João Amaral: “Só” mais um?

- Advertisement -

Há dois anos que digo “o Amaral é o melhor jogador da equipa”. Há dois anos que acompanho ao vivo e a cores as temporadas do Vitória FC. Incrivelmente, a primeira coincidiu com a estreia de João Amaral na primeira liga. Aos 24 anos, o extremo português estreou-se profissionalmente após contratação da equipa sadina. Não era o que mais brilhava, não era o que mais mostrava, mas é o típico “gosto daquele miúdo; vai dar coisa”.

O próprio José Couceiro afirmou que “aos 10 minutos de jogo, o João pensava que já havia 80. Já quase queria ser substituído”. O trabalho foi feito, a massa muscular aumentou, tal como o ritmo de jogo, e o Vitória passou a andar às costas de Amaral. Este ano, aconteceu o mesmo – mas desta vez ele tinha companhia, tinha o Gonçalo Paciência. O Gonçalo rumou ao FC Porto no Inverno e agora chegou a vez do João subir também.

O Benfica anunciou a contratação de João Amaral, depois de uns negócios já adiantados no ano passado. A questão aqui é: um bom jogador num Vitória, nem sempre é suficiente para um grande. Esta é a realidade. Há exceções, como é óbvio, mas é importante ter sempre em mente que nem todos os que brilham nos ditos pequenos brilham num grande.

Será possível inclui Amaral no Benfica? Terá Amaral qualidade para jogar no Benfica? Isto sem discutir sequer questões de titularidade.

A verdade é que anseio pela pré-temporada, que desejo que não seja mais um “para emprestar” (essa coisa tão típica do clube da Luz). A qualidade está lá e isso é inegável. Arrisco-me a dizer até que, mesmo com 26 anos, o extremo ainda pode ser moldado e potencializado. Creio que pode dar mais do que já deu – desde que caia nas mãos corretas. Em caso de sucesso fico feliz. Numa curta carreira na primeira liga, vê-lo rumar já a um grande é recompensador. Se me dissessem para escolher um jogador do Vitória FC para rumar à Luz, João Amaral seria a minha primeira escolha, sem hesitação.

É preciso, no entanto, ser racional e separar o trigo do joio. Amaral só terá lugar com muito trabalho, raça, querer e ambição. Mas terá toda uma pré temporada para provar o seu valor ao técnico encarnado. Se o conseguir provar, tenho a certeza de que rapidamente cairá nas graças dos adeptos benfiquistas (tal como aconteceu em Setúbal). Caso contrário, e se for para andar na B e fora das convocatórias, prefiro que o Benfica o empreste a um clube onde possa continuar a jogar regularmente.

Joana Libertador
Joana Libertadorhttp://www.bolanarede.pt
Tem a vaidade, o orgulho, a genica, a chama imensa. Para além da paixão incontrolável pelo Benfica, tem um carinho especial pelas equipas que vestem vermelho e branco. Menos na NBA. Aí sofre por aqueles que vestem branco, ou azul, ou amarelo, ou preto (depende do dia) - os GS Warriors.                                                                                                                                                 A Joana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona encantado com João Cancelo: «Deem algum crédito a este homem!»

O Barcelona fez duas publicações dedicadas a João Cancelo após a vitória frente ao Atlético Madrid. «Deem algum crédito a este homem!».

Hansi Flick explica irritação de Lamine Yamal e enaltece vitória do Barcelona frente ao Atlético Madrid: «Controlámos o jogo»

Hansi Flick analisou a vitória do Barcelona frente ao Atlético Madrid. O treinador alemão explicou a irritação de Lamine Yamal no final do encontro.

Já é conhecido o árbitro do Sporting x Arsenal para a Champions League

A UEFA revelou este domingo a equipa de arbitragem para o Sporting x Arsenal. Alemão Daniel Siebert será o árbitro principal do encontro.

Rúben Neves critica atuação de Luís Godinho no jogo do Al Hilal na Arábia Saudita: «É claramente falta»

Rúben Neves deixou críticas para a atuação do árbitro português, Luís Godinho, no encontro entre o Al Hilal e o Al Taawoun, da Liga da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Marc Guéhi garante feito histórico: já venceu o Liverpool por 5 vezes nesta temporada

Marc Guéhi venceu o Liverpool cinco vezes nesta temporada. O defesa-central inglês esteve perto de ser reforço dos reds no mercado de verão.

Hóquei em Patins: Portugal perde com a Argentina e falha a final da Taça das Nações

Portugal perdeu este sábado contra a Argentina por 3-1 e foi eliminado da Taça das Nações de Hóquei em Patins.

Inter Miami cede empate na estreia do novo estádio e Leo Messi faz o primeiro golo da sua equipa no recinto

O Inter Miami empatou a dois golos frente ao Austin FC, no jogo que marcou a estreia do novo estádio da equipa de Miami. Leo Messi fez o primeiro golo da sua equipa no novo recinto.