📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O mercado de inverno de 2019: Temos de mudar

- Advertisement -

Para muitos, os mercados de inverno trazem sempre alguma agitação involuntária. Os clubes de futebol usam esta oportunidade a meio da época para fazer algumas alterações importantes aos plantéis, às vezes por necessidade, outras por impulso de compra ou venda. O Benfica nos últimos anos parece não ter feito uma boa gestão do plantel. Perdemos jogadores chave que rumaram a altos clubes, mas não foram tapados os buracos por eles deixados. Casos mais relevantes disso são Nélson Semedo, Ederson, Mitroglou e Lindelof (coincidência ou não, todos saíram no final da conquista do tetra, e não estavam cá quando falhámos a conquista do penta).

No atual plantel do Benfica existem alguns jogadores que estão cá “a mais”. Um deles acabou de renovar contrato por mais três anos. Toto Salvio já está, a meu ver, a dar as últimas. Simplesmente já não é o mesmo jogador, e o Benfica tem extremos que mostram forma física, vontade e qualidade superior à de Salvio. Mas não, para os dirigentes do Benfica Salvio é para ficar e cá fica ele. Para mim, mais uma má decisão, e ficamos com um jogador a arrastar-se por mais três anos.

Outra saída é a de Andreas Samaris. O contrato acaba em junho deste ano, podendo ele sair a custo zero. E é mais um jogador que não faz cá grande falta. Pouco ou nada tem jogado, e mesmo que não tivesse Fejsa a tapar-lhe a entrada para o 11 titular, também não acredito que tenha qualidade suficiente para segurar o meio campo do Benfica. Até pode ter muito amor à camisola e garra pelo clube, mas isso não justifica uma estadia prolongada.

Miles Svilar é um guarda-redes jovem e a precisar de minutos de jogo. Neste momento apenas tem feito os jogos das taças, ficando sentado no banco a ver a bola em todos os restantes jogos (Liga Portuguesa e Liga dos Campeões). Acho que uma boa opção para o fazer crescer e ganhar experiência de jogo era um empréstimo.

Svilar é o segundo guarda-redes dos encarnados
Fonte: SL Benfica

Svilar já fez alguns jogos pela equipa sénior do Benfica, mas precisa de jogar mais. Um empréstimo parece ser o ideal para fazer o jogador crescer e ganhar forma e experiência.

Um jogador que também não mostra qualidade suficiente para jogar no Benfica é Nicolás Castillo. Custou perto de oito milhões de euros, e ainda não mostrou que valeu o dinheiro gasto. Para além do número exacerbante de pontas de lança que o Benfica tem no plantel, Castillo não vai conseguir tão cedo encontrar lugar no 11. Um empréstimo também seria o ideal.

A quantidade de centrais do Benfica também excede um pouco o “necessário”. Lema, por exemplo, foi um completo erro de casting, e estar cá ou não estar vai dar ao mesmo.

Para eventuais compras, existem duas lacunas a preencher: um lateral direito, e um ponta de lança possante.

Para a ala direita sabemos o que temos. André Almeida e Sebastian Corchia (emprestado). O primeiro faz os jogos todos, mas, por magia, parece tirar um jogador ao 11 do Benfica em campo. Já o segundo não faz jogo nenhum (apenas jogou duas vezes, ambas a contar para a taça) e está emprestado ao clube. Falta um lateral direito que preencha o tamanho buraco que Nélson Semedo deixou quando foi embora.

Pontas de lança temos vários, mas nenhum, senão Jonas, tem qualidade para marcar os golos que o Benfica quer marcar. A última vez que vimos o Benfica marcar golos com uma facilidade de como quem estala os dedos era quando Jonas emparelhava com Mitroglou, ainda quando o sistema tático se baseava no 4-4-2. Agora com o novo treinador, ou mudamos de tática, ou precisamos imediatamente de um ponta de lança que se faça ouvir e ver em frente da baliza adversária.

Foto de Capa: SL Benfica

Jorge Baptista Laires
Jorge Baptista Laireshttp://www.bolanarede.pt
Adepto do Sport Lisboa e Benfica, do clube da sua terra, e, principalmente, da verdade desportiva. Despreza fanatismos clubísticos, tendo sempre uma opinião formada no que vê do próprio jogo jogado.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Robert Lewandowski aborda futuro: «Não sei onde estarei ou o que quererei fazer daqui a alguns meses. Não estou com pressa»

Robert Lewandowski não tem pressa quanto ao seu futuro. Avançado polaco está em final de contrato no Barcelona.

Neemias Queta aborda evolução nos Boston Celtics: «Sinto-me mais confortável em campo»

Neemias Queta falou sobre o crescimento nos Boston Celtics. Poste português abordou ainda a relação com Jayson Tatum.

Eis a prioridade do Manchester United de Ruben Amorim para o mercado de janeiro

O Manchester United está muito interessado na contratação de Elliot Anderson. Médio do Nottingham Forest destaca-se na lista.

Portugal x Arménia e a luta pelo Mundial 2026: Eis os onzes prováveis do jogo decisivo

Portugal vai enfrentar esta tarde a Arménia com objetivo de confirmar a ida ao Mundial 2026. Fica com os onzes prováveis.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica quer avançar com Benfica District: eis os principais planos

O Benfica quer acelerar com o Benfica District. Águias pretendem iniciar processo de licenciamento ainda este mês.

Brasileirão: Palmeiras de Abel Ferreira perde com Santos nos descontos e o golo foi de ex-Benfica

O Santos venceu esta madrugada o Palmeiras de Abel Ferreira por 1-0 no Brasileirão. Benjamín Rollheiser marcou o golo decisivo.

FC Porto: As novidades relativas a Borja Sainz antes da Taça da Portugal

Borja Sainz deverá ser opção do FC Porto para o duelo com o Sintrense na Taça de Portugal. Jogo é no dia 22 de novembro.