O futuro é agora

- Advertisement -

No pouco que pude ver da pré-época há já dois jogadores da formação que poderão ser apostas no decorrer da próxima época. Falo de João Félix e Gedson Fernandes.

João Félix tem o toque dos predestinados. É um miúdo talentoso, que gosta de ter a bola e de a jogar com os colegas. É tecnicamente apurado, criativo e gosta de jogar bonito: tenta tabelas e triangulações e só parte para o drible quando vê que há condições para ser bem sucedido.

Está ainda num processo de maturação porque só pode jogar aquilo que sabe quando o modelo de jogo em que está inserido o permite. E até ver o modelo de Rui Vitória ainda não potencia as qualidades de jogadores assim, jogadores que dão o máximo só quando a equipa está perante uma forma única e criativa de jogar. João Félix lembra Aimar, permitam-me a heresia. O mago argentino teve uma primeira temporada no Benfica boa mas não excelente. Percebia-se que o seu nível só estaria no ponto quando encontrasse um treinador que potenciasse os seus atributos. Felizmente para ele e para o Benfica Jorge Jesus chegou na época seguinte e retirou do eterno 10 o melhor que o mesmo tinha para dar. Aimar, com a ajuda de Saviola, Ramires, Fábio Coentrão ou Di Maria, pertenceu a uma das melhores equipas que o futebol português alguma vez viu e o Benfica realizou uma época brilhante.

Com Félix terá de suceder o mesmo. Se Rui Vitória conseguir juntar os mais talentosos em campo nem precisa de muito, eles entendem-se. É preciso o treinador do Benfica perceber isso e escolher os melhores. Se assim o fizer, Félix será titular rapidamente.

João Félix é para jogar já, se o modelo de Rui Vitória o permitir
Fonte: SL Benfica

No caso de Gedson Fernandes o caso é diferente. Gedson é um protótipo de jogador moderno. Moderno porque tem características que se adequam a qualquer modelo e a qualquer treinador, sejam ambos bons ou maus.

Gedson é arrogante, tal qual Renato Sanches, não se escudando do jogo. Mas é melhor que Renato porque tem mais classe. Não esgota o seu futebol em correrias loucas e no poder físico. Faz isso mas junta-lhe a pausa e uma qualidade técnica superior. Acrescente-se a isto velocidade e inteligência de execução com um raro poder de chegar à área e rematar e estamos perante um jogador do futuro, que agrada a qualquer um. Jogue o Benfica com dois ou três médios considero que é uma questão de tempo até Gedson se fixar no onze. Os sacrificados podem ser Pizzi ou Zivkovic mas um deles sairá, com toda a certeza.

Félix e Gedson, dois talentos da formação, provam que o futuro é agora.

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Manuel Magalhães
Pedro Manuel Magalhãeshttp://www.bolanarede.pt
Mal sabia andar e já ia ao estádio ver os jogos do Gil Vicente, clube da terra natal. A paixão pelo relvado, pelos golos e pelas fintas, agarrou-se como uma doença e não mais saiu. Depois aprendeu a ler e a escrever e como não tirava más notas nas composições, aventurou-se na criação de blogues de bola. Mais tarde, na inconsciência dos seus dezoito, frequentou Ciências da Comunicação. Mantém vivo o sonho de ser jornalista desportivo, de derrubar chavões e fazer parte de uma nova era que pensa o futebol como um jogo para os criativos e inteligentes.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting B quebra série de derrotas e ganha em jogo de regresso de Nuno Santos aos relvados

O Sporting B venceu em casa a Oliveirense por 2-0 na jornada 20 da Segunda Liga. Nuno Santos regressou aos relvados.

Francesco Farioli e o Casa Pia x FC Porto: «É uma equipa com velocidade nos homens da frente, muito física»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

Atlético Madrid fecha acordo com Marcos Leonardo: eis os valores em cima da mesa

Marcos Leonardo está cada vez mais próximo do Atlético Madrid. O avançado ex-Benfica já tem acordo para rumar ao clube espanhol.

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.