📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os assobios a Anatoliy Trubin são a antítese do jogo do Benfica

- Advertisement -
Benfica

Por cada vez que Anatoliy Trubin colocava o pé sobre a bola, atrasando a sua reposição como um maestro à procura de dar a primeira nota no momento certo, erguiam-se nas bancadas da Luz coros de assobios, a contrastar com a música polida que o ucraniano queria tocar. Quase como se, no lugar do guarda-redes do Benfica, estivesse um inimigo a tentar tornar mais difícil a tarefa das águias que se encontravam já em vantagem no marcador e a precisar de respirar. E Anatoliy Trubin ali permanecia, sereno, tranquilo e inerte, como se tudo o que o rodeasse não existisse, na verdade, ignorando os gritos que lhe pediam para bater, para tocar longo ou para, na pior das hipóteses, se desfazer da bola. E, nestes momentos, o ucraniano foi o melhor jogador do Benfica.

Anatoliy Trubin Vitória SC Benfica
Fonte: Carlos Silva / Vitória SC

Nas águias não há quem pause o jogo, do meio-campo para a frente. O único capaz de o fazer, por características, chama-se Vangelis Pavlidis e joga tão distantes das zonas de organização que a influência como gestor de timings será sempre reduzida. Quando o faz, baixando em campo, ligando a equipa e colocando a bola a circular, é acusado de não ser um ponta de lança finalizador e de não aparecer na área para marcar. O grego sofre também de Trubinite aguda, a síndrome de oferecer a tão necessária pausa a uma equipa que vive da vertigem constante para ferir.

De Renato Sanches a Leandro Barreiro, de Fredrik Aursnes a Orkun Kokçu, o Benfica não tem um organizador de jogo, capaz de gerir ritmos e tempos (e desta equação sai Florentino Luís, um equilibrador e simplificador de jogo). Todos os médios do Benfica beneficiam de cenários de vertigem e de caos, com espaço para explorarar em cavalgadas, transições e chegando rapidamente à baliza. Mesmo o turco, mais rico no passe, é um desequilibrador, procurando constantemente colocar a bola que mais aproxima a equipa da baliza adversária o que não é, em muitas situações, o que mais aproxima a equipa do golo.

Mesmo nos corredores, Kerem Akturkoglu e Ángel Di María não são jogadores pensadores de jogo (e, para o Benfica, ainda bem que não). O turco ofereceu a objetividade e a procura de baliza que tantas e tantas vezes faltou. A genialidade de Di María, Ángel para os amigos e Anjo para os benfiquistas em tantas ocasiões, não recomenda a grande pensamento e os últimos jogos do Benfica assim o demonstram. Perante tal cenário, e numa equipa que, em 90% dos jogos, é claramente favorita, Bruno Lage teve de encontrar alternativas capazes de dar conforto ao Benfica. E esses nomes jogam todos no setor mais recuado: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo e Álvaro Carreras.

Tomás Araújo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O Vitória SC foi à Luz jogar o jogo pelo jogo e não se inibiu de procurar atacar e defender num bloco mais subido. Mais do que uma pressão ativa, os vimaranenses colocaram as peças em campo num 4-4-2 que raramente cedia ao desejo de roubar o ouro ao bandido. O objetivo era condicionar o Benfica no seu jogo e levar a bola para zonas sem perigo, procurando um círculo vicioso que mantivesse o esférico longe da baliza. E, perante esta postura, o segredo estava precisamente na pausa. Ao reservar a bola para si e aguardar que alguém se movimentasse, o guarda-redes do Benfica não estava a segurar o 1-0, resultado final do encontro, ou a fazer passar tempo, mas a ganhar espaço e descobrir o homem livre para que, quando uma peça adversária se movesse, o castelo de cartas de Rui Borges caísse e fosse conquistado pelas águias. Conquistar os Conquistadores era o objetivo do Benfica que, para tal, precisavam deste jogo de atrações.

E, por isso, Anatoliy Trubin era a chave do jogo do Benfica. Os guarda-redes são, muitas vezes, o fator decisivo do jogo pelas defesas que seguram resultados e criam sonhos. Desta vez, ao ucraniano não foi preciso que se agigantasse até porque, quando isso foi necessário, apareceu Nicolás Otamendi. Só lhe foi pedido para colocar o pé em cima da bola e esperar. Mesmo que, para tal, tivesse de enfrentar a fúria de um estádio impaciente. Quem tem desequlibradores e pensadores numa equipa estará mais perto de ganhar todos os jogos. E no Benfica, quem mais pensa mais atrás joga. Para o bem e para o mal.

Benfica Jogadores
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

BnR na Conferência de Imprensa

Bola na Rede: O Vitória SC conseguiu chegar algumas vezes a zonas de perigo, embora nem sempre as tenha conseguido traduzir em remates ou ocasiões de golo. O que faltou na definição das jogadas para chegar ao golo?

Rui Borges: Temos de treinar mais finalização. Já treino, mas temos de continuar a trabalha nisso. Faz parte do crescimento deles. Fico chateado e preocupado se não aparecessem no espaço onde precisam de aparecer, se não finalizassem ou tentassem finalizar. Fazem as coisas com crer, com vontade, com acreditar, com paixão. São apaixonados e jogam futebol porque é uma paixão. É meter paixão no jogo e tudo o resto é uma consequência. Resultados, campeonatos é consequência da paixão que meterem, da intensidade, do foco, do rigor. Fizeram um grande jogo todos eles. Deixar uma palavra aos nossos adeptos. Penso que dignificámos da melhor forma o clube que representamos, a cidade que representamos, os grandes adeptos que representamos e se fizeram sentir. Um agradecimento especial a eles, não se sentiu falta de apoio e que não continue a faltar.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC x Benfica: António Miguel Cardoso apresenta providência cautelar após castigo

António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, avança com providência cautelar depois da suspensão de 75 dias e multa.

Thiago Motta recusa vários clubes e continua com a mesma vontade

Thiago Motta não quer treinar de momento e recusou vários clubes nos últimos meses. Última experiência foi na Juventus.

AS Roma pode avançar com proposta por avançado do Manchester United: Há novidades

A AS Roma está interessada em contratar Joshua Zirkzee ao Manchester United e já tem proposta em mente. Eis a situação.

Frederico Varandas vai recandidatar-se no Sporting: eis as principais motivações e objetivos

Frederico Varandas anunciou que vai recandidatar-se à presidência do Sporting. Já são conhecidas as principais motivações.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique conta com grandes notícias: um «reforço» de peso

Jamal Musiala está de regresso aos treinos do Bayern Munique, ao fim de 164 dias. Médio sofreu grave lesão no Mundial de Clubes 2025.

Manchester United de Ruben Amorim está interessado em 3 jogadores do Bournemouth

O Manchester United mostra interesse em Alex Scott, Tyler Adams e Antoine Semenyo, todos do Bournemouth.

Bruno Fernandes questionado sobre se Portugal joga melhor sem Cristiano Ronaldo: eis o que disse

Bruno Fernandes deu uma entrevista ao Canal 11. Médio do Manchester United falou sobre a Seleção Nacional.