteira. Agradecer assim ao André Horta pelo cruzamento e ao Lisandro pelo cabeceamento que gelou o Estádio do Dragão.

Sete partidas depois chegava um dos encontros mais estranhos da época. O Boavista conquistava 1 ponto no nosso relvado num encontro que ficou marcado pelos 6 golos nos 90 minutos. O Benfica sofreu 3 na primeira metade e na segunda parte restabeleceu a igualdade de uma forma impressionante: 2 pontos perdidos de uma forma infantil. Na jornada 26 acontecia o que menos era desejável, o Benfica empatava a 0 na cidade capital do Móvel e oferecia ao Porto a possibilidade de colocar-se na liderança do campeonato, bastando aos azuis e brancos vencer o Vitória de Setúbal na Invicta. O que aconteceu? Obrigado ao João Carvalho por estragar a festa azul e branca. Repetiram-se depois dois empates frente aos azuis e brancos e aos leões de alvalade com o resultado de 1-1 na mesma partida. Ficam assim perdidos 12 pontos (só em empates) que podiam ter sido prejudiciais para o tetracampeão.

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges alerta para dificuldades da 2ª volta e do AVS SAD: «A dificuldade vai aumentar nos próximos 4 meses»

Rui Borges fez a antevisão do Sporting x AVS SAD. Encontro vai decidir última equipa nas meias-finais da Taça de Portugal.

Alanyaspor de João Pereira goleia Boluspor na Taça da Turquia com bis de Ianis Hagi e Steve Mounie

O Alanyaspor derrotou o Boluspor por 4-0 na jornada 3 da Taça da Turquia. Ianis Hagi e Steve Mouni foram os autores dos golos.

Francisco Trincão chega a acordo com o Sporting para renovar e já é conhecida a nova cláusula de rescisão do extremo

Francisco Trincão chegou a acordo com o Sporting para a renovação. Extremo vai continuar nos leões até 2030.

Bruno Fernandes revela que esteve próximo de jogar às ordens de José Mourinho: «Encontrei-me com o José Mourinho e tudo mas não se concretizou»

Bruno Fernandes confessou que esteve próximo de assinar pelo Tottenham de José Mourinho, mas o Sporting bloqueou a sua saída.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira chega aos 25 milhões de euros e está perto de trazer de volta ao Brasileirão jogador que não rendeu na...

Jhon Arias está muito perto do Palmeiras. Avançado próximo de regressar ao Brasileirão pela porta da equipa de Abel Ferreira.

Morten Hjulmand poderá sair no final da temporada e Sporting já procura reforço para o meio-campo

O Sporting já tem alvos identificados para substituir Morten Hjulmand na próxima temporada. É esperada a saída do médio dinamarquês no final da época.

Sporting pode mudar todo o meio-campo na próxima época e já olha para o mercado

Morten Hjulmand e Hidemasa Morita podem deixar o Sporting no próximo verão. Mudança pode significar revolução no meio-campo.