📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O imortal Mário Wilson

- Advertisement -

Despertou para a política em Coimbra: para a luta estudantil; para a luta contra a colonização; contra o regime; contra a ditadura – predicados históricos de academistas e benfiquistas. Às margens do Mondego, partilhou a “República” com Almeida Santos; ao Tejo, casa com Agostinho Neto. Um revolucionário de tom agradável, sem nunca levantar a voz grossa e pausada, feita de palavras humildes, simples e divertidas (como são sempre as mais inteligentes). Uma estranha e hipnotizante capacidade de comunicar com os homens; de uma força impressiva que só a mais pura honestidade pode conter.

Em 1975, com 46 anos, chegaria, finalmente, ao Benfica, o seu outro grande amor, o de nascença, o que não havia sido ensinado. No Glorioso, seria campeão em 1975/1976 – tornando-se no primeiro treinador português campeão pelo Benfica – e venceria a Taça de Portugal em 1979/1980 e 1995/1996. Foi, ao longo de várias épocas, “bombeiro” do clube, substituindo, interinamente, o treinador principal nos momentos mais difíceis; a última vez aconteceu em 1996/1997, na fase de transição entre Paulo Autuori e Manuel José.

Duas lendas do Benfica que partiram em pouco tempo... Fonte: SL Benfica
Duas lendas do Benfica que partiram em pouco tempo…
Fonte: SL Benfica

Além de Académica e Benfica, treinaria ainda Belenenses, Vitória de Guimarães, Boavista, Estoril-Praia, Cova da Piedade, Louletano, Torreense, Olhanense, Águeda e FAR Rabat, de Marrocos. A sua última experiência, com quase 70 anos, aconteceria no Alverca, presidido por Luís Filipe Vieira, na época de 1998/1999.

Um percurso notável: no futebol e na vida. Mário Wilson partiu fisicamente, mas a sua herança, a sua inestimável sabedoria, jamais nos deixará. Hoje, através das suas eternas palavras, compreendemos melhor; somos melhores. Resta-nos, por isso, e por tudo o resto, mostrar a nossa gratidão. Não haverá, por certo, homens perfeitos por todos os tempos – mas se alguém chegará a estar perto de o ser, esse alguém é Mário Wilson.

Foto de capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.