Não é de agora, é de sempre

sl benfica cabeçalho 1

Portugal tem, salvo algumas exceções, uma forte tendência para criticar tudo o que seja de origem lusitana e para idolatrar o que vem para lá da fronteira. Para o caso cujo assunto será o guião desta pequena, e coerente, sequência de palavras pode resumir-se mais ou menos assim: um é português e o outro é estrangeiro. Falo de Bruno Varela e do mais recente menino querido da Luz, Mile Svilar.

A questão, e para que não se confunda com outros parâmetros de análise à performance individual de cada jogador, não tem que ver com a qualidade de ambos os guarda-redes, nomeadamente aquilo que os distingue. Nesse aspeto reconheço mais qualidade a Svilar – mais seguro no ataque à bola, entre os postes, e até na atrevidura (sim, esta palavra existe, e consta no Priberam, famoso dicionário da Língua Portuguesa) com que sai da baliza para ajudar os companheiros nas bolas que são colocadas nas costas dos defesas centrais. O busílis da questão é o respetivo tratamento a que tiveram direito.

Bruno Varela foi lançado como opção de recurso para substituir o veterano Júlio César e assumiu sem receios a titularidade. Esteve em forma na Supertaça e nas primeiras jornadas do campeonato. Houve adeptos que chegaram até a pensar que ali poderia estar o substituto de Ederson, pelo menos enquanto não chegasse outro guarda-redes com qualidade para se afirmar como indiscutível dono da posição. Porém, e para grande mal do jovem guarda-redes português, Rui Vitória apenas esperava a oportunidade que justificasse uma ida de volta para o banco de suplentes. Essa oportunidade não demorou muito a chegar.

Varela foi visto como uma alternativa temporária, mas depressa voltou para o banco Fonte: SL Benfica
Varela foi visto como uma alternativa temporária, mas depressa voltou para o banco
Fonte: SL Benfica

À passagem da 6º jornada da Primeira Liga, no Estádio do Bessa, Varela errou na forma como atacou um remate de Fábio Espinho e acabou por comprometer o resultado da partida, o suficiente para lhe ser retirada a titularidade. Rodeado de críticos e de treinadores de bancada, acabou por não voltar a jogar com regularidade.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Rafael Raimundo
Rafael Raimundohttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que passa as tardes de sábado a ver tudo o que seja desporto. Adora o seu clube, mas tem enorme facilidade em reconhecer quando algo não está bem. Sempre disposto a ouvir novas opiniões, desde que bem fundamentadas, e a debatê-las quando necessário.                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas comenta chamada de Rodrigo Mora à seleção: «Há muita responsabilidade colocada sobre os ombros do atleta»

André Villas-Boas ficou satisfeito com a chamada de Rodrigo Mora aos próximos compromissos da seleção de Portugal.

Ángel Di María muito próximo do regresso ao Rosario Central depois do fim da passagem pelo Benfica

Ángel Di María tem o futuro em aberto, mas muito próximo de estar definido. Extremo a um passo do Rosario Central da Argentina.

Tozé Marreco e Farense já chegaram a acordo para a rescisão de contrato

Tozé Marreco não vai ser o treinador do Farense na próxima temporada. Acordo para a desvinculação já foi assinado.

Eis as primeiras imagens da provável camisola do Benfica para a próxima temporada

Já é conhecido o primeiro design da camisola do Benfica para 2025/26. Presença do preto é a nota dominante.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim antevê Hong Kong x Manchester United e comenta situações de Bruno Fernandes e Garnacho: «Não sei se eles vão jogar juntos»

Ruben Amorim realizou a antevisão do segundo encontro na digressão asiática. Mancheter United defrontará a seleção de Hong Kong.

Al Nassr de Cristiano Ronaldo pode oferecer 85 milhões de euros por antigo avançado do FC Porto

O Al Nassr está interessado em contratar Luis Díaz. O avançado colombiano também é pretendido pelo Barcelona.

Henrique Rocha opera reviravolta impressionante sobre Jakub Mensik e avança para os 16 avos de final do Roland Garros

Henrique Rocha venceu Jakub Mensik e avançou para os 16 avos de final do Roland Garros. O tenista português esteve a perder por 2-0 em sets.