João Neves | O PSG é o caminho ideal?

- Advertisement -
Benfica

Ao que tudo indica, e segundo diversos meios de comunicação franceses, João Neves estará a caminho do Paris Saint-Germain por uma verba a rondar os 60 milhões de euros +10 milhões em objetivos. Os valores que o internacional português irá auferir ainda não foram divulgados.

O médio formado e, atual, jogador do Benfica, junta-se assim aos seus compatriotas, Nuno Mendes, Vitinha, Danilo Pereira e Gonçalo Ramos.

Um negócio que levanta várias dúvidas, pois o jogador, durante a época, prolongou o seu contrato com os encarnados, numa renovação que, ao que tudo indica, foi fácil. Porém, deve ter existido alguma alteração nos planos, seja da direção ou do jogador, pois este é um valor irrisório, tendo em conta o potencial do João Neves e o poder de compra dos parisienses.

Será este o melhor destino para João Neves?

Caso este negócio se realizasse há um ano, não seria o melhor destino para o médio português. No entanto, aos dias de hoje, é sim uma boa alternativa para a carreira de João Neves.

Comparativamente a outros aos, o PSG está a tornar-se uma equipa de projeto com cabeça, tronco e membros, sendo que antigamente, a meta era contratar as grandes estrelas e ver o que acontece. Desde a contratação de Sérgio Ramos, Messi, Donnarumma e, recuando um pouco mais, até o próprio Neymar, a equipa da capital francesa demonstrou que não sabia gerir os egos e dentro de campo, isso sentiu-se.

No ano transato, já com Luis Enrique como treinador, tudo mudou. Desde a saída de grandes estrelas, a uma ideia vincada e à aposta em jovens jogadores, o treinador espanhol soube mexer na equipa nos diversos momentos da temporada, tendo chegado às meias-finais da Liga dos Campeões, vencido a Liga Francesa e a taça francesa.

E, nestes moldes, João Neves pode ser um encaixe bastante interessante. É um jovem, promissor e demonstra habilidades que faltam ao PSG e encantam Luis Enrique. Tecnicamente é superlativo, seja ofensiva ou defensivamente. Apesar do centro de gravidade muito baixo, é inteligente e utilizar o corpo, sendo sempre muito agressivo. E acima a tudo é um jogador que está sempre ligado ao jogo. E os franceses, em certos momentos da época, necessitaram disso.

Caso o internacional português rume à capital francesa, quem sairá do meio-campo do Paris Saint Germain?. Vitinha e Fabian Ruiz são os intocáveis, neste momento. Face ao campeonato da Europa que ambos fizeram, mas também pela época transata.

Apesar destes intocáveis para Luís Enrique, há muita qualidade no plantel parisiense, desde Ugarte (pode estar de saída), Zaire Emery e até mesmo Carlos Soler, atletas que podem ser opção na posição de João Neves. No entanto, existindo o interesse do treinador em contar com o jogador, este não será um problema, pois além de ter características que nenhum outro tem, o gosto pessoal do espanhol nas suas equipas esteve sempre bem patente ao longo da sua carreira, basta nos recordarmos do Barcelona e da seleção espanhola.

Imagino que João Neves possa ser utilizado ao lado de Fabian Ruiz, no vértice mais adiantado do meio-campo a três, quase sempre utilizado por Luis Enrique, sendo um box-to-box. Livre para se juntar ao ataque, pois tem qualidade no passe, e com missões defensivas bastante importantes, algo que lhe é característico.

Dário Essugo no Benfica Chaves
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Um negócio que, confirmando-se, será ótimo para João Neves, que irá jogar num grande clube da Europa com ambições na Liga dos Campeões e para o Paris Saint Germain que contará com um jogador para o presente e futuro.

Por outro lado, no meu entender, o Benfica é quem sai a perder. Fica sem uma das referências no plantel, seja dentro ou fora de campo, por uma verba que não condiz, de todo, com a qualidade do médio. De relembrar que houve o interesse equipas como o Manchester United chegou, em mercados anteriores, a fazer ofertas na casa dos 100 milhões de euros e os encarnados rejeitaram.

Uma transferência que pode ter um impacto negativo na relação entre os adeptos e a direção benfiquista que, convenhamos, não vem de uma temporada muito saudável.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.