Não rasguem a receita!

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Nunca concordei – tal como não concordo – com todas as decisões tomadas pelas direcções presididas por Luís Filipe Vieira. Aliás, discordei – tal como discordo – de muitas dessas opções que, directa ou indirectamente, influenciaram o desenvolvimento desportivo da instituição, nas suas mais variadas vertentes. No entanto, a memória não me permite ser ingrato, nem ignorar aquilo que tem de ser considerado, sem quaisquer dúvidas, ao longo de década e meia, como um progresso significativo: o Benfica está, actualmente, (muito) mais perto daquilo que conheci em criança e que espero, um dia – o mais rapidamente possível – ver existir de novo.

Refiro-me, obviamente, em primeiro lugar, ao futebol do clube – um tricampeonato jamais poderá ser desvalorizado (nem que seja, somente, pelo hiato de 39 anos desde o anterior). Importa, todavia, olharmos numa perspectiva mais alargada. Neste momento, o Benfica é candidato ao título de campeão, lutando por ele na prática e até ao fim, em todas as modalidades de relevo praticadas em Portugal. Resumindo: o Benfica é finalista – campeão ou vice-campeão – no futsal, hóquei em patins, basquetebol, voleibol, atletismo e, também agora, após uma alteração de paradigma muito próxima com a do futebol, no andebol. É verdade que nem sempre é possível ganhar; porém, a saúde desportiva do Benfica, a uma escala verdadeiramente eclética, é exclusiva, notável, invejável e inigualável por qualquer outro clube no nosso país (e muito rara a nível europeu).

A busca pelo sucessor de Luísão terminou no Seixal Fonte: SL Benfica
A busca pelo sucessor de Luísão terminou no Seixal
Fonte: SL Benfica

Existem segredos para o sucesso. Em todas as modalidades acima enumeradas – onde incluímos o futebol –, o Benfica atravessou períodos difíceis, afastado do lote de favoritos e, em alguns casos, do de reais candidatos ao título. Com trabalho, humildade e paciência, beneficiando do peso da marca que carrega, do apoio incondicional e característico dos seus sócios e adeptos, cada secção e cada equipa foram crescendo gradualmente até atingir o topo no seu contexto competitivo – através de projectos autónomos, bem sustentados e apoiados pela direcção, eficientes e eficazes e, acima de tudo, com um forte pendor para a formação de crianças e jovens atletas. O actual panorama não é totalmente perfeito – seria caso vencêssemos, sem apelo nem agravo, em todas estas modalidades; no entanto, não caminhamos sozinhos e, para já, ainda com muito trabalho pela frente, podemos fazer um balanço positivo e extremamente satisfatório.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Guedes revela ambições de Portugal no Mundial 2026: «Todas as equipas participantes querem ganhar e não somos diferentes»

Gonçalo Guedes falou aos jornalistas esta quinta-feira. Avançado confessou que Portugal quer vencer o Mundial 2026.

Gonçalo Guedes e a chamada de Paulinho à seleção: «Tem capacidade de fazer coisas enormes e golos»

Gonçalo Guedes falou aos jornalistas esta quinta-feira. O avançado elogiou Paulinho, colega na seleção nacional.

Gonçalo Guedes vai reencontrar antigo colega no Benfica e Wolverhampton no México: «É uma grande pessoa e um grande jogador»

Gonçalo Guedes falou aos jornalistas esta quinta-feira. Avançado falou de Raúl Jiménez, avançado do México com quem partilhou balneário.

Gonçalo Guedes e uma convocatória para o Mundial 2026: «Ficarei triste se não for, mas continuarei a apoiar»

Gonçalo Guedes falou aos jornalistas esta quinta-feira. Avançado português mostrou esperança em estar no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona goleia Real Madrid e Bayern Munique vence em Inglaterra na Champions League Feminina

O Barcelona visitou e goleou o Real Madrid e o Bayern Munique venceu o Manchester United nos quartos de final da Champions League Feminina.

Gonçalo Guedes e o regresso à seleção: «Voltar a ser chamado foi muito bom para mim»

Gonçalo Guedes falou aos jornalistas esta quinta-feira. Portugal já se encontra no México para encontro de cariz particular.

Antigo avançado da Dinamarca deslumbrado com Victor Froholdt: «Corre como um coelho da Duracell»

Mikkel Beckmann deixou elogios a Victor Froholdt. Antigo avançado dinamarquês está radiante com o médio do FC Porto.