Mehdi Carcela: A magia tem um preço

- Advertisement -

cabeçalho benfica

É encantador ver o rigor táctico ser invadido por laivos de futebol selvagem. Uma destrução criativa, que nos remete para tempos em que se improvisavam bolas e campos de futebol. É o futebol em estado puro, momentos de inspiração que nos remetem para a infância tal e qual as madalenas de Proust e que nos fascina como números de magia.

Cada vez mais impressionam, essas “performances”, esses momentos. Por eles mesmos, e pela galopante raridade que vão tendo no panorama futebolístico de topo. É cada vez menos frequente vermos rasgos de génio, deixando espaço para que sejam elogiadas as mentes dos treinadores, a quem é cada vez mais atribuído o mérito de cada vitória.

É pouco romântico, o futebol actual. Estrategicamente, está no auge e o espaço para jogadores apenas talentosos vai-se reduzindo. Porque um jogador com pés, mas sem cabeça, vale de muito pouco no contexto da alta competição.

Isto não significa que o futebol moderno seja enfadonho. Há lugar para o talento, desde que acompanhado com inteligência e objectividade. Rasgos de génio são bem-vindos por todos os treinadores, desde que decidam e façam a diferença na maior parte das vezes e sejam executados num contexto em que a equipa possa correr poucos riscos.

Joga-se cada vez mais pelo seguro, o que não é mau. Aposta-se muito no homem, em vez do jogador, pela previsibilidade que isso pode trazer, de forma a saber com o que se pode contar. Escolha louvável, que beneficia quem trabalha e quem pensa, mas que deixa de lado muitos jogadores talentosos e, com eles, momentos mágicos que acrescentem magia ao jogo.

Jogadores como Juan Quintero – que podia já estar num patamar competitivo acima da liga portuguesa (encontra-se cedido ao Rennes, pelo FC Porto) mas que tarda em se afirmar por não ter disciplina táctica – Zakaria Labyad -que vai sendo sucessivamente emprestado pelo Sporting CP, tardando a sua afirmação como excelente armador de jogo por lhe ser reconhecida alguma perguiça mental – ou Mehdi Carcela são exemplos perfeitos.

O do marroquinho do Benfica é o caso mais gritante por ser o mais recente. Conta já 26 anos, está num clube que precisa de um extremo com o seu talento, e a quem são reclamadas (pelo público e pela crítica) oportunidades pelos desempenhos nos últimos encontros. Condições ideias para a sua afirmação… desde que use o seu talento de forma regrada. Algo que não tem acontecido.

Carcela esteve bem frente ao Tondela... quando o jogo estava resolvido Fonte: Sport Lisboa e Benfica
Carcela esteve bem frente ao Tondela… quando o jogo estava resolvido
Fonte: Sport Lisboa e Benfica

Sim, Carcela marcou dois golos de belíssimo efeito e deixou em campo promenores deliciosos nos últimos dois encontros disputados com a camisola do Benfica. Sim, Carcela arriscou e saiu-lhe bem… nessas situações! Outras houve, frente a adversários mais exigente, em que o marroquino arriscou e perdeu a bola, e forma mais essas do que aquelas em que conseguiu driblar com sucesso. Ou seja, é um jogador ainda pouco trabalhado do ponto de vista táctico e é essa a principal causa de ainda ficar no banco, pese embora as capas de jornais que faça após vitórias do Benfica carimbadas com golos dele.

Gonçalo Guedes, para Rui Vitória, continua a ser mais fiável e, de facto, analisando o que oferece à equipa a nível defensivo e as noções dos momentos do jogo do português, sem dúvida que sai a ganhar sobre o marroquino.

O futebol deixou de ser só magia. Por isso, por agora, Carcela fica no banco.

Foto de Capa: Sport Lisboa e Benfica

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Miami viu Lionel Messi brilhar na goleada diante do Atlanta United na MLS

O Inter Miami somou a segunda vitória consecutiva na MLS. Lionel Messi brilhou na vitória diante do Atlanta United.

Manchester United de Ruben Amorim vai avançar com perto de 70 milhões de euros por médio da Premier League

Contratar um novo médio é uma forte prioridade do Manchester United. Adam Wharton, jogador do Crystal Palace, é um dos desejos do clube.

Imprensa sueca não poupa Viktor Gyokeres das críticas: «Desaparecido desde o primeiro minuto»

Viktor Gyokeres foi criticado pela imprensa sueca. Exibição do avançado na derrota da Suécia diante da Suíça criticada.

Rui Costa explica novidades na sua lista e responde às críticas: «Quando se está deste lado e o Benfica não ganha somos todos os...

Rui Costa explicou as novidades na sua lista. Candidato e atual presidente em campanha para procurar a reeleição como presidente do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as contas de Portugal para garantir o apuramento para o Mundial 2026 diante da Hungria já esta terça-feira

Portugal está mais próximo de garantir o apuramento para o Mundial 2026. Contas para a qualificação são muito simples de se fazer.

Cristiano Ronaldo falhou penálti e já deixou mensagem sobre a vitória sofrida de Portugal diante da Irlanda: «Vamos»

Cristiano Ronaldo foi um dos protagonistas do Portugal x Irlanda. O avançado português e capitão da seleção deixou uma mensagem sobre o encontro.

Palmeiras de Abel Ferreira vence jornada em atraso com goleada e sobe à liderança isolada do Brasileirão

O jogo era da 12.ª jornada, mas permitiu ao Palmeiras chegar aos 26 jogos na prova. Equipa de Abel Ferreira venceu o Juventude por 4-1.