Os 5 melhores reforços encarnados que já jogavam em Portugal

5. Isaías

O Profeta começou por baixo. Não veio do Flamengo ou do Vasco, chegou a Portugal vindo do Cabofriense. Ao contrário da maioria dos brasileiros que chegavam aos grandes na época, não era internacional brasileiro.

Desembarcou em Vila do Conde primeiro – depois de já ter estado á experiência no Belenenses, sem sucesso – e findo um ano, chega ao Bessa.

O espírito voluntarioso e a força que demonstrava em cada lance fizeram dele dor de cabeça para as defesas nacionais, o pontapé canhão foi outro cartão de visita que fizeram o Benfica apostar nele em 1990, na ressaca da final perdida em Viena para o Milão.

Na Luz esteve até 1995, cinco anos de muitas memórias criadas á custa desses predicados como jogador que o afastavam do protótipo craque brasileiro – geralmente elegante e cuidadoso, como Valdo – e o aproximavam do ideal do Terceiro Anel de jogador à Benfica, mais abnegado na obtenção das vitórias, que foram muitas – se calhar poucas para tanta vontade.

Em dez remates para as nuvens, um acabava no fundo das redes de forma inesquecível – como em Highbury, por exemplo. Ou nas cinco vezes que marcou ao Porto, ou as cinco que marcou ao Sporting. Ou como no golo em carrinho no temporal do Bessa.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim: em Inglaterra já se pensa no próximo dérbi de Manchester, que conta com uma caraterística especial (e negativa)

Ruben Amorim e o seu Manchester United vão enfrentar o Manchester City na próxima jornada da Premier League. O jogo disputa-se no sábado.

Para guardar para mais tarde: Rui Borges a semanas de ter boas ‘dores de cabeça’ no Sporting

O Sporting conta com vários jogadores no seu plantel, contudo alguns dos atletas encontram-se lesionados e indisponíveis para Rui Borges.

Nacional da Madeira corre o risco de ser severamente punido caso fale ao jogo contra o FC Porto

O Nacional da Madeira está a ponderar faltar ao encontro frente ao FC Porto, válido pela quinta jornada da Primeira Liga.

Rodrigo Mora vê possibilidades de repetir titularidade pelo FC Porto aumentarem: eis as opções da jovem promessa

Rodrigo Mora foi titular na partida entre o FC Porto e o Sporting e pode voltar a repetir a titularidade, embora noutro posto.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire: «Estamos cada vez mais esclarecidos sobre o que temos de fazer»

Luís Freire falou durante esta segunda-feira aos jornalistas, de maneira a antever o Escócia x Portugal, em Sub-21.

FC Porto confirma lesões de Luuk de Jong e William Gomes: situação não é favorável

O FC Porto emitiu uma nota a confirmar o tipo de lesões de Luuk de Jong e William Gomes, que se lesionaram frente ao Lusitânia Lourosa.

Nacional da Madeira pondera falta de comparência para a partida contra o FC Porto

O Nacional da Madeira está ponderar não marcar presença na partida frente ao FC Porto, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.