📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nuno Tavares | O desejo de um fim de ciclo na Luz

- Advertisement -

Se a lógica fazia prever uma melhoria significativa das estatísticas, que não aconteceu, muito mais preconizava o desenvolvimento das capacidades técnico-táticas do atleta: as potencialidades físicas do seu jogo foram úteis em determinados momentos da época (o jogo no Dragão, por exemplo), mas em causa estiveram quase sempre as suas debilidades ao nível da concentração nos momentos defensivos, com erros caricatos a marcarem muitas das suas exibições, nunca sendo possível discernir uma melhoria significativa nessa vertente ou mesmo em questões técnicas, nos capítulos do controlo de bola ou do passe, aspetos onde há muito a melhorar.

O potencial, porém, continua intacto. Há muito por explorar no talento de Nuno Tavares e Tiago Pinto, melhor do que a grande maioria, sabe-lo. No comando da AS Roma desde janeiro, como diretor desportivo, olha agora para a antiga equipa como fornecedora de talentos para o projeto que promete revitalizar o clube de Rómulo e Remo.

A escolha de José Mourinho não é alheia a essa vontade de revolucionar toda a equipa de futebol profissional, e a dupla portuguesa olha para o lateral esquerdo encarnado como opção muito viável enquanto concorrência para Spinazzola, o italiano titular do flanco esquerdo giallorossi.

Numa época marcada por lesões em catadupa, a posição foi um dos principais problemas do conjunto treinado por Paulo Fonseca, que teve que imaginar todo um leque de substitutos: desde as adaptações de Karsdorp ou Bruno Peres, passando pelo recurso a talento de origem caseira, de nome Calafiori, canhoto de 19 anos, que ascendeu à equipa principal em alturas de maior necessidade.

Mourinho vê em Nuno Tavares a opção ideal para a lateral esquerda
Mourinho vê em Nuno Tavares a opção ideal para a lateral esquerda
Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

O contexto não foi o mais indicado e o peso da responsabilidade mostrou-o ainda frágil para aquele patamar competitivo, sendo essa a opinião generalizada dos superiores romanos segundo o La Gazetta dello Sport, decididos a ceder o jovem por empréstimo para facilitar a adaptação à competitividade sénior. O jornal aponta outros nomes além de Nuno Tavares, como Biraghi (ACF Fiorentina) ou Dimarco (Hellas Verona FC), enquanto hipóteses para o próximo plantel.

Porém, há concorrência a sul da ‘bota’ peninsular, onde o interesse é replicado: em Nápoles, o valor de mercado de Nuno é aliciante (7 milhões) para De Laurentiis, presidente do clube, que procura desesperadamente um reforço à esquerda para suprimir a ausência de Ghoulam, por lesão – Mário Rui é, neste momento, a única alternativa disponível.

A outra opção de mercado, muito mais complicada, é Alfonso Pedraza, uma das figuras do campeão da Liga Europa, o Villarreal CF. O “Submarino Amarelo” pedirá, segundo o mesmo periódico, um valor a rondar os 12 milhões de euros – também acessível aos cofres napolitanos, mas que exige confronto muito mais demorado à mesa de negociações.

Acontece que, perdendo Pedraza, os espanhóis comandados por Unai Emery olham para Tavares como forte hipótese para reforço da lateral, informações desvendadas por Nicólo Schira, reputado jornalista italiano que colabora com o jornal supracitado.

Efeito dominó que se espera como último recurso do destino em relação à carreira do lateral português. A dupla portuguesa que prepara a AS Roma 2021-22 seria fator determinante na vontade e desenvolvimento de Nuno Tavares.

Além disso, a aquisição do jogador encarnado representaria operação de baixo vulto para Dan Friedkin, CEO do clube, e encarada como de fácil e rápida resolução. Resta esperar pelas ideias dos encarnados e de Jorge Jesus no planeamento da sua época.

Grimaldo é sempre peça aliciante para o mercado internacional e poderia representar encaixe significativo, tão necessário para as contas defraudadas do clube. Nesse caso, Nuno Tavares seria obrigado a manter-se por Lisboa, ascendendo na hierarquia e tendo oportunidade de se consolidar finalmente no onze das águias.

 

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.