Finalmente chegou o Clássico

- Advertisement -

Chegou o primeiro clássico dos três grandes. Chegou o grande clássico do futebol português. Chegou, ou está quase a chegar, o clássico que coloca frente a frente o Sport Lisboa e Benfica com o Futebol Clube do Porto para o campeonato nacional.

A Liga NOS recebe na sétima jornada o jogo mais esperado das últimas jornadas. Numa disputa pelo primeiro lugar, o Benfica regressa a casa para regressar às vitórias no campeonato e o Porto vem a Lisboa para conquistar a quarta vitória consecutiva e manter a pressão existente com o Sporting de Braga.

Não se antevê uma partida fácil para nenhum dos dois adversários. O Benfica vem de um empate frente ao Desportivo de Chaves numa partida onde o Benfica fez dos piores jogos dos últimos tempos. Além da má exibição, o Benfica ficou refém de dois centrais que vão falhar a recepção ao campeão nacional. Jardel saiu lesionado na primeira parte e só regressará daqui a algumas semanas e Conti acabou por ser expulso na reta final da partida. Assim sendo, e com a reforma de Luisão, Rui Vitória terá que apostar ou em Lema, ou em Ferro, ou numa adaptação de última hora: já vimos Fejsa a fazer essa posição e Samaris também já dividiu em tempos a defesa com Lindelof.

A meu ver, a melhor escolha, é a adaptação de Samaris a central, mas teremos de esperar pela hora do jogo para ver qual a decisão do técnico português. Ausente do clássico, do lado portista, é de Aboubakar. O ponta de lança africano foi operado ao joelho e está ausente dos relvados cerca e seis meses. Uma ausência que deixa o Benfica “um pouco” mais descansado pois o camaronês era um autêntico perigo para uma defesa frágil como a encarnada.

Jonas, o homem golo do Benfica que raramente marca em jogos grandes. Que esta partida seja dele e que se destaque na hora de fazer abanar as redes da equipa portista
Fonte: SL Benfica

Como tem sido os anteriores clássicos, estas duas equipas costumam proporcionar bonitos momentos de futebol. Contudo, o Futebol Clube do Porto costuma ser a equipa mais ofensiva, mas mais segura defensivamente, muito devido ao esquema tático. O Porto, ofensivamente, joga num esquema tático de 4-4-2 mas na altura de recuar no terreno joga em 4-3-3 com Otávio a fechar o centro do terreno.

O Benfica, agora com Gabriel, acabou por mudar um pouco a forma de trabalhar o meio-campo. Pizzi voltou a ser o homem mais ofensivo e Gabriel, muitas vezes, é o homem que recua no terreno e poderá dar apoio a Fejsa, nesta difícil partida. No ataque encarnado, Rui Vitória pode apostar em tantas escolhas que é difícil antever quem vão ser os três mais ofensivos. Do lado Portista a certeza é que Marega será o avançado mais móvel e a meu ver mais perigoso para a defesa encarnada. A sua velocidade, a facilidade com que pode aparecer em zonas de decisão ou desequilíbrio fazem dele uma peça fundamental do ataque azul e branco.

Espera-se um clássico cheio de espetáculo futebolístico e com a vitória da equipa encarnada para juntar-se a FC Porto e SC de Braga na luta pela primeira posição do campeonato nacional.

Foto de Capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Silva após fazer 2 assistências no FC Porto x Benfica: «Bom jogo da nossa parte»

André Silva reagiu ao resultado do Clássico da sétima jornada da Primeira Liga, entre FC Porto e Benfica. Dragões ganharam por 3-1.

603 dias e 55 jogos: FC Porto trava registo histórico do Benfica

A derrota no Estádio do Dragão frente ao FC Porto colocou ponto final na histórica série de 55 jogos invencíveis do Benfica.

Victor Froholdt após FC Porto x Benfica: «Grande atmosfera e muito orgulhoso da equipa»

Victor Froholdt reagiu ao resultado do Clássico da sétima jornada da Primeira Liga, entre FC Porto e Benfica. Dragões ganharam por 3-1.

Fredrik Aursnes e o FC Porto x Benfica: «Foi uma noite desapontante»

Fredrik Aursnes reagiu ao resultado do Clássico da sétima jornada da Primeira Liga, entre FC Porto e Benfica. Águias perderam por 3-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica já não depende apenas de si para ser Campeão

O Benfica deixou de depender apenas de si para vencer a Primeira Liga. Derrota contra o FC Porto no Dragão muda contas encarnadas.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Benfica

O FC Porto recebeu o Benfica no Clássico da sétima jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques da partida.

FC Porto derrota Benfica no Estádio do Dragão e isola-se na liderança da Primeira Liga

O FC Porto venceu o Benfica no Estádio do Dragão por 3-1, no encontro referente à 7.ª jornada da Primeira Liga.