sl benfica cabeçalho 1

O futebol vive num clima de guerrilhas, num ambiente pesado, onde cada um se preocupa mais em diminuir o rival que enaltecer o seu clube. Para mim, nada disto faz sentido. Todos os clubes são necessários para que haja competitividade e futebol espetáculo e, por muito que custe admitir a muitos, no rival também há qualidade e é disso que vamos hoje aqui falar.

Resolvi começar com o FC Porto, por uma simples razão: Sérgio Conceição. Há vários anos que não se via um treinador “à Porto” à frente da equipa, o espírito e a raça azul e branca parecia ter desaparecido e o futebol também não fascinava ninguém. Sérgio Conceição veio mudar isso.

Custa aos rivais admitir, mas a verdade é que o FC Porto é a equipa que, neste momento, pratica o melhor e mais bonito futebol na Liga. O facto de Conceição ter conseguido fazer isso, trazendo de volta Marega e Aboubakar, por exemplo, e de sentir o clube como ninguém, foi o clique necessário para o Porto voltar a ser Porto. Não há maior elogio que este.

Uma dupla que continua a ser sinónimo de golos Fonte: FC Porto
Uma dupla que continua a ser sinónimo de golos
Fonte: FC Porto

Tudo o resto vem por acréscimo. O rendimento dos jogadores, a ambição de vencer e a vontade de mostrar a todos que o FC Porto está de volta vem, sem dúvida, da figura que está no banco, que é, para mim, a figura principal do clube neste momento.

Quanto ao Sporting, por muito que custe admitir, Jorge Jesus veio marcar o ponto de viragem dos leões. Apesar de todos os defeitos, como a teimosia, as palavras irrefletidas e aquela mania de que só ele é que sabe, JJ é um grande treinador e foi ele que pôs o Sporting de volta na corrida pelo título de campeão nacional.

Além disso, se há algo que Jesus sabe é fazer de meninos homens e pô-los a jogar futebol. Não poderia deixar de falar de Bas Dost e Bruno Fernandes. Nota-se, perfeitamente, a subida de rendimento de Dost, a diferença em abordar o jogo. Para além de matador, consegue agora criar jogo. Quanto a Bruno Fernandes, só quem tiver duas palas nos olhos pode negar a sua qualidade. É, para mim, a maior promessa do Sporting.

Honestamente, penso que os leões só pecam pela “língua”. Sempre ouvi dizer que “pela a boca, morre o peixe” e penso que esse seja o maior defeito do Sporting, porque, de resto, fora polémicas e bocas, têm todo um potencial para vencer muito mais do que têm vencido.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Roy Keane sem pena de Nuno Espírito Santo: «Já era um morto a deambular»

Nuno Espírito Santo foi despedido do Nottingham Forest. Roy Keane comentou a saída e deixou uma mensagem forte aos treinadores da Premier League.

Arne Slot e Jack Grealish premiados pela Premier League no mês de agosto

Arne Slot foi eleito o treinador do mês de agosto da Premier League. Já Jack Grealish venceu o prémio de jogador do mês da competição.

FC Porto quer renovar contrato com Diogo Costa e aumentar cláusula de rescisão: eis os valores

O FC Porto tem como um dos objetivos para os próximos meses renovar com Diogo Costa. Renovação permitiria subida da cláusula de rescisão para os 100 milhões de euros.

Pep Guardiola compara Erling Haaland a Alexander Isak: «Está um pouco acima»

Em antevisão ao Manchester City x Manchester United, Pep Guardiola comparou os avançados Erling Haaland e Alexander Isak.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola confirma 3 ausências para o Manchester City x Manchester United

Pep Guardiola projetou o encontro do Manchester City diante do Manchester United de Ruben Amorim, relativo à 4.ª jornada da Premier League.

João Mário deixa Besiktas e é reforço do AEK por empréstimo

João Mário já foi apresentado como novo jogador do AEK. Médio internacional português deixa o Besiktas na condição de emprestado e ruma à Grécia.

Francesco Farioli e o regresso a Itália: «Não excluo, mas sair foi fundamental para saltar a fase em que te dizem que és demasiado...

Francesco Farioli, técnico do FC Porto, comentou sobre a possibilidade de regressar ao futebol italiano no futuro.