O próximo passo

- Advertisement -

paixaovermelha

A época foi de sonho. Sim, por muito que o meu interior esteja (ainda) desolado com a final perdida em Turim, a época foi de sonho. Conquistámos tudo a nível interno. Um marco histórico na vida do clube e do próprio futebol português – desde que a Taça da Liga foi criada, pelo menos.

Ouvi, esta semana, um suposto expert em futebol, num qualquer programa desportivo, dizer que o Benfica não fez mais do que a sua obrigação. Afirmou que, no Benfica, ganhar (quase) tudo era uma responsabilidade devido ao elevado investimento efetuado pelo clube. A minha primeira reação, obviamente, passou por gargalhadas e risos, até porque nem fomos aqueles que mais gastaram. Mas depois meditei sobre o assunto e rapidamente descobri que existia algum fundo de verdade. E porquê? Porque o Benfica tem verdadeiramente a obrigação de ganhar tudo. Não porque tem orçamentos elevados e planteis de luxo, mas porque é o Benfica. E este Benfica, um Benfica apaixonante, forte, vibrante, corajoso e lutador, tem obrigação de ganhar. É este o futuro que queremos.

O triplete, a tríplice ou qualquer que seja o nome que lhe queiram dar, tem inevitavelmente (não está sublinhado mas devia) de ser a base do nosso futuro. O tempo de festejar terminou na segunda-feira, quando o presidente, a equipa técnica e os jogadores foram justamente homenageados na Câmara Municipal de Lisboa. Agora é o momento de focar as atenções no mercado. É tempo de substituir cirurgicamente os jogadores que abandonarem a Luz e de adaptar os reforços à mentalidade do clube.

O Benfica fez história ao juntar a Taça de Portugal ao Campeonato Nacional e à Taça da Liga Fonte: ZeroZero
O Benfica fez história ao juntar a Taça de Portugal ao Campeonato Nacional e à Taça da Liga
Fonte: ZeroZero

A teoria de que o Benfica com Jorge Jesus é o clube mais forte em Portugal tem de passar do papel para a prática: relembro que nos últimos três anos o Benfica ganhou apenas um campeonato. Só um. Em 2010/11, depois do primeiro ano vitorioso de Jorge Jesus à frente do plantel, o Benfica dormiu na sombra da vitória, enquanto o FC Porto trabalhou duro para voltar ainda mais forte. A temporada perfeita de André Vilas-Boas foi um choque e um banho de humildade para a direção benfiquista. Bebemos demasiado da glória daquela temporada de futebol fantástico e pagámos um preço elevadíssimo. É um facto que não estávamos habituados a ganhar. E, no futebol, saber ganhar é tão ou mais importante do que saber perder.

Agora que voltámos ao topo é imperativo não vacilar. Uma grande equipa e um grande clube constroem-se pelo sucesso a longo prazo, e não momentâneo. A nossa história é o melhor argumento que posso encontrar.

Portanto, três dias depois da conquista da Taça de Portugal, não tenho dúvidas de que o objetivo principal para a próxima época é o de revalidar todos os troféus ganhos esta temporada. Esse é o próximo passo. Essa é a nossa obrigação. Eu já não penso noutra coisa. E vocês?

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grande oportunidade de mercado? Jovem promessa do Barcelona pode sair por apenas 6 milhões de euros

Dro Hernández pode deixar de ser jogador do Barcelona neste mercado de transferências. O jogador conta com interessados.

Sporting goleia Damaiense na Taça da Liga Feminina e continua a ganhar

O Sporting goleou fora de casa o Damaiense por 6-1 na quarta jornada da Taça da Liga Feminina. Segundo triunfo seguido dos leoas.

Gil Vicente anuncia contratação de Lucão como sucessor de Andrew Ventura

Lucão é o novo guarda-redes do Gil Vicente. O guarda-redes brasileiro foi anunciado pelo clube de Barcelos até junho de 2028.

Álvaro Arbeloa com situação complicada no Real Madrid: convocatória para a partida contra Luís Castro sem 7 craques

O Real Madrid enfrenta o Levante de Luís Castro no sábado a partir das 13 horas. A equipa conta com várias baixas.

PUB

Mais Artigos Populares

Marc-André ter Stegen vai manter-se na La Liga: eis o seu novo desafio

Marc-André ter Stegen vai ser reforço do Girona neste mercado de transferências, por empréstimo do Barcelona.

Houston Dynamo anunciam regresso do ex-FC Porto Héctor Herrera

Depois de uma temporada e meia ao serviço do Toluca, o ex-capitão do FC Porto, Héctor Herrera, está de regresso à MLS, para voltar a representar o Houston Dynamo.

AVS SAD rescinde contrato com Bruno Lourenço e Jordi Escobar

Nesta sexta feira, o AVS SAD anunciou a saída de Bruno Lourenço e Jordi Escobar. O clube anunciou o acordo de rescisão de contrato com os dois jogadores.