Manter ou vender o pistoleiro? | SL Benfica

O que é que tu farias em relação ao pistoleiro?

 

27 jogos e 1507 minutos, onde produziu 7 golos e duas assistências. É esta a performance de Gonçalo Ramos nesta época. Com a entrada de Nelson Veríssimo, a sua utilização cresceu exponencialmente, em detrimento de João Mário.

Talvez pelas suas características únicas – é o melhor avançado a baixar pelo centro do terreno para ligar jogo, algumas vezes até iniciando a fase de construção – a verdade é que é uma das apostas claras do atual treinador das águias. Mas será que mostrou o suficiente para continuar na próxima época?

Como já analisei na semana passada, e se se vier a confirmar a chegada de Roger Schmidt, o Benfica irá passar a jogar na maioria das vezes em 4-2-3-1, e isso não implica logo à partida que tenha de haver uma revolução no plantel.

A qualidade está lá, e mesmo que alguns dos nomes que avancei – Gakpo, Veerman ou Vinícius – cheguem à luz, não é 100% líquido que Ramos seja cedido. Schmidt gosta de apostar na juventude, o seu trabalho no PSV o demonstra, e Gonçalo Ramos pode ganhar com isso.

Mesmo que perca espaço no onze inicial, dado que a tática de Schmidt leva a que haja um ponta de lança, dois extremos e um “número 10”, poderá acabar sempre por ser opção para entrar durante as partidas. Mesmo que para isso, o Benfica tenha de passar para o segundo sistema tático favorito do treinador alemão, o 4-3-3.

Lembrando que, Gonçalo Ramos nos últimos jogos contra equipas grandes, foi utilizado por Veríssimo no esquema de 4-2-3-1 como pivot, e se contra o Sporting as coisas não saíram assim tão bem ao número 88 encarnado, contra o Liverpool, em 78 minutos, conseguiu marcar um golo, tocar 35 vezes na bola e chegar aos 70% de acerto no passe.

Ramos tem apenas 20 anos e está em claro crescimento. Olhando para o exemplo de Darwin e a diferença do que era aos 20 e do que agora aos 22, percebe-se que o português pode ainda evoluir bastante.

pistoleiro SL Benfica
Gonçalo Ramos é o mais recente exemplo de um jogador da formação encarnada a dar cartas na equipa principal
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Para isso, de uma forma ou de outra, irá contribuir Schmidt, ou mantendo-o na equipa a jogar ocasionalmente para desbloquear jogos, dar velocidade e ajudar na ligação defesa-ataque. Ou cedendo-o, e dando-lhe a oportunidade de crescer noutros ambientes.

A pior das hipóteses seria mantê-lo no plantel, com poucos minutos de jogo. Isso iria atrasar a sua evolução, como aconteceu a Ferro na segunda passagem de Jorge Jesus pelas águias, antes de ser cedido até ao fim da época aos croatas do Hajduk Split.

Se eu fosse Schmidt, Gonçalo Ramos seria para manter, nota-se que ainda tem muito para aprender, mas é uma mais valia. Vamos ver, até porque vem aí Henrique Araújo, que tem a mesma idade que o algarvio.

Artigo redigido por Rosdet Nascimento

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Rosdet Nascimento
Rosdet Nascimentohttp://www.bolanarede.pt
O Rosdet é santomense e vive em Portugal desde muito jovem. É com orgulha que faz parte do Bola na Rede e considera-se uma pessoa dedicada, motivada, focada e organizada, e prometo dar o seu melhor, como sempre faz em tudo o que se envolve. Apesar de ser informático de formação, e de ter trabalhado em empresas como a HP, Nokia, Microsoft ou Nestlé, a sua paixão sempre foi escrever. Seja blogues, textos, artigos de opinião, copywriter ou livros. Já fez de tudo um pouco e está preparado para mais um projeto.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga confirma local de estágio de pré-época e data do regresso ao trabalho

O Braga vai estagiar na Áustria nesta pré-temporada. O clube minhoto volta aos trabalhos no dia 17 de junho.

Rio Ave vai jogar na Primeira Liga 25/26 após bater Famalicão no playoff

O Rio Ave garantiu este sábado a promoção à Primeira Liga Feminina. Equipa do Vila do Conde venceu playoff ao Famalicão.

Sergi Altimira e Caio Barone apontados ao FC Porto

Sergi Altimira e Caio Barone foram apontados ao FC Porto nas últimas horas. O médio espanhol pertence ao Sevilha e o guarda-redes está no Flamengo.

Benfica com orçamento para 2025/26 chumbado

O Benfica viu o orçamento do clube para 2025/26 rejeitado pelos sócios. Sócio estão reunidos em Assembleia Geral.

PUB

Mais Artigos Populares

Ange Postecoglou deixa mensagem de despedida ao Tottenham: «Aquela noite em Bilbau foi o culminar de dois anos de trabalho árduo»

Ange Postecoglou foi demitido recentemente do comando técnico do Tottenham, depois de ter vencido a Liga Europa.

PSG com baixa de peso para o Mundial de Clubes

O PSG vai ficar privado de utilizar Ousmane Dembélé no Mundial de Clubes. O avançado francês saiu lesionado do encontro frente à Espanha.

Já se sabe quando arrancam a Primeira Liga e Segunda Liga

A Liga Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol chegaram a acordo para o arranque das competições profissionais em 2025/26.