O maior plantel…

- Advertisement -

lanternavermelha

Quando o Benfica joga com qualquer adversário nacional é sempre destacada a qualidade do plantel encarnado, com especial foco nas várias soluções existentes no  banco de que o senhor Jorge dispõe. Isto é simplesmente óbvio. Num plantel de trinta e muitos jogadores mal seria se não existissem soluções no banco. E por termos esta enormidade de jogadores – o maior plantel, lá está -, lembro-me de questionar duas coisas; duas coisas que me parecem importantes.

Primeiramente, como é possível, a nível de planificação e gestão, ter tantos jogadores e depois ter de se recorrer à equipa B para ir buscar um jogador para jogar a extremo? Ainda bem que assim foi, porque sou da opinião que o Ivan Cavaleiro merece de facto minutos no plantel e pode, num futuro a curto/médio prazo, tornar-se um jogador fundamental no plantel encarnado. Isto (a pergunta feita anteriormente) mostra a terrível planificação do plantel que foi feita com vista a esta temporada, e também a gestão que tem sido feita ao longo da mesma. E a esta pergunta, o senhor Luís ou o senhor Jorge que respondam, porque eu, infelizmente, não o posso fazer.

Os rostos (uns mais, outros menos) conhecidos do Benfica / Fonte: misticaencarnada.wordpress.com
Os rostos (uns mais, outros menos) conhecidos do Benfica
Fonte: misticaencarnada.wordpress.com

Em segundo lugar, questiono (me) se é pertinente ter tantos jogadores no plantel?

E a esta respondo eu: não. Obviamente que não. Porquê? Dois motivos simples.

É incomportável para qualquer treinador gerir tantos jogadores sem ter casos de desmotivação e/ou indisciplina. Não há milagres, mesmo sabendo que o nosso treinador é Jesus; para além de ser muito mais difícil criar um forte espírito de grupo, coesão e um bom balneário (até porque não há cacifos para todos, o que gera automaticamente mau ambiente e discussões…).

Em segundo lugar, equipas que têm uma equipa B nunca deveriam ter mais do que 20 a 22 jogadores na equipa principal. A equipa B serve para dar rodagem a jogadores mais jovens, jogadores com potencial para representar a equipa principal num curto/médio prazo. Serve para diminuir o choque da passagem de júnior a sénior – momento crítico na vida da maioria dos jogadores e no qual muitos deixam de competir ou competir a um nível elevado, como fizeram durante a formação.

Alguns dos jogadores do "2º plantel" / Fonte: slbenfas.wordpress.com
Alguns dos jogadores do “2º plantel”
Fonte: slbenfas.wordpress.com

Ou seja, no caso do Benfica torna-se duplamente crítico o número de jogadores na equipa principal.

Até podemos ser campeões, até podemos ganhar títulos esta temporada, até podemos começar a praticar um futebol de nível elevado, à semelhança do que fizemos na época anterior, mas que tudo isso (apenas possibilidades, atenção) não sirva para camuflar esta situação.

Para mim, como sempre defendi, a aposta tem de passar por jovens valores, pelo aproveitamento da formação  – a credibilidade trabalha-se e nós não a temos por culpa própria – e por uma planificação e gestão séria e coerente no que ao futebol diz respeito.

Portanto, Benfica, meu querido Benfica, é para o ano que acertamos?

Senhor Luís, eu espero sinceramente que sim.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo de Paul com declarações polémicas: «É mais difícil ganhar a MLS do que a Champions»

Rodrigo de Paul, que atua pelo Inter Miami, surpreendeu os adeptos europeus ao referir que a MLS é mais difícil de conquistar que a Champions League.

Felipe Melo revoltado com caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Felipe Melo falou sobre o caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, avançado do Benfica. Eis o que disse.

Nuno Espírito Santo e o caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Nesta situação e em todas as situações que envolvem racismo: condeno sempre»

Nuno Espírito Santo deu a sua opinião sobre a situação a envolver Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Manchester United define plano com Bruno Fernandes para a próxima temporada

Bruno Fernandes é uma das peças fundamentais do Manchester United, porém pode estar de saída se os red devils receberem uma proposta aliciante.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora emite comunicado oficial sobre transferência de André Luiz e revela que vai recorrer ao TAD

Esta quinta-feira, o Estrela da Amadora reagiu às declarações de Evangelis Marinakis, descrevendo uma «situação que suscita legítimas preocupações».

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.