O (nosso) direito à indignação

- Advertisement -

cabeçalho benfica

Já procurei na memória e em arquivos exteriores, mas não encontrei, em nenhum dos casos, quaisquer semelhanças com o que tem vindo a ocorrer nas últimas três semanas. O ataque institucional – pois é consumado pela pessoa que é presidente do Sporting Clube de Portugal – de que o Benfica tem sido alvo por parte de Bruno de Carvalho não tem paralelo. Talvez por essa razão – o carácter de novidade do objecto –, são poucos os agentes com responsabilidades no futebol nacional a comentarem (condenando e travando) a enxurrada de absurdos e mentiras diariamente por si promovida, seja na primeira pessoa, seja através da misteriosa e profícua fonte anónima do edifício Visconde de Alvalade.

Seria perda de tempo rebater o que foi dito – era como comentar uma conversa a dois que decorresse numa sala trancada e sem janelas, onde estivesse, apenas e só, um único maluco. A minha opinião sobre a estratégia de Bruno de Carvalho está gravada num texto anterior: o uso falacioso e imoral de situações avulso e sem ligação com o objectivo de ascender e consolidar a sua liderança, beneficiando daquilo que a posição lhe dá, ao abrigo da rivalidade clubística mais primária. Pelos vistos, e por incrível que pareça, a coisa ainda resulta: não se condenem os ingénuos e os fanatizados; a proibição do autoritarismo fascista inscrita na nossa constituição não é mera formalidade.

Este período passará, tal como outros. Bruno de Carvalho, hoje investido como Génio da Revolução do futebol português, cheio de ideias e intenções, deixará, inequivocamente, uma marca. Porém, não serei eu, nem qualquer outro benfiquista, a futuramente ter de lhe pesar as virtudes e os defeitos. Quando sair de cena – tal como quando eu próprio ou o caro leitor sairmos de cena –, o Benfica continuará a ser o Benfica. E nem com recurso a toda a bibliografia ficcional dos Grimm (pese toda a qualidade na forma que se lhes reconhece), incluindo a capuchinho vermelho e um camião a abarrotar de tretas, a verdade se modificará: um clube é um clube, um empresário é um empresário e um bicampeão é um bicampeão.

Luís Filipe Vieira legitimado para defender o nosso clube da forma correcta Fonte: Sport Lisboa e Benfica
Luís Filipe Vieira legitimado para defender o nosso clube da forma correcta
Fonte: Sport Lisboa e Benfica

Na minha última crónica, e com os dados na altura ao dispor, defendi o silêncio para o exterior (tal como fez, horas mais tarde, Luís Filipe Vieira) e, em simultâneo, uma reflexão interna, séria e transparente, sobre algumas das práticas que tanta polémica têm causado. Em democracia, haverá quem discorde: pessoalmente, caracterizo os tais vouchers e kits Eusébio como reveladores da grandeza do clube e do respeito por todos os intervenientes do jogo. Podem piratear a realidade como bem entenderem – Augusto Inácio, ex-glória do FC Porto e Sporting, consegue, por exemplo, comparar, sem se descompor, almoços e jantares com serviços de prostituição – mas esta questão diz apenas respeito ao Sport Lisboa e Benfica, ao seu todo, aos seus sócios e adeptos. Criar uma “caixa dourada” só poderá ser (mais) um contributo precioso para a promoção do produto, que se deve analisar e agradecer; essa cor, de resto, assentaria na perfeição no prestígio e memória universais do maior jogador português de todos os tempos.

Perante este ataque contínuo, o Benfica tem de ser defendido. É isso que sócios e adeptos exigem daquele que é presidente do nosso clube, eleito democrática e conscientemente (dois conceitos tão simples, que, a serem compreendidos, poupariam tempo a tanta gente!). Nos órgãos competentes, sem ruídos supérfluos, e com o devido respeito a que o seu cargo obriga. Todos terão a oportunidades de contestar o direito à indignação que nos assiste.

Um pequeno aparte: no meio do turbilhão acusatório de sentido único – que a vésperas do dérbi muitos insistem em transformar num diálogo que não aconteceu – o Benfica continua igual a si mesmo: as vitórias no voleibol, futsal, judo, basquetebol e hóquei em patins são próprias e naturais da maior potência desportiva e associativa do país. Que, no domingo, a regra se cumpra. Que continue a alegria pelas vitórias dos milhões de benfiquistas espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Foto de Capa: Sport Lisboa e Benfica

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica intensifica esforços por renovação de Daniel Banjaqui e há tubarão europeu atento: eis o ponto de situação

O Benfica quer muito renovar contrato de Daniel Banjaqui e intensifica esforços. Barcelona está de olho no jovem lateral.

Tottenham de João Palhinha eliminado da Taça de Inglaterra: eis mais resultados do dia

O Tottenham de João Palhinha foi eliminado pelo Aston Villa na Taça de Inglaterra. Fica com os resultados do dia da prova até ao momento.

Al Ahli derrota Al Okhdood com golo de Ivan Toney: Eis os resultados do dia da Liga Saudita

O Al Ahli venceu o Al Okhdood por 1-0, no encontro referente à 14ª. jornada da Liga Saudita. Ivan Toney foi o autor do único golo.

Bayer Leverkusen de Grimaldo goleado em casa: eis os resultados do dia da Bundesliga

O Bayer Leverkusen perdeu em casa com o Estugarda por 4-1 na jornada 16 da Bundesliga. Alejandro Grimaldo marcou o único golo da sua equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes iniciais para o Vitória SC x Braga da final da Taça da Liga

Vitória SC e Braga medem forças na final da Taça da Liga deste ano. O dérbi minhoto inicia-se às 20h e já são conhecidos os onzes iniciais.

Reinaldo Teixeira garante que quer a Taça da Liga com todas as equipas e assume: «Vamos ver se em Leiria. Estrangeiro? Não temos nenhum...

Reinaldo Teixeira fez um ponto de situação sobre a Taça da Liga. O presidente da Liga Portugal garantiu que quer que todas as equipas participem na competição.

Antigo jogador do Benfica mais perto de rumar ao Sporting

Ivan Chishkala está muito perto de assinar pelo Sporting. O jogador deve deixar nos próximos dias o Torpedo.