Nos rivais também há talento

    fc porto cabeçalho

    O futebol sem fair play é como a primavera sem flores. Assim sendo, é chegada a hora de olhar para os rivais, entenda-se, SL Benfica e Sporting CP, e identificar o que cada um dos clubes tem de melhor na sua secção de futebol.

    Começando pelo SL Benfica, é evidente que o plantel do clube encarnado dispõe de futebolistas com uma excelente qualidade individual. Casos como os de Grimaldo, Fejsa ou Pizzi não podem seguramente passar despercebidos, mas esta época há três jogadores, em particular, que merecem nota de destaque: Rúben Dias, Jonas e Krovinovic. Principiando pelo jovem defesa central português, este ainda tem apenas 20 anos e é já, provavelmente, o melhor jogador do SL Benfica na sua posição. Taticamente é quase perfeito e a sua capacidade para encurtar espaços entre linhas é absolutamente notável.

    Já Jonas e Krovinovic são ainda mais do que isso, entenda-se, são jogadores já formados. O brasileiro é, sem grande margem para dúvidas, o melhor futebolista a atuar na Liga Portuguesa. Para além dos golos que marca a influência que este tem no jogo da equipa fazem de si um jogador de classe mundial. Jonas é o epíteto da perfeição no que concerne à interpretação do jogo e, como tal, é fundamental em todos os momentos do mesmo.

    Finalmente, Krovinovic, com apenas 22 anos, é o nome que se encontra por detrás da “ressurreição” do SL Benfica esta temporada. É espantoso o que joga o croata, a sua capacidade técnica (sobretudo ao nível da receção e passe) e de tomada de decisão. Este encontra-se agora lesionado, mas só se andarem muito distraídos é que os “tubarões” do futebol europeu não procurarão a sua contratação a curto prazo.

    O Sporting CP tem uma das suas maiores forças no banco de suplentes: Jorge Jesus. O treinador que foi, seguramente, o maior influenciador tático da última década no futebol português, é exímio a trabalhar dinâmicas coletivas mas também a potenciar os seus jogadores. Um excelente exemplo desse trabalho dá pelo nome de Bas Dost. O holandês, que sempre foi fortíssimo no gesto técnico de finalização, é hoje também um jogador de grande nível na ligação do jogo ofensivo da equipa e no seu perfil de decisões.

    Jorge Jesus é um dos melhores treinadores portugueses Fonte: Sporting Clube de Portugal
    Jorge Jesus é um dos melhores treinadores portugueses
    Fonte: Sporting Clube de Portugal

    Para além do holandês há William Carvalho, um jogador intenso não pela sua velocidade mas pela rapidez com que consegue ler o jogo, há Bruno Fernandes e a sua capacidade de leitura e ligação do jogo, e há Gelson Martins, a personificação da capacidade de desequilíbrio. A somar a esta fórmula chegou ainda recentemente a Alvalade um dos melhores futebolistas da primeira volta da Liga Portuguesa: Rúben Ribeiro. O português precisa de ser mais agressivo defensivamente, mas a sua criatividade, qualidade técnica e capacidade de definição das jogadas não deixam ninguém indiferente.

    A Liga Portuguesa encontra-se ainda em aberto e, como tal, qualquer previsão relativamente ao seu desfecho será sempre prematura. Porém, uma certeza existe: há muito qualidade em cada um dos planteis, seja entre os jogadores seja entre os treinadores. Como tal, mais do altercar sobre quem é/são o(s) melhor(es) há que apreciar o que de bom existe no futebol que se joga em Portugal.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.