Os 3 pontos antes do Benfica x Casa Pia | Luta de aves atingidas e feridas

Benfica

Poucos esperariam que Benfica e Casa Pia entrassem na segunda jornada com zero pontos, mas o futebol é imprevisível por isso mesmo. O Famalicão – para o Benfica, mesmo longe de casa – e o Boavista – fragilizado na casa emprestada do Casa Pia – acabaram por conquistar os três pontos e deixam águias e gansos a precisar de pontos para arrancar a nova temporada.

O regresso do Casa Pia à Liga Betclic recolocou o emblema agora orientado por João Pereira na rota dos grandes jogos. Na última temporada os gansos já conseguiram surpreender, receita que procuram repetir diante de um Benfica ferido em combate e sem conseguir afastar as más energias de 2023/24. O Benfica x Casa Pia tem argumentos aliciantes e apito inicial marcado para este sábado, 17 de agosto, a partir das 20:30.

3 odds para apostar no Benfica x Casa Pia na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Benfica x Casa Pia

Posicionamento dos extremos do Benfica na pressão: A pressão do Benfica falhou em todo o campo na primeira jornada e foi uma das justificações para o jogo desastroso das águias em Famalicão. Entre os vários erros no desenho e na operacionalização, o papel dos extremos nunca foi claro. Se fechavam dentro para evitar a bola entrar nos médios, o lateral ficava solto. Se procuravam condicionar o lateral, a bola entrava nos médios. Em qualquer um dos casos, pareceram chegar sempre demasiado tarde aos lances, abrindo brechas a explorar. A saída de bola do Casa Pia será diferente (desde logo por ter três centrais) e obrigará a ajustes.

Fredrik Aursnes Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Papel de Pablo Roberto no onze: O Casa Pia ainda não tem um ponta de lança capaz de funcionar como referência à semelhança de nomes como Clayton Silva ou Felippe Cardoso. À falta deste jogador, Pablo Roberto foi utilizado como falso nove, recuando no terreno para se associar. Apesar do trabalho feito, é notório que não é este o lugar onde as suas características tecnicistas como um organizador criativo com recursos no drible se evidenciarão. A capacidade para receber entrelinhas (já evidenciada nas vezes em que partiu do corredor) pode ser decisiva.

Pablo Roberto Ibrahima Camará
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Superioridade do Casa Pia nos corredores: Na primeira jornada o Casa Pia defendeu-se em 5-4-1, procurando salvaguardar os corredores laterais e contando com a basculação do extremo para evitar inferioridades por dentro. O Benfica teve na ausência de largura (apenas dada pelos laterais) um dos problemas do Famalicão e um dos ajustes que terá de ser feito por Roger Schmidt. Se nada mudar, a capacidade de gerar jogo por fora do Casa Pia bem como de guiar os encarnados aos corredores laterais será uma das chaves táticas do encontro.

3 registos que a história nos dá

  1. Na última temporada o Casa Pia empatou no Estádio da Luz (1-1).
  2. O Benfica nunca perdeu com o Casa Pia na Liga Betclic. Tirando o empate na última temporada, as águias venceram os restantes cinco jogos disputados na primeira divisão.
  3. A última vitória do Casa Pia em casa do Benfica está perto de fazer 100 anos de idade. Registou-se em 1925 (1-3).

3 jogadores a ter em conta no Benfica x Casa Pia

Marcos Leonardo Benfica
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Marcos Leonardo: Foi opção na pré-temporada para jogar nas costas de Vangelis Pavlidis, aproveitando os espaços criados pelo grego e aumentando as dores de cabeça para as defesas adversárias. Num Benfica que criou muito pouco, aumentar a presença na área e colocar em campo um jogador muito instintivo nos movimentos e na capacidade de procurar o golo é uma das estratégias que Roger Schmidt terá em mente.

Jan-Niklas Beste Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Jan-Niklas Beste: Saiu algo fragilizado na estreia oficial e Álvaro Carreras até ofereceu outras soluções técnicas, mas as características do alemão encaixam no exigido pelo Benfica para a posição. Conjuga a boa batida na bola (as situações de cruzamento não foram bem exploradas pelo Benfica) com a capacidade associativa e de chegada à linha. Melhorar aspetos como o posicionamento e a orientação dos apoios no momento defensivo será fundamental neste regresso à lateral.

Beni Mukendi Casa Pia
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Beni Mukendi: O meio-campo do Casa Pia é um dos mais entusiasmantes da Liga Betclic, conjugando nomes com bastante capacidade associativa e no passe. O médio angolano funciona como primeiro médio, orientando a saída de bola e posicionando-se para receber e ligar jogo. Sem bola possui atributos físicos que são capazes de remediar algumas hesitações e imprudências ao nível do desarme e preenche bem o espaço em frente à defesa.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Tomás Araújo, António Silva, Jan-Niklas Beste; Florentino Luís, João Mário, Gianluca Prestianni, Fredrik Aursnes; Marcos Leonardo, Vangelis Pavlidis.

Casa Pia: Ricardo Batista; André Geraldes, João Goulart, José Fonte, Nermin Zolotic, Leonardo Lelo; Beni Mukendi, Telasco Segovia, Nuno Moreira, Raúl Blanco; Pablo Roberto.

Iancu Vasilica
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: Iancu Vasilica
  • Assistentes: Sérgio Jesus e José Pereira
  • 4.º árbitro: Sérgio Guelho
  • VAR: Luís Ferreira
  • AVAR: Nelson Cunha

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti divulga convocados da Seleção Brasileira sem Vinícius Júnior e Rodrygo

Carlo Ancelotti divulgou os convocados da Seleção Brasileira para os encontros diante do Chile e Bolívia, com duas ausências de peso.

Nápoles perto de fechar Rasmus Hojlund ao Manchester United: Eis os detalhes

O Nápoles está perto de contratar Rasmus Hojlund ao Manchester United. Possível pacote de 45 milhões de euros.

Arsenal apresenta proposta por defesa da La Liga

O Arsenal apresentou uma proposta de oito milhões de euros por Arnau Martínez. O defesa espanhol atua no Girona.

FC Porto oferece 17 milhões por extremo brasileiro

O FC Porto quer contratar Rayan Rocha ao Vasco da Gama. Dragões avançam com proposta de 17 milhões de euros pelo jovem.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Lindelof já deixou Manchester United de Ruben Amorim e pode rumar à Serie A

A Fiorentina está a tentar a contratação de Victor Lindelof. Defesa-central livre no mercado desde que saiu do Manchester United.

Inter Milão oficializa contratação de médio francês por 20 milhões de euros

O Inter Milão contratou Andy Diouf ao Lens por 20 milhões de euros. O médio francês assinou contrato até 2030 com os nerazzurri.

Newcastle paga 45 milhões de euros e garante avançado inglês ex-Aston Villa

O Newcastle oficializou a contratação de Jacob Ramsey até 2030. Os magpies pagaram 45 milhões ao Aston Villa pelo avançado inglês.