Os 3 pontos antes do Benfica x Casa Pia | Luta de aves atingidas e feridas

Benfica

Poucos esperariam que Benfica e Casa Pia entrassem na segunda jornada com zero pontos, mas o futebol é imprevisível por isso mesmo. O Famalicão – para o Benfica, mesmo longe de casa – e o Boavista – fragilizado na casa emprestada do Casa Pia – acabaram por conquistar os três pontos e deixam águias e gansos a precisar de pontos para arrancar a nova temporada.

O regresso do Casa Pia à Liga Betclic recolocou o emblema agora orientado por João Pereira na rota dos grandes jogos. Na última temporada os gansos já conseguiram surpreender, receita que procuram repetir diante de um Benfica ferido em combate e sem conseguir afastar as más energias de 2023/24. O Benfica x Casa Pia tem argumentos aliciantes e apito inicial marcado para este sábado, 17 de agosto, a partir das 20:30.

3 odds para apostar no Benfica x Casa Pia na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Benfica x Casa Pia

Posicionamento dos extremos do Benfica na pressão: A pressão do Benfica falhou em todo o campo na primeira jornada e foi uma das justificações para o jogo desastroso das águias em Famalicão. Entre os vários erros no desenho e na operacionalização, o papel dos extremos nunca foi claro. Se fechavam dentro para evitar a bola entrar nos médios, o lateral ficava solto. Se procuravam condicionar o lateral, a bola entrava nos médios. Em qualquer um dos casos, pareceram chegar sempre demasiado tarde aos lances, abrindo brechas a explorar. A saída de bola do Casa Pia será diferente (desde logo por ter três centrais) e obrigará a ajustes.

Fredrik Aursnes Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Papel de Pablo Roberto no onze: O Casa Pia ainda não tem um ponta de lança capaz de funcionar como referência à semelhança de nomes como Clayton Silva ou Felippe Cardoso. À falta deste jogador, Pablo Roberto foi utilizado como falso nove, recuando no terreno para se associar. Apesar do trabalho feito, é notório que não é este o lugar onde as suas características tecnicistas como um organizador criativo com recursos no drible se evidenciarão. A capacidade para receber entrelinhas (já evidenciada nas vezes em que partiu do corredor) pode ser decisiva.

Pablo Roberto Ibrahima Camará
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Superioridade do Casa Pia nos corredores: Na primeira jornada o Casa Pia defendeu-se em 5-4-1, procurando salvaguardar os corredores laterais e contando com a basculação do extremo para evitar inferioridades por dentro. O Benfica teve na ausência de largura (apenas dada pelos laterais) um dos problemas do Famalicão e um dos ajustes que terá de ser feito por Roger Schmidt. Se nada mudar, a capacidade de gerar jogo por fora do Casa Pia bem como de guiar os encarnados aos corredores laterais será uma das chaves táticas do encontro.

3 registos que a história nos dá

  1. Na última temporada o Casa Pia empatou no Estádio da Luz (1-1).
  2. O Benfica nunca perdeu com o Casa Pia na Liga Betclic. Tirando o empate na última temporada, as águias venceram os restantes cinco jogos disputados na primeira divisão.
  3. A última vitória do Casa Pia em casa do Benfica está perto de fazer 100 anos de idade. Registou-se em 1925 (1-3).

3 jogadores a ter em conta no Benfica x Casa Pia

Marcos Leonardo Benfica
Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

Marcos Leonardo: Foi opção na pré-temporada para jogar nas costas de Vangelis Pavlidis, aproveitando os espaços criados pelo grego e aumentando as dores de cabeça para as defesas adversárias. Num Benfica que criou muito pouco, aumentar a presença na área e colocar em campo um jogador muito instintivo nos movimentos e na capacidade de procurar o golo é uma das estratégias que Roger Schmidt terá em mente.

Jan-Niklas Beste Benfica
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Jan-Niklas Beste: Saiu algo fragilizado na estreia oficial e Álvaro Carreras até ofereceu outras soluções técnicas, mas as características do alemão encaixam no exigido pelo Benfica para a posição. Conjuga a boa batida na bola (as situações de cruzamento não foram bem exploradas pelo Benfica) com a capacidade associativa e de chegada à linha. Melhorar aspetos como o posicionamento e a orientação dos apoios no momento defensivo será fundamental neste regresso à lateral.

Beni Mukendi Casa Pia
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Beni Mukendi: O meio-campo do Casa Pia é um dos mais entusiasmantes da Liga Betclic, conjugando nomes com bastante capacidade associativa e no passe. O médio angolano funciona como primeiro médio, orientando a saída de bola e posicionando-se para receber e ligar jogo. Sem bola possui atributos físicos que são capazes de remediar algumas hesitações e imprudências ao nível do desarme e preenche bem o espaço em frente à defesa.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Tomás Araújo, António Silva, Jan-Niklas Beste; Florentino Luís, João Mário, Gianluca Prestianni, Fredrik Aursnes; Marcos Leonardo, Vangelis Pavlidis.

Casa Pia: Ricardo Batista; André Geraldes, João Goulart, José Fonte, Nermin Zolotic, Leonardo Lelo; Beni Mukendi, Telasco Segovia, Nuno Moreira, Raúl Blanco; Pablo Roberto.

Iancu Vasilica
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: Iancu Vasilica
  • Assistentes: Sérgio Jesus e José Pereira
  • 4.º árbitro: Sérgio Guelho
  • VAR: Luís Ferreira
  • AVAR: Nelson Cunha

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal prepara rescisões de 2 internacionais brasileiros

O Al Hilal está a trabalhar para renovar o plantel com Simone Inzaghi. Malcom e Renan Lodi estão na porta de saída.

Arouca perto de contratar lateral formado no Barcelona

O Arouca está em vias de contratar Arnau Solà. O lateral-esquerdo espanhol estava ao serviço do Villarreal B.

A mensagem nas redes sociais de Giorgi Kochorashvili para o Sporting: «Um dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal»

Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem de incentivo para o Sporting nas redes sociais. O médio georgiano elogiou a equipa.

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC pondera saída de defesa central

O Vitória SC pode deixar sair Toni Borevkovic no mercado de transferências. O jogador não entra nas opções de Luís Pinto.

Há dois extremos do Benfica com o futuro indefinido

O Benfica pode ver Bruma e/ou Andreas Schjelderup saírem do plantel durante o mercado de transferências de verão.

Cláudia Neto renova com o Sporting até 2027

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Cláudia Neto. A médio de 37 anos prolongou o vínculo até 2027.