📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O renascer encarnado

- Advertisement -

Há pouco tempo, ver o Benfica era difícil. Tornara-se uma obrigação ligar a televisão e ficar diante do ecrã durante 90 minutos duros e longos, ou deslocar-me até ao estádio para assistir a uma sofrida partida de futebol onde a essência do jogo se perdera e a vitória era um alívio.

Não havia esforço dos jogadores, organização, jogadas magníficas ou vitórias convincentes de forma constante. Era tudo ganho a ferros e havia a sensação de que qualquer equipa podia fazer frente ao nosso clube. Os atletas em campo estavam desnorteados, parecendo não saber o seu lugar em campo, e davam a impressão de que não tinham a motivação que o peso da camisola deveria dar.

Excetuando um ou outro, os jogadores não sentiam o manto sagrado, não sentiam os adeptos, não sentiam as palavras do treinador e não sentiam o clube, o Benfica. Isto tudo tornava a ação de ver o Benfica um esforço que só era possível pelo simples facto de ser precisamente o Benfica que entrava em campo, na vez de ser pelo entusiasmo e prazer de ver jogar o clube do coração. O descontentamento dos adeptos no final dos jogos era também difícil de suportar. Apareciam lenços brancos nas bancadas direcionadas ao treinador e à direção do clube.

Tudo isto parecia estar a ser causado por um homem só. Rui Vitória estava longe de ter o apoio dos adeptos e parecia também ter perdido a confiança dos jogadores. Assim, culpei Rui Vitória por todo este sentimento negativo e apático em relação ao ver o Benfica. Nem escrever sobre o meu clube conseguia e atribuí culpa ao mesmo homem.

Há duas jornadas, Rui Vitória saiu do Benfica e Bruno Lage tomou o leme da equipa interinamente. O primeiro jogo foi em casa, contra o Rio Ave e começou da pior forma.

Bruno Lage é o substituto interino de Rui Vitória depois da sua saída
Fonte: SL Benfica – Formação

Aos 20 minutos de jogo, o Benfica perdia por 0-2. Os jogadores pareciam estar a jogar parados, sem qualquer interesse em fazer alguma coisa que levasse a que o Benfica desse a volta ao resultado. Ouviu-se um coro de assobios como não me recordo no passado recente. Em pleno Estádio da Luz, quase 50 mil adeptos fartos da falta de entusiasmos dos jogadores – já que agora não podia existir a ‘desculpa’ de todo o mal ser do treinador – assobiaram fortemente a equipa a demonstrar o descontentamento pelo que ali se passava.

Porém, deu-se a remontada. Houve uma espécie de renascimento da equipa e voltou-se a jogar futebol. Ao intervalo o resultado estava empatado e na segunda parte, com a ajuda do treinador Bruno Lage, a equipa regressou com outra atitude. Viu-se progresso a olhos vistos e os encarnados venceram por 4-2.

Na jornada seguinte, nos Açores, continuou-se a ver progressos na equipa e agora volto a ver o Benfica a jogar com prazer, entusiasmo e vontade. Quero ver o clube a subir de forma, a recuperar o seu poderio e a jogar cada vez melhor. A vencer com categoria aos poucos e poucos. A renascer.

Foto de Capa: Bruno Lage

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

A recuperação milagrosa do Real Múrcia: a influência de uma mudança (correta) de treinador

O Real Múrcia encontra-se a disputar o grupo B da Primera RFEF, encontrando-se a realizar uma temporada em crescendo, com Adrián Colunga ao comando.

José Mourinho: «Infelizmente para nós o Nápoles joga de forma diferente do início da época»

José Mourinho projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Leandro Barreiro: «Os adeptos têm de sentir que damos tudo pelo clube do início ao fim»

Leandro Barreiro projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

PUB

Mais Artigos Populares

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

Xabi Alonso debaixo de fogo antes do Real Madrid x Manchester City: «Isto é uma equipa e vamos todos unidos»

Xabi Alonso faz a antevisão ao Real Madrid x Manchester City para a Champions League. Técnico espanhol aborda vários temas.