Não rasguem a receita!

- Advertisement -

Para atingirmos este ponto foi necessário fortalecer os alicerces com segurança, numa cadência regular e constante, por vezes sabiamente discreta e surpreendente mas sempre com consistência e qualidade. Não foi necessário, por outro lado, abanar a estrutura de todo o edifício, despachar com ruído e aparato treinadores ou plantéis inteiros, em busca de soluções milagrosas que, à lei da força e dos berros, não podem nunca existir. Há trabalhos para os quais a sublevação ou a revolução não servem, resultando, apenas e só, na criação de um caos contraproducente, incapaz de granjear bons resultados para o presente e, sobretudo, para o futuro do clube e da própria modalidade. O ambiente de estabilidade vivido no Benfica permitiu realizar, a cada época, acertos cirúrgicos capazes de transformar todas as modalidades em projectos desportivos de sucesso, liderados por dirigentes e treinadores competentes e atletas comprometidos com os objectivos colectivos – desta forma, a vitória, quando não está certa, estará sempre muito mais próxima.

Qual o real valor dos 32 golos e 11 assistências de Jonas? Fonte: SL Benfica
Qual o real valor dos 32 golos e 11 assistências de Jonas?
Fonte: SL Benfica

A direcção do Benfica (e Luís Filipe Vieira, na qualidade de presidente) tem a maior fatia do mérito. Recuso, todavia, a criação de mitos em torno do sucesso: no Benfica não existem reis Midas. Cabe, em primeiro lugar, aos sócios e adeptos recordar que tudo aquilo já alcançado é apenas fruto da receita redigida e colocada em prática, na última década, por um conjunto de pessoas competentes e bem-intencionadas. O Benfica encontrou uma fórmula sem drama, nem histerismos; sem demagogia ou populismo. A receita resulta – e convirá a todos os interessados evitar que a rasguem, em nome de uma invencibilidade ilusória que a vitória pode criar, mas que, ausente de realidade, resultaria, invariavelmente, em maus cozinhados.

Artigo revisto por Bárbara Mota

Foto de capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: os reforços que os merengues deram a Xabi Alonso

O Real Madrid despediu Xabi Alonso durante esta segunda-feira. Álvaro Arbeloa é o eleito para suceder ao antigo médio.

Os números de Xabi Alonso no Real Madrid

Xabi Alonso deixou esta segunda-feira de ser treinador do Real Madrid. O médio foi substituído por Álvaro Arbeloa.

Álvaro Arbeloa é o novo treinador do Real Madrid

Álvaro Arbeloa foi confirmado durante esta segunda-feira como o mais recente treinador do Real Madrid, sucedendo a Xabi Alonso.

Xabi Alonso não resiste à derrota no El Clásico e é despedido pelo Real Madrid

Esta segunda-feira, Xabi Alonso foi despedido pelo Real Madrid após ser derrotado pelo Barcelona na final da Supertaça de Espanha.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora confirma regresso de jogador ao Barcelona

O Estrela da Amadora confirmou que Alan Godoy regressou ao Barcelona. O jogador deverá novamente ser cedido pelos catalães.

Sporting: Barcelona ataca irmãos Costa e pode bater cifra recorde no andebol

O Barcelona está muito interessado em garantir as contratações de Kiko Costa e Martim Costa, jogadores que atuam no Sporting.

Genoa fecha contratação de antigo alvo do Benfica

Bento, guarda-redes do Al Nassr, será emprestado ao Genoa até ao final da temporada com opção de compra. O brasileiro já foi apontado ao Benfica.