O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

- Advertisement -

Champions League, Play-off, 1.ª mão. Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, 20h00

A ANTEVISÃO: LUZ EM MODO XADREZ

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid. O Benfica chega embalado pela crença que o “impossível” não mora em Lisboa, sobretudo depois do 4-2 na fase de liga.

Do lado encarnado, a mão de José Mourinho promete um Benfica competitivo, de bloco junto e decisões rápidas, não necessariamente para mandar no jogo, mas para controlar onde ele se joga. O Benfica (a partir do 4-2-3-1) vai querer duas coisas que parecem incompatíveis, mas não são: ser compacto sem abdicar de morder quando o Real dá sinais de fragilidade. A chave está no quando. Pressionar alto “porque sim” contra Mbappé e Vinícius é pedir para ser castigado; mas baixar sempre também é pedir para defender 90 minutos.

O Real Madrid, por sua vez, aparece com o orgulho picado e com o discurso típico de quem “aprendeu a lição”. A equipa de Arbeloa tem talento para ganhar no caos… só que foi precisamente no caos que se queimou na Luz. A estratégia deverá passar por uma postura mais madura e circular a bola com paciência, sem se expor em demasia.

E há um detalhe nada pequeno: Mbappé vai a jogo e isso muda completamente o mapa do perigo. É um jogador que quando encontra dois ou três metros nas costas, transforma um lance banal numa sentença.

O Benfica tem de preparar muito bem o jogo, se quer sonhar com a passagem aos oitavos e eliminar o rei da Liga dos Campeões. Só um Benfica na sua melhor versão conseguirá esse feito.

O árbitro da partida será o francês François Letexier.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Em todas as competições, realizaram-se quatro jogos entre as duas equipas;
  2. O Benfica venceu três jogos e o Real Madrid um;
  3. O Real Madrid nunca venceu na Luz;
  4. A maior vitória foi um 5-1 para o Benfica, na época 1964/65;
  5. Mbappé é o melhor marcador da prova com 13 golos;
  6. No Real, Rodrygo e Raúl Asencio estão suspensos, Bellingham continua lesionado e Militão ainda recupera;
  7. O Benfica conquistou a prova 2 vezes e o Real Madrid 15;
  8. O Real Madrid vem de três vitórias seguidas;
  9. Em todos os confrontos entre estas duas equipas, houve sempre golos;
  10. Pavlidis é o jogador com mais contribuições para golo do Benfica, com dois golos e duas assistências na prova.

JOGADORES A TER EM CONTA

Anatoliy Trubin Benfica Jogadores
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Anatoliy Trubin – Depois do que aconteceu no último capítulo desta história, o guarda-redes ucraniano entra com estatuto de personagem principal. Para lá do impacto emocional, o desafio é “mais normal e mais difícil”: segurar a avalanche de talento do Real em jogo corrido e nas bolas paradas, onde Rüdiger e companhia atacam a área como se fosse território inimigo.

Kylian Mbappé
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Kylian Mbappé – Mesmo quando o Real não está confortável, Mbappé muda o jogo com um arranque, um ataque à profundidade ou um remate de meia oportunidade. Com números europeus absurdos nesta época, qualquer erro de posicionamento pode custar uma noite inteira à equipa do Benfica. Ganhar ao Real Madrid passará muito por anular Mbappé.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, António Silva, Samuel Dahl, Leandro Barreiro, Enzo Barrenechea, Gianluca Prestianni, Rafa Silva, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis

Treinador: José Mourinho

«Não penso que seja preciso um milagre para o Benfica eliminar o Real Madrid. Eu penso que é preciso um Benfica a um nível máximo, quase a roçar a perfeição, que não existe, mas um milagre não».

Real Madrid: Thibaut Courtois, Trent Alexander-Arnold, Antonio Rüdiger, Dean Huijsen, Álvaro Carreras, Fede Valverde, Aurélien Tchouaméni, Arda Güler, Eduardo Camavinga, Kylian Mbappé, Vinícius Júnior

Treinador: Álvaro Arbeloa

«Sabemos das dificuldades que o adversário vai colocar, do ambiente que há aqui, mas queremos ganhar e conquistar a Liga dos Campeões».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 2-2 Real Madrid

Subscreve!

Artigos Populares

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

Leão sofre até perto do fim para bater o Famalicão em Alvalade | Sporting 1-0 Famalicão

Quando já se pensava que o empate se perfilava como resultado final, surgiu o momento que desatou o nó a favor do Sporting.

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.

Estoril Praia com baixa de peso para as próximas semanas

O Estoril Praia viu Kevin Boma sofrer uma lesão muscular. O defesa central deve ficar de fora dos convocados nas próximas semanas.

Moreirense acentua série negativa do Rio Ave e sobe ao 6º lugar da Primeira Liga no regresso às vitórias

O Moreirense venceu o Rio Ave no fecho da 22.ª jornada da Primeira Liga. Cónegos voltam às vitórias após duas derrotas.