Champions League, Play-off, 1.ª mão. Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, 20h00
A ANTEVISÃO: LUZ EM MODO XADREZ
Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid. O Benfica chega embalado pela crença que o “impossível” não mora em Lisboa, sobretudo depois do 4-2 na fase de liga.
Do lado encarnado, a mão de José Mourinho promete um Benfica competitivo, de bloco junto e decisões rápidas, não necessariamente para mandar no jogo, mas para controlar onde ele se joga. O Benfica (a partir do 4-2-3-1) vai querer duas coisas que parecem incompatíveis, mas não são: ser compacto sem abdicar de morder quando o Real dá sinais de fragilidade. A chave está no quando. Pressionar alto “porque sim” contra Mbappé e Vinícius é pedir para ser castigado; mas baixar sempre também é pedir para defender 90 minutos.
O Real Madrid, por sua vez, aparece com o orgulho picado e com o discurso típico de quem “aprendeu a lição”. A equipa de Arbeloa tem talento para ganhar no caos… só que foi precisamente no caos que se queimou na Luz. A estratégia deverá passar por uma postura mais madura e circular a bola com paciência, sem se expor em demasia.
E há um detalhe nada pequeno: Mbappé vai a jogo e isso muda completamente o mapa do perigo. É um jogador que quando encontra dois ou três metros nas costas, transforma um lance banal numa sentença.
O Benfica tem de preparar muito bem o jogo, se quer sonhar com a passagem aos oitavos e eliminar o rei da Liga dos Campeões. Só um Benfica na sua melhor versão conseguirá esse feito.
O árbitro da partida será o francês François Letexier.
10 DADOS RÁPIDOS
- Em todas as competições, realizaram-se quatro jogos entre as duas equipas;
- O Benfica venceu três jogos e o Real Madrid um;
- O Real Madrid nunca venceu na Luz;
- A maior vitória foi um 5-1 para o Benfica, na época 1964/65;
- Mbappé é o melhor marcador da prova com 13 golos;
- No Real, Rodrygo e Raúl Asencio estão suspensos, Bellingham continua lesionado e Militão ainda recupera;
- O Benfica conquistou a prova 2 vezes e o Real Madrid 15;
- O Real Madrid vem de três vitórias seguidas;
- Em todos os confrontos entre estas duas equipas, houve sempre golos;
- Pavlidis é o jogador com mais contribuições para golo do Benfica, com dois golos e duas assistências na prova.
JOGADORES A TER EM CONTA


Anatoliy Trubin – Depois do que aconteceu no último capítulo desta história, o guarda-redes ucraniano entra com estatuto de personagem principal. Para lá do impacto emocional, o desafio é “mais normal e mais difícil”: segurar a avalanche de talento do Real em jogo corrido e nas bolas paradas, onde Rüdiger e companhia atacam a área como se fosse território inimigo.


Kylian Mbappé – Mesmo quando o Real não está confortável, Mbappé muda o jogo com um arranque, um ataque à profundidade ou um remate de meia oportunidade. Com números europeus absurdos nesta época, qualquer erro de posicionamento pode custar uma noite inteira à equipa do Benfica. Ganhar ao Real Madrid passará muito por anular Mbappé.
XI´s PROVÁVEIS
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Leandro Barreiro, Enzo Barrenechea, Gianluca Prestianni, Rafa Silva, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis
Treinador: José Mourinho
«Não penso que seja preciso um milagre para o Benfica eliminar o Real Madrid. Eu penso que é preciso um Benfica a um nível máximo, quase a roçar a perfeição, que não existe, mas um milagre não».
Real Madrid: Thibaut Courtois, Trent Alexander-Arnold, Antonio Rüdiger, Dean Huijsen, Álvaro Carreras, Fede Valverde, Aurélien Tchouaméni, Arda Güler, Eduardo Camavinga, Kylian Mbappé, Vinícius Júnior
Treinador: Álvaro Arbeloa
«Sabemos das dificuldades que o adversário vai colocar, do ambiente que há aqui, mas queremos ganhar e conquistar a Liga dos Campeões».
PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-2 Real Madrid

