📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Robert Enke

- Advertisement -

Recentemente, fez 21 anos que o SL Benfica e o futebol mundial despediram-se de uma das lendas das balizas mundiais: Michel Preud’homme. Tudo indicava que o seu sucessor seria o argentino Carlos Bossio, que substituiu o belga no jogo da sua despedida contra o Bayern Munique. No entanto, um então jovem e desconhecido guarda-redes alemão entrou na luta e superou as expectativas depositadas nele: Robert Enke.

Tinha na época 22 anos e fora contratado ao recém-despromovido Borussia Monchengladbach, tornando-se então no primeiro alemão a vestir a camisola do Benfica. As previsões apontavam que este seria o terceiro guarda-redes da equipa, atrás do argentino Bossio e do português Nuno Santos.

No entanto, o jovem guarda-redes alemão foi contra todas as previsões, assumindo a titularidade da baliza encarnada logo na primeira jornada, num empate a uma bola no reduto do Rio Ave FC.

Numa época em que o Benfica atravessava uma grave crise de identidade e havia poucas referências no plantel, Robert Enke tornou-se num dos jogadores mais consistentes dos encarnados e não demorou muito tempo a conquistar o coração dos adeptos benfiquistas.

Saltou para a ribalta num jogo que ainda hoje está guardado nas minhas memórias, quando numa eliminatória da Taça UEFA contra o PAOK, que seria decidido no desempate por grandes penalidades, o guardião germânico sobressaiu, defendendo três remates da marca dos 11 metros.

Robert Enke não se afirmou em Barcelona
Fonte: FC Barcelona

Robert Enke tornou-se num dos ídolos dos adeptos encarnados no período mais turbulento da história do Benfica. Não conquistou qualquer título, viveu ao vivo e a cores a pior época da história do clube, trabalhou com quatro treinadores diferentes em três épocas no Benfica e já na recta final da sua última época de águia ao peito, viria a perder espaço para outro jovem promissor guarda-redes: Moreira.

Fora das quatro linhas, Robert Enke era um homem simples e tímido, mas com valores e deveres cívicos e sociais. Robert Enke tinha uma grande paixão pelos cães, tendo participado em campanhas da PETA, e costumava levar cães abandonados para casa para tratar deles e procurar novos donos.

Depois de sair do Benfica, a sua casa em Lisboa serviu como lar para os cães que não tiveram novos donos. Um dos seus projectos para depois de pendurar as luvas era abrir um canil em Portugal.

A doença silenciosa que sofreu abalou fortemente a sua confiança e impediu-o de confirmar o potencial que tinha. Só depois de regressar ao seu país, mais precisamente a Hannover, é que recuperou a confiança e a alegria de jogar, ainda que de forma momentânea.

No entanto, nem mesmo o facto de ter relançado a carreira e de tornar-se guarda-redes da selecção alemã o fez superiorizar-se à depressão e, com apenas 32 anos, decidiu colocar um ponto final na própria vida de uma forma trágica e chocante.

A depressão matou um homem na flor da idade. Um homem que para além das qualidades futebolísticas, destacava-se pelas qualidades humanas e por lutar por várias causas sociais. E será por esses valores que será sempre recordado.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Gnabry elogia Sporting antes do duelo com o Bayern Munique: «Jogam um bom futebol e será certamente difícil vencê-los»

O Sporting enfrenta esta terça-feira o Bayern Munique na Champions League. Serge Gnabry fez a antevisão ao jogo.

Kompany recorda dérbi ao elogiar Sporting: «É uma equipa talentosa, jovem e entusiasmante de ver»

O Sporting enfrenta esta terça-feira o Bayern Munique na Champions League. Eis o que disse o treinador Vincent Kompany.

Kompany avisa: «Se não estivermos a 100%, o Sporting é muito forte e estão no top 8 por alguma razão, mas se estivermos a 100%…»

O Sporting enfrenta esta terça-feira o Bayern Munique na Champions League. Eis o que disse o treinador Vincent Kompany.

Vitinha elogia João Neves e atira: «Queremos ganhar novamente a Champions League»

Vitinha deu uma entrevista. Médio português do PSG elogia João Neves e aborda desejo de repetir feito.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o motivo da convocatória de Daniel Bragança para o Bayern Munique x Sporting

Daniel Bragança está na lista de convocados do Bayern Munique x Sporting. Ajudar na reintegração e continuar em atividade é o plano.

Já é oficial: Mohamed Salah não está convocado para o jogo do Liverpool na Champions League

O Liverpool revelou a lista de convocados para o jogo com o Inter Milão na Champions League. Mohamed Salah não consta.

Kaio Jorge quebra recorde de 55 anos no Cruzeiro com a ajuda de Leonardo Jardim

Kaio Jorge foi eleito o melhor marcado do Brasileirão, após registar 21 golos. O atleta bateu o recorde que tinha 55 anos no Cruzeiro.