📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O mercado de inverno de 2019: Temos de mudar

- Advertisement -

Para muitos, os mercados de inverno trazem sempre alguma agitação involuntária. Os clubes de futebol usam esta oportunidade a meio da época para fazer algumas alterações importantes aos plantéis, às vezes por necessidade, outras por impulso de compra ou venda. O Benfica nos últimos anos parece não ter feito uma boa gestão do plantel. Perdemos jogadores chave que rumaram a altos clubes, mas não foram tapados os buracos por eles deixados. Casos mais relevantes disso são Nélson Semedo, Ederson, Mitroglou e Lindelof (coincidência ou não, todos saíram no final da conquista do tetra, e não estavam cá quando falhámos a conquista do penta).

No atual plantel do Benfica existem alguns jogadores que estão cá “a mais”. Um deles acabou de renovar contrato por mais três anos. Toto Salvio já está, a meu ver, a dar as últimas. Simplesmente já não é o mesmo jogador, e o Benfica tem extremos que mostram forma física, vontade e qualidade superior à de Salvio. Mas não, para os dirigentes do Benfica Salvio é para ficar e cá fica ele. Para mim, mais uma má decisão, e ficamos com um jogador a arrastar-se por mais três anos.

Outra saída é a de Andreas Samaris. O contrato acaba em junho deste ano, podendo ele sair a custo zero. E é mais um jogador que não faz cá grande falta. Pouco ou nada tem jogado, e mesmo que não tivesse Fejsa a tapar-lhe a entrada para o 11 titular, também não acredito que tenha qualidade suficiente para segurar o meio campo do Benfica. Até pode ter muito amor à camisola e garra pelo clube, mas isso não justifica uma estadia prolongada.

Miles Svilar é um guarda-redes jovem e a precisar de minutos de jogo. Neste momento apenas tem feito os jogos das taças, ficando sentado no banco a ver a bola em todos os restantes jogos (Liga Portuguesa e Liga dos Campeões). Acho que uma boa opção para o fazer crescer e ganhar experiência de jogo era um empréstimo.

Svilar é o segundo guarda-redes dos encarnados
Fonte: SL Benfica

Svilar já fez alguns jogos pela equipa sénior do Benfica, mas precisa de jogar mais. Um empréstimo parece ser o ideal para fazer o jogador crescer e ganhar forma e experiência.

Um jogador que também não mostra qualidade suficiente para jogar no Benfica é Nicolás Castillo. Custou perto de oito milhões de euros, e ainda não mostrou que valeu o dinheiro gasto. Para além do número exacerbante de pontas de lança que o Benfica tem no plantel, Castillo não vai conseguir tão cedo encontrar lugar no 11. Um empréstimo também seria o ideal.

A quantidade de centrais do Benfica também excede um pouco o “necessário”. Lema, por exemplo, foi um completo erro de casting, e estar cá ou não estar vai dar ao mesmo.

Para eventuais compras, existem duas lacunas a preencher: um lateral direito, e um ponta de lança possante.

Para a ala direita sabemos o que temos. André Almeida e Sebastian Corchia (emprestado). O primeiro faz os jogos todos, mas, por magia, parece tirar um jogador ao 11 do Benfica em campo. Já o segundo não faz jogo nenhum (apenas jogou duas vezes, ambas a contar para a taça) e está emprestado ao clube. Falta um lateral direito que preencha o tamanho buraco que Nélson Semedo deixou quando foi embora.

Pontas de lança temos vários, mas nenhum, senão Jonas, tem qualidade para marcar os golos que o Benfica quer marcar. A última vez que vimos o Benfica marcar golos com uma facilidade de como quem estala os dedos era quando Jonas emparelhava com Mitroglou, ainda quando o sistema tático se baseava no 4-4-2. Agora com o novo treinador, ou mudamos de tática, ou precisamos imediatamente de um ponta de lança que se faça ouvir e ver em frente da baliza adversária.

Foto de Capa: SL Benfica

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Vala responde ao Bola na Rede: «Mérito do adversário pela forma como ao intervalo fizeram alterações na forma que estavam a jogar»

O Braga venceu o Caldas por 3-0 no Estádio Manuel Marques. José Vala respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «A quantidade de golos que se anotam de bola parada no mundo do futebol hoje em dia...

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga diante do Caldas. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Carlos Vicens explica as dificuldades frente ao Caldas: «Cometemos muitos erros no nosso lado direito, numa zona do campo em que era mais difícil...

Carlos Vicens analisou o triunfo do Braga frente ao Caldas (3-0), em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal disputado em Torres Vedras.

Frederico Varandas revolta-se: «É um canto mal marcado e um penálti mal assinalado que metem em causa a arbitragem?»

Frederico Varandas falou após a goleada do Sporting diante do Vitória SC. Semana conturbada no futebol português continua a ser assunto.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Li em algum lado que era um Sporting diminuído. O Sporting diminuído foi bicampeão a época passada e hoje deu resposta»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques.

Telmo Arcanjo ainda não pensa na Taça da Liga e destaca: «Aprendemos com os erros»

Telmo Arcanjo analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques.

Francisco Trincão dedica prémio a Iván Fresneda e vinca: «Acho que jogámos bastante bem»

Francisco Trincão analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Vitória SC recebeu o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques.