Não há três sem quatro: os convocados benfiquistas para a seleção portuguesa

- Advertisement -

Ainda antes do jogo frente à Polónia foi anunciado que Rafa Silva teria sido convocado pela seleção portuguesa, dada a lesão de Gonçalo Guedes, que atua no Valência, no jogo frente ao Barcelona. O extremo entrou a titular, mas esteve em campo apenas 11 minutos ao ter de ser substituído por lesão.

Rafa é então chamado e junta-se aos outros três benfiquistas que já tinham sido convocados anteriormente: Pizzi, Gedson Fernandes, e Rúben Dias. O Sport Lisboa e Benfica é o clube mais representado na convocatória da seleção portuguesa.

Estes quatro fazem parte de uma escolha de 23 jogadores que iriam defrontar a Polónia a contar para a Liga das Nações (jogo já realizado), e a Escócia num amigável, no próximo dia 14 de outubro. E a meu ver são quatro jogadores que merecem a convocatória tendo em conta as exibições neste início de época.

Rúben Dias já é um dos centrais titulares do Benfica desde a época passada. Já conta com muitos minutos em campo, e a sua evolução exibicional tem sido notória. Apenas com 21 anos de idade e já começa a ser uma das opções óbvias para a seleção nacional em termos de defesas centrais. Para além de Pepe (que a meu ver ainda tem a qualidade necessária para jogar pela seleção) não há muitos outros centrais com a qualidade que iguale (neste momento) a de Rúben Dias.

Viu-se no jogo frente ao Porto o porquê de Rúben Dias já ser um central muito bom, e o porquê de ter uma margem de progressão bastante larga. Antes do jogo contra o Porto, Rúben Dias tinha sido expulso na partida a contar para a Liga dos Campeões, frente ao AEK da Grécia. Uma marca que acaba sempre por ser negativa para um central que se queira afirmar a nível mundial. Já no jogo seguinte, em 90 minutos, Rúben Dias fez apenas uma falta no clássico frente aos Dragões, que teoricamente seria um jogo para muitas faltas dada a intensidade e importância de tal encontro. Para além disso, foi mais uma exibição excelente, com muitos cortes de qualidade e recuperações de bola por parte de Rúben Dias. É, portanto, uma escolha mais que óbvia para Fernando Santos.

Pizzi é mais um jogador que merece a convocatória pelo arranque de época fantástico pelo Benfica. Tem sido crucial no meio campo encarnado, contando até agora com 79% de eficácia de passes na liga portuguesa (85% na Liga dos Campeões) alguns deles sendo passes a servir os avançados para o golo (são já quatro assistências). Pizzi não tinha fechado a época passada da melhor forma ao baixar o nível exibicional, mas entrou nesta temporada com o pé direito, merecendo então a aposta do selecionador.

Gedson é outro médio benfiquista convocado para a seleção. Apesar de ter deixado a intensidade exibicional baixar um pouco em relação aos primeiros jogos da época, Gedson continua a ser uma aposta de Rui Vitória. Falhou os jogos contra o Desportivo das Aves e contra o Porto, mas esteve presente nos jogos todos a contar para Liga dos Campeões. Tem uma média de eficácia de passes parecida com a de Pizzi, mas tem um pouco de mais interceções, mais perdas de bola e menos duelos ganhos. Apesar de ter sido convocado, não foi utilizado frente à Polónia.

Rafa é o quarto convocado benfiquista depois da lesão de Gonçalo Guedes
Fonte: SL Benfica

E por fim, Rafa Silva que aparece para substituir um dos extremos de revelação mundial da formação do Benfica, Gonçalo Guedes. E terá sido uma boa escolha? Para mim sim, Rafa só não é titular no Benfica porque Rui Vitória deve ter uma paixão por Salvio, que até teve um bom início de época, mas que a meu ver falha em muitas ocasiões e momentos cruciais. Rafa não é um marcador de golos nato, mas muito provavelmente é o jogador mais rápido que o Benfica tem no plantel, para além de ter um ótimo drible e obrigar a defesa adversária a cair em cima dele. Apesar de ter singrado muito mais ao serviço do Braga, Rafa continua a ter muita qualidade e merece a convocatória.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Toluca despede-se de Héctor Herrera

Héctor Herrera já não é jogador do Toluca. Médio ex-FC Porto deixa o emblema mexicano depois da conquista do bicampeonato.

Sporting conta com 2 regressos aos treinos e Rui Borges tem assim motivos para sorrir

O Sporting volta aos trabalhos nesta sexta-feira e há boas notícias. Zeno Debast e Geny Catamo regressam aos treinos.

FC Porto prolonga empréstimo de João Moreira até ao final da época

João Moreira vai continuar no FC Porto até ao final da época. Dragões prolongaram empréstimo e melhoraram condições de compra.

Rui Silva revela instruções de Rui Borges e aborda chegada ao Sporting: «Muito grato por poder estar aqui a ajudar»

Rui Silva comentou transferência para o Sporting. Guarda-redes leonino revelou ainda instruções de Rui Borges.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Barcelona confirma data da chegada de João Cancelo: «Estará connosco»

João Cancelo chega esta sexta-feira à Catalunha para regressar ao Barcelona. Confirmação veio de Joan Laporta, presidente do clube.

Antoine Semenyo oficializado como reforço do Manchester City

O Manchester City confirmou a chegada de Antoine Semenyo. Extremo ganês junta-se ao clube depois do destaque no Bournemouth.

Boas notícias relativas a António Silva e o FC Porto x Benfica

António Silva deverá recuperar a tempo e ser opção para o FC Porto x Benfica. Águias enfrentam dragões na Taça de Portugal.