O imortal Mário Wilson

- Advertisement -

Despertou para a política em Coimbra: para a luta estudantil; para a luta contra a colonização; contra o regime; contra a ditadura – predicados históricos de academistas e benfiquistas. Às margens do Mondego, partilhou a “República” com Almeida Santos; ao Tejo, casa com Agostinho Neto. Um revolucionário de tom agradável, sem nunca levantar a voz grossa e pausada, feita de palavras humildes, simples e divertidas (como são sempre as mais inteligentes). Uma estranha e hipnotizante capacidade de comunicar com os homens; de uma força impressiva que só a mais pura honestidade pode conter.

Em 1975, com 46 anos, chegaria, finalmente, ao Benfica, o seu outro grande amor, o de nascença, o que não havia sido ensinado. No Glorioso, seria campeão em 1975/1976 – tornando-se no primeiro treinador português campeão pelo Benfica – e venceria a Taça de Portugal em 1979/1980 e 1995/1996. Foi, ao longo de várias épocas, “bombeiro” do clube, substituindo, interinamente, o treinador principal nos momentos mais difíceis; a última vez aconteceu em 1996/1997, na fase de transição entre Paulo Autuori e Manuel José.

Duas lendas do Benfica que partiram em pouco tempo... Fonte: SL Benfica
Duas lendas do Benfica que partiram em pouco tempo…
Fonte: SL Benfica

Além de Académica e Benfica, treinaria ainda Belenenses, Vitória de Guimarães, Boavista, Estoril-Praia, Cova da Piedade, Louletano, Torreense, Olhanense, Águeda e FAR Rabat, de Marrocos. A sua última experiência, com quase 70 anos, aconteceria no Alverca, presidido por Luís Filipe Vieira, na época de 1998/1999.

Um percurso notável: no futebol e na vida. Mário Wilson partiu fisicamente, mas a sua herança, a sua inestimável sabedoria, jamais nos deixará. Hoje, através das suas eternas palavras, compreendemos melhor; somos melhores. Resta-nos, por isso, e por tudo o resto, mostrar a nossa gratidão. Não haverá, por certo, homens perfeitos por todos os tempos – mas se alguém chegará a estar perto de o ser, esse alguém é Mário Wilson.

Foto de capa: SL Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os possíveis adversários do Braga nos oitavos-de-final da Europa League

Após o x frente ao Go Ahead Eagles, o Braga terminou na x posição da tabela da Europa League Estes são os possíveis adversários nos oitavos-de-final.

Ponto final: eis os resultados da oitava e última jornada da Europa League

Realizou-se durante esta quinta-feira os encontros da última jornada da Europa League, com o futuro de todas as equipas decididos.

Mais foguetes que futebol: Braga empata a zero no terreno do Go Ahead Eagles e garante presença nos oitavos da Europa League

O Braga garantiu a passagem direta aos oitavos-de-final da Europa League, após o empate a zero em casa do Go Ahead Eagles.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Neves marca golo olímpico no empate do Al Hilal e Al Shabab goleia o Al Hazem: Eis os resultados do dia na Liga...

Na 18.ª jornada da Liga Saudita, Rúben Neves marcou no empate a duas bolas do Al Hilal no terreno do Al Qadsiah e o Al Shabab goleou o Al Hazem.

Surpresa: imprensa italiana aponta Andreas Schjelderup como prioritário para a Lazio

Andreas Schjelderup, jogador do Benfica, tem sido apontado ao futebol italiano e pode entrar na Serie A pela porta da Lazio.

Richard Ríos fala da sua carreira: «Foi construída a partir do trabalho constante»

Richard Ríos trocou o Palmeiras pelo Benfica no último mercado de transferências de verão. Atualmente, está lesionado.