Lições de uma reviravolta improvável

- Advertisement -

Por fim, também a postura de Rui Vitória merece destaque e nota positiva. O Sport Lisboa e Benfica é um clube com raízes muito humildes e também isso faz parte da sua identidade coletiva. Não pode haver espaço para arrogâncias e condutas inconsequentes enquanto se está ao serviço do Benfica. Rui Vitória já avisou para não contarem com ele para alimentar intrigas e miudezas que só entretêm os pobres de espírito, e agradeço-lhe muito essa postura, que é o mínimo aceitável de alguém que, inevitavelmente, reflete a imagem do clube para o exterior.

Neste momento em concreto, o espírito de união entre os jogadores é palpável e a motivação está ao rubro. Houve uma reviravolta incrível no campeonato e os méritos têm que ser bem distribuídos: aos adeptos, à equipa… E ao treinador.

Rui Vitória provou ser um líder capaz de manipular o psicológico da equipa e conseguiu criar a motivação, a união e a ambição que devolveram o Benfica ao seu habitat natural – o primeiro lugar. Lembrou aos distraídos que o Sport Lisboa e Benfica nunca, em momento algum, é de subestimar.

Resumindo, no pior cenário possível deixa-se escapar o campeonato por muito pouco, eventualmente pelo normal desgaste físico da equipa, decorrente da época que foi feita – e isso é razão nenhuma para humilhações. Desde já fez-se o improvável com os recursos disponíveis e os adeptos têm mostrado que reconhecem essa virtude ao invadirem em massa os estádios por onde passa a equipa, jornada após jornada.

Os  Fonte: SL Benfica
Os adeptos têm estado sempre ao lado dos jogadores do SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Em específico, quanto a este campeonato não nos podemos esquecer de que a pressão de o ganhar estava em toda a gente menos no Benfica. E os obstáculos que foram ultrapassados e a reviravolta mágica que ocorreu perante os nossos olhos são, por si só, razões para vaidade. E, porque se os clichés existem é por alguma razão, estava certo quem disse que o que importa não é quantas vezes caímos mas quantas vezes nos levantamos. Aconteça o que acontecer, acabamos esta época de pé.

Num plano mais geral, finalmente vejo sinais de mudança de direção para o projeto Benfica dos próximos anos. Há largas décadas que o Benfica vive aquém daquilo que é o seu potencial e daquilo que todos queremos testemunhar enquanto apaixonados por este clube. Não é só o Benfica dos anos 60 que tem que ser o auge da sua História; o Benfica do século XXI tem muita história por escrever e muita glória por conquistar. E esse percurso começa a traçar-se com treinadores dispostos a concretizar essa nossa prerrogativa.

Pode ainda não se ter ganho nada mas espero sinceramente que estejam a ser a construídas bases para um futuro melhor e, se assim for, Rui Vitória é o protagonista do início dessa mudança.

Foto de capa: SL Benfica

Leonor Caldeira
Leonor Caldeirahttp://www.bolanarede.pt
A Leonor é apaixonada pelo Benfica desde 1993, ou seja, desde que nasceu. Mora em Londres, mas o coração mantém-se no mesmo sítio: Av. General Norton de Matos, 1500-313 Lisboa, Estádio da Luz, a "casa" do Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 A Leonor não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há 22 seleções apuradas para o Mundial 2026: conhece a lista atualizada

Cabo Verde elevou para 22 o número de seleções já confirmadas no Mundial 2026. Lista está em permanente atualização.

João Noronha Lopes divulga todas as declarações de IRS desde 2017

João Noronha Lopes respondeu às dúvidas levantadas. O gestor e candidato à presidência do Benfica tornou públicas as declarações de IRS.

Chelsea e Bayern Munique iniciam disputa por defesa brasileiro da Premier League

O Bayern Munique e o Chelsea querem assegurar a contratação de Murillo. O defesa brasileiro representa o Nottingham Forest de Ange Postecoglou.

Coreia do Sul já encontrou sucessor para Son Heung-min: eis o novo craque do país asiático

Kim Min-su tem chamado a atenção do mundo do futebol nos últimos meses. O jogador está emprestado pelo Girona ao Andorra.

PUB

Mais Artigos Populares

Atlético Madrid interessado em médio da La Liga que custa 30 milhões de euros

Atlético Madrid está interessado em garantir a contratação de Luis Milla. O médio espanhol pertence ao Getafe.

Chelsea ‘assusta’ concorrentes por Enzo Fernández

O Chelsea quer receber 130 milhões de euros por Enzo Fernández e tem poucas intenções de vender o médio argentino.

Geórgia não pára de lançar avançados: há um novo craque a surgir em Espanha

A Georgia lançou nos últimos anos para a ribalta Khvicha Kvarataskhelia e Georges Mikautadze. Iuri Tabatadze pode ser o próximo destaque.