Finalmente chegou o Clássico

- Advertisement -

Chegou o primeiro clássico dos três grandes. Chegou o grande clássico do futebol português. Chegou, ou está quase a chegar, o clássico que coloca frente a frente o Sport Lisboa e Benfica com o Futebol Clube do Porto para o campeonato nacional.

A Liga NOS recebe na sétima jornada o jogo mais esperado das últimas jornadas. Numa disputa pelo primeiro lugar, o Benfica regressa a casa para regressar às vitórias no campeonato e o Porto vem a Lisboa para conquistar a quarta vitória consecutiva e manter a pressão existente com o Sporting de Braga.

Não se antevê uma partida fácil para nenhum dos dois adversários. O Benfica vem de um empate frente ao Desportivo de Chaves numa partida onde o Benfica fez dos piores jogos dos últimos tempos. Além da má exibição, o Benfica ficou refém de dois centrais que vão falhar a recepção ao campeão nacional. Jardel saiu lesionado na primeira parte e só regressará daqui a algumas semanas e Conti acabou por ser expulso na reta final da partida. Assim sendo, e com a reforma de Luisão, Rui Vitória terá que apostar ou em Lema, ou em Ferro, ou numa adaptação de última hora: já vimos Fejsa a fazer essa posição e Samaris também já dividiu em tempos a defesa com Lindelof.

A meu ver, a melhor escolha, é a adaptação de Samaris a central, mas teremos de esperar pela hora do jogo para ver qual a decisão do técnico português. Ausente do clássico, do lado portista, é de Aboubakar. O ponta de lança africano foi operado ao joelho e está ausente dos relvados cerca e seis meses. Uma ausência que deixa o Benfica “um pouco” mais descansado pois o camaronês era um autêntico perigo para uma defesa frágil como a encarnada.

Jonas, o homem golo do Benfica que raramente marca em jogos grandes. Que esta partida seja dele e que se destaque na hora de fazer abanar as redes da equipa portista
Fonte: SL Benfica

Como tem sido os anteriores clássicos, estas duas equipas costumam proporcionar bonitos momentos de futebol. Contudo, o Futebol Clube do Porto costuma ser a equipa mais ofensiva, mas mais segura defensivamente, muito devido ao esquema tático. O Porto, ofensivamente, joga num esquema tático de 4-4-2 mas na altura de recuar no terreno joga em 4-3-3 com Otávio a fechar o centro do terreno.

O Benfica, agora com Gabriel, acabou por mudar um pouco a forma de trabalhar o meio-campo. Pizzi voltou a ser o homem mais ofensivo e Gabriel, muitas vezes, é o homem que recua no terreno e poderá dar apoio a Fejsa, nesta difícil partida. No ataque encarnado, Rui Vitória pode apostar em tantas escolhas que é difícil antever quem vão ser os três mais ofensivos. Do lado Portista a certeza é que Marega será o avançado mais móvel e a meu ver mais perigoso para a defesa encarnada. A sua velocidade, a facilidade com que pode aparecer em zonas de decisão ou desequilíbrio fazem dele uma peça fundamental do ataque azul e branco.

Espera-se um clássico cheio de espetáculo futebolístico e com a vitória da equipa encarnada para juntar-se a FC Porto e SC de Braga na luta pela primeira posição do campeonato nacional.

Foto de Capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho rejeita milagre na 2ª mão: «É necessário jogar muito bem. Milagres não»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico recusou necessidade de milagres.

José Mourinho não vai estar no banco no regresso ao Santiago Bernabéu: «A única coisa positiva que vejo é que não vou à imprensa...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou nas consequências da expulsão.

José Mourinho foi expulso e deixou críticas ao árbitro: «Não ficou contente em jogar só este jogo e quis jogar o próximo. Ele sabe...

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico abordou expulsão.

José Mourinho e o caso entre Vinícius Júnior e Prestianni: «Passa-se sempre com o mesmo, é a única coisa que não se entra»

José Mourinho analisou a derrota do Benfica contra o Real Madrid na Champions League. Técnico falou de Vinícius Júnior.

PUB

Mais Artigos Populares

Federico Valverde e o alegado racismo a Vinicius Júnior: «Se tapas a boca para dizer algo…»

Federico Valverde marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Kylian Mbappé deixa nova mensagem após acusações de racismo: «Baila Vinícius Júnior»

Kylian Mbappé voltou a deixar uma mensagem a Vinícius Júnior. Avançado deixou nova publicação nas redes sociais.

Álvaro Arbeloa responde ao Bola na Rede: «Arda Guler é um jogador especial, é dos diferentes»

Álvaro Arbeloa respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois de uma vitória do Real Madrid contra o Benfica por uma bola a zero.