O Famalicão ganhou porque foi melhor que o Benfica

    Benfica

    Há uma razão que justifica a vitória do Famalicão sobre o Benfica: foi melhor. Depois há várias justificações que explicam essa superioridade numa demonstração de força dos famalicenses e de muita fragilidade dos encarnados.

    Foi através da construção e do jogo de atrações que o Famalicão superou a pressão do Benfica. Roger Schmidt foi ousado e quis pressionar num 4-4-2 que, na prática, era um 4-2-4 com os extremos projetados e os dois médios (Florentino Luís e Leandro Barreiro) a cobrir uma vasta parcela do campo. O Famalicão soube sempre ludibriar a pressão encarnada e conseguiu sair de duas formas.
    Com o duplo pivô posicionado nas costas da primeira linha de pressão, o Famalicão conseguia sempre atrair um dos médios do Benfica, chamando-o a pressionar e aumentando a zona deserta para apenas um jogador cobrir. Com jogadores como Mirko Topic, mas principalmente Zaydou Youssouf a tocar na bola, permitiu ao Famalicão ter soluções para superar a pressão do Benfica. O médio francês é dos jogadores mais técnicos a jogar em Portugal. Tem um jeito de jogador vagaroso e lento nos processos, mas emana tranquilade e serenidade em tudo o que faz. Coloca o jogo numa velocidade inferior para se evidenciar. Roda sobre adversários, tem recursos no drible e varia o jogo com mestria e qualidade. Quando enquadrado de frente para o jogo fez estragos, colocando passes interiores nas costas dos médios (que, na realidade, era quase sempre só um) do Benfica.

    Famalicão Jogadores
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Aí apareciam Gustavo Sá e Óscar Aranda. Gustavo Sá nem teve o dia mais feliz, somando algumas decisões erradas ou mal executadas tecnicamente, mas procurou sempre receber por fora do médio, fosse ele Florentino ou Leandro Barreiro. Mais acerto teve Óscar Aranda, principal criador do primeiro golo do Famalicão. Substituir Jhonder Cádiz nunca será tarefa fácil, mas com características muito diferentes, o espanhol teve função semelhante, funcionando como referência. O que não tem no poderio físico, acrescenta com capacidade técnica para segurar a bola e malabareá-la à espera dos colegas ou superando adversários e lançando bolas nas costas.
    A segunda estratégia do Famalicão passava por atrair por dentro para encontrar o lateral do lado contrário livre para conduzir. Construindo pela direita com Calegari muito ativo e Zaydou Youssouf a ser constantemente pedido, Francisco Moura conseguiu por varias vezes receber com espaço para progredir e desequilibrar. Entrando por todos os lados, o Famalicão conseguiu criar perigo e Sorriso destacou-se. Partindo da direita para dentro, o avançando brasileiro superou Jan-Niklas Beste, aparecendo-lhe nas costas já em movimento (de fora para dentro) e ganhando vantagem. Desfilou superioridade e tornou complicada a vida do lateral que fez a estreia oficial pelo Benfica.

    Com um plano de jogo bem preparado e executado, o Famalicão deixou a nu as fragilidades do Benfica. As defensivas, porque embora conjugue jogadores mais agressivos sem bola, continua a ter um processo coletivo de pressão desajustado e potenciador de buracos a ser explorados. E as ofensivas, com problemas de criatividade no meio-campo que, com as individualidades mais apagadas (Prestianni mais distante do jogo), são evidentes e não são corrigidas. O Famalicão foi melhor por mérito próprio, principalmente, mas o demérito do Benfica também existe e tem de ser identificado. Se não o for, o buraco negro só aumentará de tamanho.

    BnR na Conferência de Imprensa

    BnR: O Famalicão conseguiu acionar muitas vezes o Gustavo Sá ou o Óscar Aranda nas costas dos médios do Benfica. O que falhou no desenho da pressão para a bola entrar tantas vezes nesta zona?

    Roger Schmidt: Não fomos tão compactos, agressivos e rápidos no posicionamento para cobrir todos os espaços. Esperávamos o que vimos em campo, mas chegámos tarde e por vezes os jogadores do Famalicão tiveram muito tempo para encontrar soluções. Entrelinhas podíamos ter feito melhor. No meio-campo com o Barreiro e o Florentino somos muito fortes a ganhar bolas, foram uma arma a controlar o espaço à frente dos defesas na pré-época. Mas hoje perdemos muitos duelos e não conseguimos antecipar os passes. Tivemos várias fragilidades hoje e essa foi uma delas.

    BnR: O Famalicão conseguiu atrair muitas vezes um dos médios do Benfica para acionar um dos homens da frente entrelinhas ou variar o centro de jogo e encontrar o lateral do lado contrário à bola com espaço para progredir. Quais os segredos para a construção do Famalicão ter resultado tão bem?

    Armando Evangelista: Passa pela análise que fazemos, pelo trabalho feito pelos nossos analistas, pela preparação do jogo e passa pelos nossos atletas conseguirem pôr em prática o que lhes foi pedido e foi trabalhado. Há jogos em que nada sai bem e a estratégia é muito melhor, mas é mais um toque na bola ou menos um toque na bola, queremos pôr a bola no corredor contrário e não conseguimos, atrair o adversário e não se consegue. Mostrámos que o trabalho foi válido e que os jogadores tiveram a capacidade de o interpretar.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Portugal divulga convocadas para dupla jornada com a Espanha na Liga das Nações

    Francisco Neto já anunciou a lista de convocadas de Portugal para enfrentar a Espanha. Jéssica Silva e Kika Nazareth são as principais ausências.

    Portugal na final four da Liga das Nações: Eis a informação mais importante desde os estádios e calendário

    Portugal eliminou este domingo a Dinamarca e avançou para a final four da Liga das Nações. Fase final decorrer entre 4 e 8 de junho.

    Olivier Giroud comenta futuro de Antoine Griezmann no Atlético de Madrid

    Olivier Giroud abordou o futuro de Antoine Griezmann no Atlético de Madrid. O avançado colchonero tem sido associado ao Los Angeles FC.

    Mundial 2030: Federação Espanhola acusada de manipular pontuações

    A Federação Espanhola (RFEF) está a ser acusada de manipular as pontuações das sedes para o Mundial de Seleções em 2030.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Sorloth elogia após goleada da Noruega: «Vejam Schjelderup…»

    A Noruega goleou a Moldávia por 5-0 na qualificação para o Mundial 2026. Schjelderup estreou-se a titular, fez assistência e foi elogiado.

    Thiago Motta despedido da Juventus: «Tenho vividos momentos intensos»

    Thiago Motta já não é o treinador da Juventus. Técnico de 42 anos deixou uma mensagem de despedida ao clube da Serie A.

    Raphinha lança o Brasil x Argentina: «Porrada neles dentro e fora de campo se tiver de ser»

    Em entrevista à Romario TV, Romário e Raphinha abordaram o encontro frente à Argentina. O extremo do Barcelona garantiu «porrada neles».

    Lamine Yamal responde de forma caricata a ex-Real Madrid: «Calções para baixo…»

    A Espanha eliminou este domingo os Países Baixos e avançou para a final four da Liga das Nações. Lamine Yamal marcou golo.

    O balão de oxigénio de Roberto Martínez | Portugal 5-2 Dinamarca

    Portugal, liderado por Roberto Martínez, eliminou a Dinamarca da Liga das Nações, depois de um agregado de 5-3.

    Clayton aborda marca de Taremi e ainda diz: «Marcar aos três grandes é especial»

    Clayton está em destaque pelo Rio Ave nesta temporada. Avançado brasileiro leva 17 golos e uma assistência até ao momento.

    NBA: Boston Celtics de Neemias Queta ganham em Portland e somam 5.ª vitória seguida

    Os Boston Celtics venceram esta madrugada os Portland Trail Blazers por 129-116 na NBA. Neemias Queta não entrou em jogo.

    FC Porto interessado em avançado da Primeira Liga

    O FC Porto está interessado em contratar Clayton Silva para a próxima temporada. O ponta de lança soma 17 golos pelo Rio Ave.

    Só Peyroteo e Eusébio marcaram mais do que Gonçalo Ramos nos primeiros 15 jogos por Portugal

    Gonçalo Ramos marcou o último golo de Portugal contra a Dinamarca. Avançado português chegou aos nove golos pela Seleção.

    Cristiano Ronaldo quebra novo recorde histórico e reage à passagem de Portugal: «Que noite»

    Portugal eliminou este domingo a Dinamarca e avançou para a final four da Liga das Nações. Novo recorde para Cristiano Ronaldo.