📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força da Tática | FC Porto arrasa as costas da defesa encarnada

- Advertisement -

A ANÁLISE TÁTICA DA VITÓRIA DOS DRAGÕES SOBRE O BENFICA POR 3-0

O FC Porto recebeu e bateu o SL Benfica por 3-0 e apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal.

No 14.º embate entre ambos relativo à Taça de Portugal disputado a Norte, o Porto somou a sua oitava vitória. Registam-se ainda três empates e três vitórias encarnadas numa história que começou em 1939.

Com Sérgio Conceição e Jorge Jesus suspensos, este foi o jogo dos adjuntos. Vítor Bruno levou a melhor e são já sete vitórias em outros tantos jogos quando é chamado a orientar a equipa a partir do banco.

Nas equipas iniciais, a maior novidade passou pela mutação do habitual 3x4x3 encarnado com a introdução de Adel Taarabt na zona central, para tentar criar superioridade face ao habitual meio-campo a dois do FC Porto.

Porém, esta novidade não parece ter apanhado Sérgio Conceição e a sua equipa de surpresa, visto que em organização defensiva, o FC Porto colocou dois jogadores à frente da defesa para ocupar o espaço entrelinhas.

Com uma estrutura de 4x2x3x1, os dragões não permitiram qualquer jogo interior, restando à turma da Luz procurar Rafa e Darwin em movimentos nas costas da defesa. Foram muitas vezes solicitados, mas de forma algo ansiosa e com precipitação para chegar a zonas de finalização.

Precipitação esta que se deveu ao FC Porto ter marcado dois golos nos primeiros seis minutos, e a partir daí, o paradigma do jogo ter mudado radicalmente.

Os dragões ganharam confiança, foram agressivos e exploraram muito bem as costas da defesa encarnada, chegando dessa forma ao terceiro golo.

FC Porto SL Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Esta foi de resto a chave do encontro, sobretudo pela repetição do duelo Luis Diaz x André Almeida, sempre a pender para o colombiano. Parecem ter voltado os problemas de controlo da profundidade da equipa de Jesus, após a lesão de Lucas Veríssimo.

Ao cair do pano, Evanilson -havia bisado- foi expulso e no regresso das cabines, Jesus mudou para 4x4x2, o seu sistema habitual até à presente temporada.

Na segunda parte o FC Porto recuou o bloco, defendeu perto da baliza e permitiu muito poucas oportunidades à equipa encarnada.

Com pouca profundidade para explorar, a equipa da Luz, que teve mais bola, não encontrou soluções para romper o bloco portista e quase todos os ataques acabaram em cruzamento para a área, sem grande sucesso.

Por uma ou outra vez, o FC Porto conseguiu sair e criar situações de igualdade numérica em transição, ficando mais perto de chegar ao 4-0 que o Benfica de reduzir para 3-1.

 

NOTAS FINAIS

  • Grande leitura de jogo de Sérgio Conceição que anulou o espaço entrelinhas que Jesus tentou aproveitar com a inclusão de Taarabt no 11 inicial. O 3x5x2 do Benfica esbarrou na competência defensiva dos dragões, e também na sua agressividade. Taremi, tal como Paulinho fez no Benfica- Sporting, perseguiu Weigl diretamente, numa marcação HxH impiedosa.
  • Muita ineficácia encarnada no momento ofensivo. Tentaram-se apenas duas formas de ferir os azuis e brancos: na primeira parte através de bolas na profundidade, solicitando sobretudo Rafa, na segunda parte, com cruzamentos para a área. Nenhuma das duas teve sucesso nem colocou a defensiva adversária em perigo.
  • Enorme as exibições de Luis Diaz e Vitinha. O primeiro fez um jogo ao seu estilo, com muita irreverência e capacidade no duelo individual, sendo o responsável pelos melhores momentos do FC Porto na partida. Já o internacional sub-21 português marcou um belo golo, somou várias boas ações (tremenda capacidade de decisão) e mostrou ainda que também pode acrescentar no processo defensivo.
Golos, picardias, polémica e FC Porto nos quartos de final. Para a semana há mais.
Afonso Cabral
Afonso Cabralhttp://www.bolanarede.pt
O Afonso Cabral é comentador do Bola na Rede TV e participa na rubrica "Força da Tática" do Bola na Rede. É co-responsável do departamento de análise do G.D.Estoril Praia e treinador da UEFA nível C.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid foi atingido por um Rayo soma 2º jogo consecutivo sem vencer e empata na La Liga

O Real Madrid somou o segundo desaire consecutivo da época. Depois da derrota na Champions League, empate com o Rayo Vallecano na La Liga.

Internacional francês Léo Dubois anuncia reforma aos 31 anos

Léo Dubois, internacional francês com passagens no Nantes, Lyon e Galatasaray anunciou a reforma com apenas 31 anos.

Ivo Vieira não resiste à derrota contra o Vitória SC e está de saída do Tondela

Ivo Vieira vai deixar de ser treinador do Tondela. Decisão está tomada e demissão do técnico será oficializada em breve.

Eis os onzes oficiais de Famalicão e FC Porto para a 11ª jornada da Primeira Liga

O Famalicão recebe o FC Porto na 11.ª jornada da Primeira Liga. Eis os onzes oficiais das duas equipas antes da paragem das seleções.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca garante que Fenerbahçe pagou quase 750 mil euros pela suíte de luxo ocupada por José Mourinho por 15 meses

O Fenerbahçe teve de pagar a hospedagem de José Mourinho na Turquia. Conta chega perto dos 750 mil euros para o clube turco.

Ricardo Silva e o seu modelo de jogo: «Gosto que as minhas equipas sejam protagonistas dentro do campo, com um jogo acelerado que procura...

Ricardo Silva é treinador com passagem no Paços de Ferreira e Vilaverdense. Na entrevista do Bola na Rede falou do seu modelo de jogo.

Al Rayyan de Artur Jorge goleia com póker de Roger Guedes

Este domingo, o Al Rayyan de Artur Jorge deslocou-se ate ao terreno do Al-Shahaniya, na 7.ª jornada da Liga do Catar, vencendo por 5-1.