📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que falta ao Benfica de Mourinho

- Advertisement -

Quem pensa que José Mourinho foi para o Benfica numa espécie de D. Sebastião a aparecer numa manhã de nevoeiro, tire o cavalinho da chuva e comece a refletir de maneira diferente.

Com isto, não estou a duvidar das qualidades do special one, que muito admiro e ainda o considero como o melhor treinador português de sempre. Bem podem dizer que já não é o mesmo, ou que lhe falta ambição por ter ganho (quase) tudo, mas a verdade é que se não tiver jogadores com qualidade à sua disposição, de nada lhe vai valer as suas competências. Se compararmos o futebol praticado por Bruno Lage, com o futebol que José Mourinho tem vindo a apresentar nas últimas semanas, percebemos que não houve uma melhoria significativa.

Apesar do Benfica estar a somar vitórias em alguns jogos, o futebol apresentado pelos encarnados tem sido pobre, o que já provocou alguns dissabores, sobretudo na Liga dos Campeões, competição onde ainda não pontuou. O que falta então ao Benfica para conseguir aliar boas exibições com resultados expressivos? Será este plantel mais fraco que o anterior?

Rafael Obrador Benfica Tondela
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

É bom não esquecer que os reforços desta época, que custaram cerca de 136 milhões de euros, não foram escolhidos por José Mourinho. E logo aí a responsabilidade das contratações pode ser de muita gente, menos dele. E fazendo um Raio-X ao plantel, podemos claramente ver que há sectores que podiam estar melhor apetrechados, e não estão.

O corredor esquerdo que na época passada funcionou às mil maravilhas com Álvaro Carreras e Kerem Akturkoglu, agora é uma preocupação. Samuel Dahl não faz esquecer nem de perto nem de longe o atual lateral esquerdo do Real Madrid, e Rafael Obrador ainda não sujou a camisola.

No ataque há quem já tenha saudades do Harry Potter turco, ele que iniciou a temporada de águia ao peito, mas regressou ao seu país depois de ter “dado” de bandeja 18,62 milhões de euros aos encarnados. Andreas Schjelderup tarda em convencer, e muitas das vezes é Sudakov, um médio criativo, a jogar como extremo esquerdo. Falta também um homem no meio-campo, capaz de transportar a bola para a frente e criar desequilíbrios no último terço do terreno. Há quem ache que Richard Ríos pode desempenhar essa função, mas até ao momento tem mostrado pouco em relação ao forte investimento que os encarnados fizeram no médio colombiano.

Vangelis Pavlidis Benfica
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Na linha mais avançada, Vangelis Pavlidis continua a não ter um concorrente à altura para lhe tirar o lugar. Franjo Ivanovic é um ponta-de-lança mais móvel, e falta um jogador com as mesmas características do atual melhor marcador das águias. Um avançado mais fixo na área, possante e que seja um matador. Henrique Araújo é o único que mais se aproxima de Pavlidis, mas não tem o andamento do grego. Quanto ao desempenho da equipa dentro de campo, pede-se mais objetividade na hora de atirar à baliza.

O Benfica até é uma equipa que chega com alguma facilidade à área contrária, mas depois perde-se em rodriguinhos e os ataques tornam-se inconsequentes.

A concentração defensiva é outro dos aspetos a melhorar. Esta época o Benfica já perdeu quatro pontos em casa para o campeonato, com golos sofridos nos descontos. A má abordagem dos defesas em alguns lances já levou muitos adeptos a terem um ataque de nervos. De um modo geral, faltam limar algumas arestas nesta equipa para que possa ser considerada um caso sério.

José Mourinho está há um mês na Luz, mas não podemos afirmar ainda com clareza que já se vê algo de special neste Benfica. O tempo vai passando, e é urgente mostrar alguma evolução no futebol apresentado com o seu novo timoneiro. O mercado de inverno vai com certeza trazer novidades, quem sabe colmatar as lacunas que já referi, e resta saber também qual vai ser o resultado da segunda volta das eleições.

O futuro do Benfica e de Mourinho começa já em novembro.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há um nome a ser apontado ao lugar de Pep Guardiola no Manchester City

Vincent Kompany jogou vários anos no Manchester City e é visto como um possível sucessor para Pep Guardiola.

Eis o estado do Camp Nou no regresso do Barcelona a casa

O Barcelona está oficialmente de volta ao Camp Nou, numa fase em que a reconstrução do recinto ainda não está concluída.

Estrela da Amadora recebe boa notícia antes de enfrentar o Sporting

O Estrela da Amadora vai poder contar com Robinho para o embate frente ao Sporting, relativo à Primeira Liga.

Nuno Lobo revelou o seu sentido de voto na AG do FC Porto

Nuno Lobo, antigo candidato à presidência do FC Porto, revelou o seu sentido de voto na AG. Em causa está a expulsão de sócia de Sandra Madureira.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea triunfa sobre o Burnley com golo de Pedro Neto

O Chelsea ganhou 2-0 ao Burnley, a contar para a décima segunda jornada da Premier League. Pedro Neto marcou o primeiro golo da partida.

AVS SAD bate Académico de Viseu nos penáltis e segue em frente na Taça de Portugal

O AVS SAD eliminou o Académico de Viseu da Taça de Portugal. O jogo decidiu-se nos penáltis, após empate sem golos no tempo regulamentar.

Xabi Alonso fala de dois regressos no Real Madrid e dos golos de Kylian Mbappé: «É uma questão que envolve toda a equipa»

Xabi Alonso fez a antevisão do Elche x Real Madrid, deste domingo. O técnico falou de Kylian Mbappé, Trent Alexander-Arnold e de Antonio Rudiger.