📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Amaral: “Só” mais um?

- Advertisement -

Há dois anos que digo “o Amaral é o melhor jogador da equipa”. Há dois anos que acompanho ao vivo e a cores as temporadas do Vitória FC. Incrivelmente, a primeira coincidiu com a estreia de João Amaral na primeira liga. Aos 24 anos, o extremo português estreou-se profissionalmente após contratação da equipa sadina. Não era o que mais brilhava, não era o que mais mostrava, mas é o típico “gosto daquele miúdo; vai dar coisa”.

O próprio José Couceiro afirmou que “aos 10 minutos de jogo, o João pensava que já havia 80. Já quase queria ser substituído”. O trabalho foi feito, a massa muscular aumentou, tal como o ritmo de jogo, e o Vitória passou a andar às costas de Amaral. Este ano, aconteceu o mesmo – mas desta vez ele tinha companhia, tinha o Gonçalo Paciência. O Gonçalo rumou ao FC Porto no Inverno e agora chegou a vez do João subir também.

O Benfica anunciou a contratação de João Amaral, depois de uns negócios já adiantados no ano passado. A questão aqui é: um bom jogador num Vitória, nem sempre é suficiente para um grande. Esta é a realidade. Há exceções, como é óbvio, mas é importante ter sempre em mente que nem todos os que brilham nos ditos pequenos brilham num grande.

Será possível inclui Amaral no Benfica? Terá Amaral qualidade para jogar no Benfica? Isto sem discutir sequer questões de titularidade.

A verdade é que anseio pela pré-temporada, que desejo que não seja mais um “para emprestar” (essa coisa tão típica do clube da Luz). A qualidade está lá e isso é inegável. Arrisco-me a dizer até que, mesmo com 26 anos, o extremo ainda pode ser moldado e potencializado. Creio que pode dar mais do que já deu – desde que caia nas mãos corretas. Em caso de sucesso fico feliz. Numa curta carreira na primeira liga, vê-lo rumar já a um grande é recompensador. Se me dissessem para escolher um jogador do Vitória FC para rumar à Luz, João Amaral seria a minha primeira escolha, sem hesitação.

É preciso, no entanto, ser racional e separar o trigo do joio. Amaral só terá lugar com muito trabalho, raça, querer e ambição. Mas terá toda uma pré temporada para provar o seu valor ao técnico encarnado. Se o conseguir provar, tenho a certeza de que rapidamente cairá nas graças dos adeptos benfiquistas (tal como aconteceu em Setúbal). Caso contrário, e se for para andar na B e fora das convocatórias, prefiro que o Benfica o empreste a um clube onde possa continuar a jogar regularmente.

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alvo de vários clubes na Premier League fica com cláusula de 73 milhões de euros para janeiro

Antoine Semenyo, avançado do Bournemouth, pode ser solução imediata para vários gigantes ingleses, já que não vai jogar a CAN.

Dani Benítez revela drama vivido após doping por cocaína: «Durante sete meses pensava em suicidar-me»

Dani Benítez, antiga promessa do Granada, admite ter pensado em suicídio durante meses, por conta das drogas.

Thomas Tuchel promete falar com todos os jogadores da pré-lista de Inglaterra para o Mundial 2026

Thomas Tuchel, selecionador inglês, garantiu que vai contactar todos os jogadores que estão na pré-lista, para o Mundial 2026.

Ronald Koeman confiante no futuro dos Países Baixos: «Não vejo muitas equipas que sejam superiores a nós»

Ronald Koeman, selecionador neerlandês, acredita no potencial dos Países Baixos e já aponta o caminho para subir de nível.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez: «As críticas e as dúvidas fazem parte. O que não gosto são críticas que não são merecidas ou mentiras»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Roberto Martínez presente no International Club of Portugal: «É uma oportunidade para aprender mais sobre o nosso povo português»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Cristiano Ronaldo | O “Adeus” do Eterno Capitão

Com Cristiano Ronaldo, Portugal deixou de ser uma seleção que poderia surpreender para se tornar numa seleção que tinha de vencer.