📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Finalmente paz para Mile

- Advertisement -

Mile Svilar é um caso especial de precocidade. Menino prodígio vindo da conceituada escola belga, com mais de duas dezenas de internacionalizações nas selecções jovens, exige na chegada a Lisboa protagonismo imediato e um lugar cativo na primeira equipa. À custa de uma evolução saudável e acentuada no tempo, é lançado às feras em jogos de Liga de Campeões, surgindo numa fase horrenda de Rui Vitória: depois do desastre de Basileia, Júlio César cede espaço a Bruno Varela, que, não estando também de todo preparado, luta durante umas semanas pela titularidade com o belga de dezoito anos. Entre 14 de Outubro e 5 de Novembro de 2017, Svilar faz todos os minutos, assumindo a baliza na jornada dupla frente ao Manchester United de José Mourinho, na qual a notória falta de preparação para o nível de topo é resumida no famoso auto-golo após balão inofensivo para a área.

Numa idade na qual o tempo de jogo se torna crucial para a evolução do atleta, o SL Benfica comete erro crasso no desenvolvimento sustentável da sua futura estrela, ao mantê-lo no plantel para 2018/19, entregando-lhe as taças de Portugal e da Liga. Quando o atleta suplicava por minutos, e podendo remetê-lo para a equipa B numa fase transitória ou empresta-lo com garantias de titularidade, o clube decide que Svilar é para ficar como segundo guarda-redes, na sombra de Odysseas. Naturalmente, os números são escassos: 12 jogos que traduzem 1080 minutos, uma época de estagnação e o adiar da confirmação de todo o potencial que lhe é reconhecido.

A estreia de Svilar na Champions, aos 18 anos
Fonte: SL Benfica

É no verão seguinte que entra o planeamento de Bruno Lage, que entrega a Mile definitivamente o espaço ideal de crescimento: a baliza da equipa B é dele em 2019/20, depois de várias ofertas de empréstimo rejeitadas, segundo noticiado na comunicação social. É agora visível um projecto a curto e médio prazo, numa aposta séria nas capacidades do imberbe belga, que tem tudo para assumir a baliza encarnada nos anos vindouros.

Valendo-se do seu forte sentido posicional, elasticidade e coragem, Svilar é um guarda-redes moderno, não se coibindo de fechar uns metros à frente de forma a anular a profundidade adversária e funcionar como líbero – é, nesse sentido, o melhor guarda-redes nos quadros. Dos sete jogos do SL Benfica B até agora na Liga Pro, Mile completou os 630′ correspondentes, exibindo bons pormenores apesar da inconsistência da equipa liderada por Renato Paiva e dos 10 golos sofridos.

A direccioná-lo no seu desenvolvimento terá dois bons treinadores de guarda-redes. O “Record” desta semana noticiava o plano de acompanhamento que Fernando Ferreira teria preparado para Mile. O treinador de guarda-redes que transitou com Lage da equipa B é alguém de créditos firmados, com passagens pela formação do Sporting CP, Real SC e 1º de Agosto – o mesmo que garantiu uma excelente segunda-volta a Odysseas, com oito clean sheets em dezanove jogos, um registo exemplar e digno de atenção.

Na equipa B, Paulo Lopes, o “senhor da trave”, terá certamente conhecimentos cirúrgicos da posição, fruto da larga experiência e da carreira de vinte anos ao mais alto nível, passada em todos os escalões profissionais do futebol nacional: um senhor na verdadeira acepção da palavra e que certamente ajudará o menino Svilar a perpetuar a excelente fase que atravessa.

Fonte: SL Benfica

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

 

 

 

 

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Farense x Benfica B foi lugar de reviravolta épica: eis o roteiro de cinema que ditou a vitória algarvia na Segunda Liga

O Farense recebe o Benfica esta noite. Esta temporada, os algarvios já defrontaram o Benfica... B, num jogo absolutamente épico.

Benfica acelera renovações e pretende segurar 9 talentos que venceram o Mundial Sub-17 por Portugal

O Benfica está a negociar as renovações de todos os vencedores do Mundial Sub-17 por Portugal. Dossiers encarados como prioritários.

Rúben Neves recusa renovar com o Al Hilal e tem 4 interessados de peso na Premier League para janeiro

Rúben Neves termina contrato em 2026 e o Al Hilal quer vender-lo em janeiro. Manchester United, Tottenham, Newcastle e o West Ham estão na corrida.

Benfica e FC Porto com mais concorrência na corrida por Souffian El Karouani: eis o novo interessado no lateral

Souffian El Karouani é alvo de Benfica e FC Porto... e não só. O Marselha entrou com tudo no negócio e está a observar o jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Leila Pereira e o ano desportivo do Palmeiras: «Como é que eu posso vencer a Libertadores se os meus jogadores não remataram uma vez?»

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, refletiu sobre aquele que foi o primeiro ano sem títulos desde a chegada de Abel Ferreira.

José Morais anunciado como treinador do Al Sharjah

Esta terça-feira, o Al Sharjah dos Emirados Árabes Unidos anunciou que José Morais irá assumir o comando técnico do clube.

Hansi Flick e o regresso de Marc-André ter Stegen ao onze do Barcelona: «É o capitão e é muito importante para a equipa»

Hansi Flick abordou o regresso de Marc-André ter Stegen, que esteve afastado durante sete meses devido a um conjunto de lesões.